Mudanças entre as edições de "Digitação de Histórico"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
(Aba TCC/Dissertação/Tese)
(Aba Histórico)
 
(8 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 32: Linha 32:
  
 
O sistema exibe a tela: '''Dados do Ano/Sem''' onde serão cadastrados os dados do estabelecimento escolar.
 
O sistema exibe a tela: '''Dados do Ano/Sem''' onde serão cadastrados os dados do estabelecimento escolar.
 +
 +
 +
[[Image:sec_img_142x.png]]
 +
 +
 +
'''Observação:''' o campo '''Série''', destacado abaixo na tela, é configurado previamente na interface de '''cadastro Cursos''' no módulo [https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Cursos_-_Giz_Escola#Aba_Cursos Registro Acadêmico | Cadastros | Cursos | Aba Curso | campo Nomenclatura de série/período].
 +
 +
 +
[[Image:sec_img_142bx.png]]
 +
 +
[[Image:sec_img_142cx.png]]
  
 
   
 
   
 
<p align="justify">
 
<p align="justify">
<font color="#008000">'''IMPORTANTE''' </font></p> '''Só será permitida a exclusão de um registro desta página, caso não existam disciplinas associadas a ele.'''
+
<font color="#008000">'''IMPORTANTE''' </font></p> '''Caso a instituição deseja excluir um registro desta aba, o sistema irá emitir alerta informando que serão excluídas também as disciplinas do período letivo selecionado. E irá questionar se o usuário deseja continuar a ação.
  
 
[[Image:sec_img_142.jpg]]
 
  
 +
[[Image:sec_img_142ax.png]]
  
 
===Aba Dados do Ano===
 
===Aba Dados do Ano===
Linha 47: Linha 57:
  
 
   
 
   
[[Image:sec_img_143.jpg]]
+
::[[Image:sec_img_143x.png]]
 
   
 
   
  
A inclusão dos dados é iniciada a partir do clique do botão Novo na aba Histórico.
+
A inclusão dos dados é iniciada a partir do clique do botão '''Novo''' na '''aba Histórico'''.
  
  
Linha 59: Linha 69:
  
  
O botão '''Observação''' habilita uma tela para digitação livre, de informações sobre o aluno, disponíveis para impressão no layout do Histórico e do Histórico por Áreas.
+
O botão '''Observação''' habilita uma tela para digitação livre, de informações sobre o aluno, disponíveis para impressão no '''layout do Histórico''' e do '''Histórico por Áreas'''.
  
  
[[Image:sec_img_143a.jpg]]
+
::[[Image:sec_img_143ax.png]]
  
 
===Aba Disciplinas===
 
===Aba Disciplinas===
Linha 73: Linha 83:
  
  
[[Image:sec_img_144.jpg]]
+
[[Image:sec_img_144ax.png]]
  
  
 
<font face="Verdana">
 
<font face="Verdana">
 
<div style="text-align: justify;">
 
<div style="text-align: justify;">
 
  
 
==Faculdade==
 
==Faculdade==
Linha 139: Linha 148:
 
   
 
   
 
:*O sistema exibe a tela: '''Dados do Ano/Sem''' onde serão cadastrados os dados do estabelecimento escolar.
 
:*O sistema exibe a tela: '''Dados do Ano/Sem''' onde serão cadastrados os dados do estabelecimento escolar.
 +
 +
 +
::[[Arquivo:historico5a.jpg]]
 +
 +
 +
'''Observação:''' o campo '''Período''', destacado abaixo na tela, é configurado previamente na interface de '''cadastro Cursos''' no módulo [https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Cursos_-_Giz_Faculdade#Aba_Cursos Registro Acadêmico | Cadastros | Cursos | Aba Curso | campo Nomenclatura de série/período].
 +
 +
 +
[[Image:sec_img_1bx.png]]
 +
 +
[[Image:sec_img_1cx.png]]
  
 
   
 
   
 
<p align="justify">
 
<p align="justify">
<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p> '''Só será permitida a exclusão de um registro desta página, caso não existam disciplinas associadas a ele.'''
+
<font color="#008000">'''IMPORTANTE''' </font></p> '''Caso a instituição deseja excluir um registro desta aba, o sistema irá emitir alerta informando que serão excluídas também as disciplinas do período letivo selecionado. E irá questionar se o usuário deseja continuar a ação.
 +
 
 +
[[Image:sec_img_1ax.png]]
  
+
[[Image:sec_img_1a1x.png]]
::[[Arquivo:historico5a.jpg]]
 
  
 
===Aba Dados do Ano/Semestre===
 
===Aba Dados do Ano/Semestre===
Linha 182: Linha 203:
  
 
   
 
   
Nesta aba são cadastradas as disciplinas cursadas pelo aluno em cada ano/semestre, inclusive as disciplinas eletivas e/ou optativas.
+
:*Nesta aba são cadastradas as disciplinas cursadas pelo aluno em cada ano/semestre, inclusive as disciplinas eletivas e/ou optativas.
  
 
   
 
   
Linha 194: Linha 215:
 
   
 
   
  
::[[Arquivo:historico9a.jpg]]
+
::[[Arquivo:historico9a1.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
:*Para adicionar um professor à disciplina, selecione a disciplina na parte superior da tela.
 +
 
 +
:*Feito isso, na seção '''Professores da Disciplina''' , clique no botão  '''+''' , escolha o professor e ao final clique no botão '''''V''''' para salvar.
 +
 
 +
:*O campo '''Professor''' é de preenchimento '''obrigatório'''.
 +
 
 +
 
 +
:*'''Observação'''
 +
::*Os campos '''data/hora''' e '''usuário''' serão preenchidos '''automaticamente''' pelo sistema.
 +
 
 +
 
 +
::[[Arquivo:profesoresdadisciplina.png]]
  
 
===Aba TCC/Dissertação/Tese===
 
===Aba TCC/Dissertação/Tese===
Linha 214: Linha 249:
  
  
 +
===Aba Nota Proc.Seletivo===
 +
 +
Nesta aba são incluídas informações referentes ao '''Processo Seletivo (Vestibular, Concurso, Enem, Sisu, ProUni, entre outros)''' do aluno.
 +
 +
 +
:* '''Forma de Ingresso''': este campo virá preenhido automaticamente com a '''Forma de ingresso''' inserida na [https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Matr%C3%ADcula_-_Giz_Faculdade#Cursos '''matrícula do aluno.''']
 +
 +
:*Clique no botão '''+''' para adicionar o processo.
 +
 +
:*Na seção '''Vestibular''', informe o '''Número de Inscrição, Data de inscrição, Classificação, Estabelecimento e Ano''' referente ao processo seletivo e clique no botão [[Arquivo:botaoprocessoseletivo.jpg]] para gravar.
 +
 +
:*Logo, digite a(s) '''disciplina(s)''' aplicadas e os '''Pontos (Nota)''' obtidos pelo aluno no processo seletivo.
 +
 +
 +
:*'''Observação:''' os campos '''Forma de ingresso''' , '''Disciplina''' e '''Pontuação''' são de preenchimento '''Obrigatório.'''
 +
 +
 +
::[[Arquivo:historicoprocessoseletivo.jpg]]
  
  

Edição atual tal como às 12h26min de 7 de abril de 2021


Escola

 Disponível somente no Sistema Giz Escola


Esta tela de Digitação de Histórico deve ser utilizada para editar alguma informação do aluno ou para inserir os dados manualmente do aluno quando este chega à instituição transferido.


Em geral, todos os alunos têm os dados do histórico inseridos automaticamente através do Cálculo de Notas e Resultado.


Quando o usuário precisar inserir os dados manualmente, este deve seguir a ordem das abas que aparecem nesta tela, ou seja, primeiramente a aba Histórico, depois Dados do Ano/Sem e Disciplinas.


Aba Histórico

Nesta página são exibidos os períodos, anos e estabelecimentos escolares em que os alunos já estudaram. As disciplinas dos históricos escolares serão digitadas somente se esta informação for cadastrada.


A cada encerramento de período letivo(cálculo de notas e resultados) realizado no sistema Giz um registro é incluido automaticamente nesta página, identificando o ano, série/período já cursado pelo aluno.


:: Dica:

Quando se tratar de digitação de histórico de alunos recebido de transferência ou ex-alunos, deve-se cadastrar cada ano, série/periodo cursado pelo alunos através do botão Novo.


O sistema exibe a tela: Dados do Ano/Sem onde serão cadastrados os dados do estabelecimento escolar.


Sec img 142x.png


Observação: o campo Série, destacado abaixo na tela, é configurado previamente na interface de cadastro Cursos no módulo Registro Acadêmico | Cadastros | Cursos | Aba Curso | campo Nomenclatura de série/período.


Sec img 142bx.png

Sec img 142cx.png


IMPORTANTE

Caso a instituição deseja excluir um registro desta aba, o sistema irá emitir alerta informando que serão excluídas também as disciplinas do período letivo selecionado. E irá questionar se o usuário deseja continuar a ação.


Sec img 142ax.png

Aba Dados do Ano

Nesta aba são incluídos os dados de estabelecimento escolar, ano, série/período das disciplinas que já foram cursadas pelo aluno.


Sec img 143x.png


A inclusão dos dados é iniciada a partir do clique do botão Novo na aba Histórico.


O campo Série Real indica a série que será considerada para efeitos de impressão de Histórico.


O quadro Validade contém as datas inicial e final do ano letivo.


O botão Observação habilita uma tela para digitação livre, de informações sobre o aluno, disponíveis para impressão no layout do Histórico e do Histórico por Áreas.


Sec img 143ax.png

Aba Disciplinas

Por esta página são cadastradas as disciplinas cursadas pelos alunos em cada um dos anos/semestres cursados pelos alunos.


Devem ser cadastrados os dados de Disciplina, Categoria, Nota, Carga horária, Faltas, Resultado Cod. Área, Área, % Freq, Tipo Disciplina e Duração Aula.


Sec img 144ax.png


Faculdade

 Disponível somente no Sistema Giz Faculdade


Esta tela de Digitação de Histórico deve ser utilizada para editar alguma informação do aluno ou para inserir os dados manualmente do aluno quando este chega à instituição transferido.


Em geral, todos os alunos têm os dados do histórico inseridos automaticamente através do Cálculo de Notas e Resultado.


Quando o usuário precisar inserir dados manualmente deve seguir a ordem das abas que aparecem nesta tela, ou seja, primeiramente a aba Cursos, depois Histórico, Dados do Ano/Sem, Disciplinas e TCC/Dissertação/Tese.


Aba Cursos

Nesta aba são exibidos os cursos em que o aluno está matriculado ou que já cursou na instituição. A inclusão do curso é realizada automaticamente quando o aluno é matriculado e enturmado, ou quando é inserido manualmente no menu Histórico Escolar | Alunos.


  • Nesta aba podem ser incluídos os dados de observações para cada série/período cursado para serem impressos no histórico escolar.


Imagemhistorico1a.jpg


  • Através do botão Observações pode-se incluir observações distintas ao histórico do aluno.


Imagemhistorico2a.jpg


Imagemhistorico3a.jpg


  • Através do botão Coeficiente o sistema realiza o cálculo do coeficiente de rendimento por período. Para isso, basta clicar no botão Coeficiente.


Imagemhistorico4a.jpg

Aba Histórico

Nesta aba são exibidos os períodos, anos e estabelecimentos escolares em que os alunos já estudaram.


Observações:
  • As disciplinas dos históricos escolares serão digitadas somente se a aba histórico for preenchida.
  • A cada encerramento de período letivo (cálculo de notas e resultados) realizado no sistema Giz, um registro é incluído automaticamente nesta página, identificando o ano, série/período já cursado pelo aluno.


:: Dica:

Quando se tratar de digitação de histórico de alunos recebidos de transferência ou ex-alunos, deve-se cadastrar cada ano, série/período cursado pelo alunos através do botão Novo.

  • O sistema exibe a tela: Dados do Ano/Sem onde serão cadastrados os dados do estabelecimento escolar.


Historico5a.jpg


Observação: o campo Período, destacado abaixo na tela, é configurado previamente na interface de cadastro Cursos no módulo Registro Acadêmico | Cadastros | Cursos | Aba Curso | campo Nomenclatura de série/período.


Sec img 1bx.png

Sec img 1cx.png


IMPORTANTE

Caso a instituição deseja excluir um registro desta aba, o sistema irá emitir alerta informando que serão excluídas também as disciplinas do período letivo selecionado. E irá questionar se o usuário deseja continuar a ação.

Sec img 1ax.png

Sec img 1a1x.png

Aba Dados do Ano/Semestre

Nesta aba são incluídos os dados do estabelecimento escolar, ano, série/período das disciplinas já cursadas pelo aluno.


Historico6a.jpg


  • Observação:
  • As informações dos campos Estado, Cidade e Estabelecimento poderão ser selecionadas conforme o cadastro de Instituição de Ensino.


  • A inclusão dos dados é iniciada a partir do clique do botão Novo na aba Histórico.


  • Através do botão Observações pode-se incluir observações distintas no histórico dos alunos.


Historico7a.jpg

Aba Coeficiente de Rendimento por Período

Nesta aba o sistema exibe o cálculo do coeficiente referente ao rendimento do aluno por período.


  • Através do botão Excluir é possível apagar o coeficiente de períodos específicos. Para isso, selecione o período desejado e clique no botão Excluir.


Historico8a.jpg

Aba Disciplinas

  • Nesta aba são cadastradas as disciplinas cursadas pelo aluno em cada ano/semestre, inclusive as disciplinas eletivas e/ou optativas.


  • Devem ser cadastrados os dados de disciplina, professores, notas, conceito, carga horária, créditos, faltas, resultado e duração da aula.
  • Para adicionar ou remover disciplinas referente ao ano/semestre utilize os botões Botoesdisciplinas.jpg na parte inferior da tela.


:: Dica:

As disciplinas para serem cadastradas precisam estar disponíveis na matriz curricular do curso para o ano e semestre que está sendo digitado.


Historico9a1.jpg


  • Para adicionar um professor à disciplina, selecione a disciplina na parte superior da tela.
  • Feito isso, na seção Professores da Disciplina , clique no botão + , escolha o professor e ao final clique no botão V para salvar.
  • O campo Professor é de preenchimento obrigatório.


  • Observação
  • Os campos data/hora e usuário serão preenchidos automaticamente pelo sistema.


Profesoresdadisciplina.png

Aba TCC/Dissertação/Tese

Nesta aba são incluídas informações sobre trabalhos de conclusão de curso.


  • Devem ser preenchidas as informações sobre a banca examinadora, proficiência em língua estrangeira e dados sobre a conclusão da monografia, tese ou dissertação.


Historico10a.jpg


Historico11a.jpg


Historico12a.jpg


Aba Nota Proc.Seletivo

Nesta aba são incluídas informações referentes ao Processo Seletivo (Vestibular, Concurso, Enem, Sisu, ProUni, entre outros) do aluno.


  • Forma de Ingresso: este campo virá preenhido automaticamente com a Forma de ingresso inserida na matrícula do aluno.
  • Clique no botão + para adicionar o processo.
  • Na seção Vestibular, informe o Número de Inscrição, Data de inscrição, Classificação, Estabelecimento e Ano referente ao processo seletivo e clique no botão Botaoprocessoseletivo.jpg para gravar.
  • Logo, digite a(s) disciplina(s) aplicadas e os Pontos (Nota) obtidos pelo aluno no processo seletivo.


  • Observação: os campos Forma de ingresso , Disciplina e Pontuação são de preenchimento Obrigatório.


Historicoprocessoseletivo.jpg


Ensino Profissionalizante

 Disponível somente no Sistema Giz Ensino Profissionalizante


Esta tela de Digitação de Histórico deve ser utilizada para editar alguma informação do aluno ou para inserir os dados manualmente do aluno quando este chega à instituição transferido.


Em geral, todos os alunos têm os dados do histórico inseridos automaticamente através do Cálculo de Notas e Resultado.


Quando o usuário precisar inserir os dados manualmente, este deve seguir a ordem das abas que aparecem nesta tela, ou seja, primeiramente a aba Dados e depois Disciplinas.


Aba Dados

Nesta página são exibidos os cursos em que o aluno já foi matriculado na Instituição. A inclusão do curso não é realizada nesta opção, o curso do alunos é automaticamente incluído quando a matricula inicia acontece ou quando o aluno é incluído na opção alunos. Nesta página podem ser incluídos os dados de observações para compor o histórico escolar.


Sec img 150.jpg


As informações referente a Observações podem ser inseridas através dos botões no canto inferior direito da Aba Dados.


A cada encerramento de período letivo(cálculo de notas e resultados) realizado no sistema Giz um registro é incluido automaticamente nesta página, identificando o ano, série/período já cursado pelo aluno.


:: Dica:

Quando se tratar de digitação de histórico de alunos recebido de transferência ou ex-alunos, deve-se cadastrar cada ano, série/período cursado pelo alunos através do botão Novo.


A inclusão dos dados é iniciada a partir do clique do botão Novo na aba Histórico.


Aba Disciplinas

Por esta página são cadastradas as disciplinas cursadas pelos alunos em cada um dos anos cursados pelos alunos.


Devem ser cadastrados os dados de disciplina, notas, conceito, carga horária, faltas e resultado.


Sec img 151.jpg