Mudanças entre as edições de "Turmas - Giz Escola"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
(Aba Dados Gerais)
 
(52 revisões intermediárias por 6 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
 
<font face="Verdana">
 
<font face="Verdana">
 
<div style="text-align: justify;">
 
<div style="text-align: justify;">
==Turmas==
 
  
  
Nesta opção o usuário cadastra todas as turmas dos cursos oferecidos pela unidade escolar. Os dados informados neste cadastro permitem ao sistema identificar cada uma das turmas em que os alunos vão estudar.
+
<p><font size="5">'''Atenção'''</font></p>
  
  
Assim como no cadastro de cursos, existem alguns parâmetros fundamentais:
+
*Se você chegou até esta página pela busca da '''Wiki Aix''', favor consultar a página: [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Turmas_-_Giz_Escola/Ensino_Profissionalizante Turmas - Giz Escola/Ensino Profissionalizante]
 
  
[[Image:bas_img_302.jpg]]
 
  
 +
*Está página foi mesclada com a página [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Turmas_-_Giz_Ensino_Profissionalizante Turmas - Giz Ensino Profissionalizante], devido a unificação de dados do '''Sistema Giz'''.
  
'''Código da turma:''' O código serve para identificar as turmas em todas as pesquisas de turmas do sistema. O código pode ser criado com letras e/ou números e pode conter até oito caracteres. 
 
  
 +
----
  
'''Exemplo:''' EM1A (Ensino Médio 1A)
 
 
   
 
   
 +
==Aba Turma==
 +
 +
 +
:*Nesta opção o usuário cadastra todas as turmas dos cursos oferecidos pela unidade escolar. Os dados informados neste cadastro permitem ao sistema identificar cada uma das turmas em que os alunos vão estudar.
 +
  
Unidade: Ao criar uma turma, esta deve ser associada a uma unidade, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma a associação da turma à unidade permite ao sistema identificar os alunos por unidade.
+
:*Assim como no cadastro de [[Cursos - Giz Escola]] '''| Aba Cursos''', existem alguns parâmetros fundamentais:
 
   
 
   
  
'''Descrição da Turma:'''
+
::[[Image:bas_img_302.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
'''Código da turma:''' Utilizado para identificar as turmas em todas as pesquisas de turmas do sistema. O código pode ser criado com letras e/ou números e pode conter até oito caracteres. 
 +
 
 +
:*'''Exemplo:''' EM1A (Ensino Médio 1A)
 +
 
 +
 
 +
'''Unidade:''' Ao criar uma turma, esta deve ser associada a uma unidade, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma a associação da turma à unidade permite ao sistema identificar os alunos por unidade.
 
   
 
   
 +
 +
'''Descrição da Turma:'''Aqui é registrada uma breve descrição sobre a turma, para caso o usuário tenha alguma dúvida sobre a mesma. Exemplo: 1º Ano do EF (Ensino Fundamental).
 +
  
 
'''Curso:''' Ao criar uma turma, esta deve ser associada a um curso, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma, a associação da turma ao curso permite ao sistema identificar os alunos por curso.
 
'''Curso:''' Ao criar uma turma, esta deve ser associada a um curso, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma, a associação da turma ao curso permite ao sistema identificar os alunos por curso.
 
   
 
   
'''
+
 
Multi-seriada:''' Quando uma turma é classificada como multi-Seriada ela está sendo definida como uma turma em que as disciplinas oferecidas nesta turma podem ser matriculadas por alunos de outros cursos.  
+
'''Multi-seriada:''' Quando uma turma é classificada como multi-Seriada ela está sendo definida como uma turma em que as disciplinas oferecidas nesta turma podem ser matriculadas por alunos de outros cursos.  
  
 
   
 
   
'''Série/Período: ''' Este campo equivale ao período/série do curso. Uma turma pode ser classificada em alguns dos períodos/turmas dos valores cadastrados no intervalo de série inicial e final do cadastro de curso.
+
'''Série/Período/Ano:''' Este campo equivale ao período/série do curso. Uma turma pode ser classificada em alguns dos períodos/turmas dos valores cadastrados no intervalo de série inicial e final do cadastro de curso.
  
 
   
 
   
Linha 37: Linha 50:
  
 
   
 
   
'''Ano da Matriz Curricular (Grade curricular):''' Este campo caracteriza-se como o principal campo do cadastro. É através do ano da Grade curricular que o sistema Giz reconhece as disciplinas (componentes curriculares) que os alunos matriculados na turma podem cumprir.  
+
'''Ano da Matriz Curricular (Grade curricular):''' Este campo caracteriza-se como o principal campo do cadastro. É através do ano da [[Grade Curricular]] que o sistema Giz reconhece as disciplinas (componentes curriculares) que os alunos matriculados na turma podem cumprir.  
  
 
   
 
   
 
<p align="justify">
 
<p align="justify">
<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p>'''Estão disponíveis para seleção somente o ano da matriz curricular que foram cadastrados no cadastro de grade curricular para o curso/habilitação e série da turma.
+
<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p>'''Estão disponíveis para seleção somente o ano da matriz curricular que foram cadastrados no cadastro de grade curricular para o curso/habilitação e série da turma.'''
'''
 
  
  
Linha 48: Linha 60:
 
   
 
   
  
'''Professor, Sala, Quantidade máxima de aulas/dia, Aulas ao sábado:''' São campos de aplicação meramente informacional e seu uso é opcional. O sistema não faz nenhum uso destes campos para quaisquer tipos de processamentos.
+
'''Professor e Sala:''' São campos de aplicação meramente informacional e seu uso é opcional. O sistema não faz nenhum uso destes campos para quaisquer tipos de processamentos.
 
   
 
   
 +
 +
'''Turma Sucessora:''' Este campo identifica a próxima turma que os alunos da atual turma que atingirem aproveitamento para aprovação deverão cumprir no próximo período letivo. Este campo é utilizado pelo sistema para fazer a [[#Período Letivo|Promoção automática]] dos alunos.
  
'''Mês de Referência para débitos de Matrícula:''' Nesta opção o usuário poderá definir na turma qual será o mês de referência para débitos de matrícula, para regularização da matrícula, habilitará está opção se no  Módulo Recebimentos estiver marcado em Parâmetros | Cadastro | Recebimentos | Baixa de Débitos.
 
 
  
'''Quantidade de alunos já enturmados:''' Se o processo de enturmação já foi realizado, informe o número total de alunos já enturmados. Este campo será atualizado pelo sistema após a enturmação manual ou automática dos alunos ou desenturmação.
+
'''Utiliza múltiplas turmas sucessoras:''' Marcando este parâmetro o sistema permite mais de uma turma sucessora no curso. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro '''Somente turmas sucessoras mesmo curso'''.
 +
 
 +
 
 +
'''Somente turmas sucessoras mesmo curso:''' Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro '''Somente turmas sucessoras mesma habilitação'''.
 +
 
 +
 
 +
'''Somente turmas sucessoras mesma habilitação:''' Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma e mesma habilitação.
 +
 
  
+
::[[Image:Bas_img_302a.jpg]]
'''Máximo de alunos:''' Este parâmetro define o máximo de alunos na turma. O sistema emite uma mensagem no momento da realização das matrículas dos alunos se o número de alunos matriculados ultrapassar o máximo informado neste campo.
 
 
  
'''Turma Sucessora:''' Este campo identifica a próxima turma que os alunos da atual turma que atingirem aproveitamento para aprovação deverão cumprir no próximo período letivo. Este campo é utilizado pelo sistema para fazer a promoção automática dos alunos.
 
 
  
'''Não gera débitos por crédito ou carga horária:''' Quando esse parâmetro estiver marcado o sistema desconsidera a geração de débitos  por crédito ou carga horária para os alunos matriculados nessa turma.
+
'''Não considera para geração do Educasenso:''' Marcando esse parâmetro o sistema deixa de considerar a turma na geração do Educasenso.
 
  
Layout Contrato Padrão: Nesta opção a instituição informa o contrato que deseja associar a turma, caso o contrato de prestação de serviços educacional seja diferenciado.
 
  
 
 
'''Banco e Conta Corrente:''' Nesta opção a instituição pode definir qual banco e conta corrente deseja imprimir os boletos no Módulo Recebimentos.
 
'''Banco e Conta Corrente:''' Nesta opção a instituição pode definir qual banco e conta corrente deseja imprimir os boletos no Módulo Recebimentos.
 +
 +
 +
==Aba Dados Gerais==
 +
 +
 +
::[[Image:bas_img_302bx.png]]
 +
 +
 +
:*'''Débitos da Matrícula:'''
 +
 +
 +
:*'''Data da Turma:''' Data de início e término das aulas dessa turma.
  
 
   
 
   
'''Data da Turma:''' Data de início e termino das aulas dessa turma.
+
:*'''Associar Disciplinas à Turma:''' Ao clicar neste botão o sistema cria automaticamente o cadastro de disciplinas por professor a partir da grade curricular criada.
  
 
'''Associar Disciplinas a Turma:''' Ao clicar nesse parâmetro as disciplinas da Matriz Curricular serão associadas para a turma de acordo com a Série/Período indicado para a turma.
 
 
  
'''Situação da Turma:''' Nesta opção vai constar em que situação encontra a turma no momento. ( Confirmada, Não Confirmada, Cancelada ou Adiada. )
+
:*'''Situação da Turma:''' Nesta opção vai constar em que situação encontra a turma no momento. (Confirmada, Adiada , Não Confirmada, Cancelada, Em andamento e Encerrada).
  
 
   
 
   
'''Cancelamento de Matrícula:''' Nesta opção a instituição pode definir o percentual da matrícula para cancelamento e percentual da multa por desistência no decorrer do período.
+
:*'''Cancelamento de Matrícula:''' Nesta opção a instituição pode definir o percentual da matrícula para cancelamento e percentual da multa por desistência no decorrer do período.
  
  
 
<p align="justify">
 
<p align="justify">
<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p>'''Para alterar a situação da turma, faz necessário entrar no módulo básico em cadastro Alterar situação da turma.'''
+
<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p> Para alterar a situação da turma, é necessário entrar no módulo básico, no cadastro '''Alterar situação da turma.'''
 +
 
 +
 
 +
:*'''Convênio:''' Neste campo deve ser definido o convênio que será exibido no relatório.
 +
 
 +
 
 +
:*'''Dados educacenso''': Nesta seção, serão preenchidos os campos para processamento do educacenso - '''ID da turma, Modalidade e Etapa da Turma.'''
 +
 
 +
 
 +
  '''Nova Carteirinha Digital'''
 +
 
 +
:*Para o processo de '''exportação dos dados''' para emissão da nova '''ID Estudantil''' no '''sistema SEB''' é necessário que o(s) campo(s) '''Modalidade''' e '''Etapa da Turma''' estejam preenchidos.
 +
 
 +
 
 +
:<font size="3" color=#FF0000> '''Atenção:'''</font>
 +
 
 +
::*Este campo é utilizado tanto para a realização do '''Censo Escolar''' como para a exportação para nova '''ID Estudantil'''.
 +
 
 +
::*Lembrando que, mesmo se a instituição de ensino '''não''' realizar o '''Censo Escolar''' no sistema ERP-AIX, para efetuar a exportação dos dados em lote, torna-se '''necessário atualizar''' as tabelas do [https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Educacenso_escola'''censo'''] no sistema.
 +
 
 +
 
 +
:*Clique '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Carteirinhas aqui]''' para saber mais sobre a exportação de dados para a '''ID Estudantil'''.
 +
 
 +
 
 +
-------
 +
 
 +
:*'''Linha de Ação:''' Neste campo seleciona-se a linha de ação após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.
 +
 
 +
 
 +
:*'''Clientela:''' Neste campo seleciona-se a clientela após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.
 
   
 
   
  
O botão Imprimir emite o relatório das turmas. Relatório de relação das turmas. Faça a seleção desejada e clique no botão OK.
+
:*O botão '''Imprimir''' emite o relatório das turmas. Relatório de relação das turmas. Faça a seleção desejada e clique no botão OK.
 +
 
 +
 
 +
::[[Image:bas_img_306.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
::[[Image:bas_img_307.jpg]]
 +
 
 +
==Aba Dados complementares==
 +
 
  
+
:*Na aba '''Dados complementares'''. o sistema listará todos os campos, cadastrados no [[Cadastro de Domínios]] para o grupo Dados complementares da turma.
==Plano de Pagamento==
 
  
  
'''Aba Plano de Pagamento'''
+
::[[Image:bas_img_complementares.jpg]]
  
  
Se a geração de débitos for por plano de pagamento, nessa aba deve ser associado todos os planos de pagamentos possíveis para essa turma.
+
==Aba Planos de Pagamentos Válidos==
 
  
Como associar os planos de pagamentos:
 
  
 +
:*Se a geração de débitos for por plano de pagamento, nessa aba deve ser associado todos os planos de pagamentos possíveis para essa turma.
 +
  
1- Clicar no botão '''Novo''' que encontra na horizontal da tela;
+
:*Como associar os planos de pagamentos:
  
  
2- Escolher o plano de pagamento clicando na Lupa.
+
::*1- Clique no botão '''Novo''' que encontra-se na horizontal da tela;
  
 +
::*2- Escolha o plano de pagamento clicando na Lupa.
  
3- Em seguida confirmar a inclusão clicando em '''Ok'''.
+
::*3- Em seguida confirme a inclusão clicando em '''Ok'''.
 
   
 
   
  
[[Image:bas_img_303.jpg]]
+
::[[Image:bas_img_303.jpg]]
  
 
   
 
   
==Descontos Válidos==
+
==Aba Descontos Válidos==
  
  
Nesta opção o usuário informará os descontos que vão ser agregado a turma e o valor máximo de desconto a serem concedidos.
+
:*Nesta opção o usuário informará os descontos que vão ser agregado a turma e o valor máximo de desconto a serem concedidos.
  
 
   
 
   
[[Image:bas_img_304.jpg]]
+
::[[Image:bas_img_304.jpg]]
  
 
   
 
   
Linha 127: Linha 186:
 
<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p>'''Para definir quais o tipo de desconto que vão estar restrito a turma, ver no Módulo Recebimentos em Cadastro|Tipos de Descontos  
 
<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p>'''Para definir quais o tipo de desconto que vão estar restrito a turma, ver no Módulo Recebimentos em Cadastro|Tipos de Descontos  
 
'''
 
'''
 +
 +
 +
==Aba Inscrição Web==
 +
 +
 +
::[[Imagem:inscrição_web.jpg]]
 +
 +
 +
'''Reserva de Matrícula Web:'''
 +
 +
'''Divulgar matrícula na web:''' Marcando este parâmetro o sistema disponibiliza esta turma no Web Giz, no momento da Pré Matrícula on-line.
 +
 +
'''Data Inicial e Data Final:''' Neste campo você deve definir o período em que a turma estará disponível.
 +
 +
 +
==Aba Faixas de Horários de Entrada==
 +
 +
 +
:*Nesta opção o usuário poderá definir quais as faixas de horários de entrada da turma, isso para as instituições que tenha o Módulo Frequência.
 +
 +
 +
::[[Image:bas_img_faixa_305.jpg]]
 +
 +
 +
==Aba Salas==
 +
 +
 +
:*Nesta opção o usuário poderá definir quais as salas que estão destinadas a turma cadastrada.
 +
 
   
 
   
 +
::[[Image:bas_img_salas_305.jpg]]
  
==Faixas de Horários de Entrada==
 
  
 +
==Aba Disciplinas/Professores==
  
Nesta opção o usuário poderá definir quais as faixas de horários de entrada da turma, isso para as instituições que tenha o Módulo Frequência.
+
 
 +
:*Nesta opção, o usuário consulta as '''Disciplinas''' e os '''Professores''' associados à '''turma''' e '''subturma'''. Esta última, caso a instituição trabalhe.  
  
 
   
 
   
[[Image:bas_img_305.jpg]]
+
::[[Image:bas_img_disciplinas_305x.png]]
 +
 
 +
 
 +
:*O sistema apresenta as colunas: '''Código, Nome da Disciplina, Subturma e Professor''' preenchidas de forma automática conforme associação realizada via '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Disciplinas_por_Professor cadastro Disciplinas por Professor]'''.
 +
 
 +
 +
:*Já as colunas '''Data de Início''' e ''' Data de Término''', serão preenchidas pelo usuário, caso a instituição deseja determinar o '''limite de tempo''' em que as '''subturmas/disciplinas''' poderão funcionar nesta turma, evitando que sejam feitos lançamentos pelos professores ​​fora dos limites da turma.
 +
 
 +
 
 +
::*<font size="3" color=#FF0000>'''Importante'''</font>
 +
 
 +
::*Para habilitar o preenchimento das colunas de '''Data de Início''' e ''' Data de Término''', será necessário o usuário cadastrar primeiramente o período de '''data inicial e final''' da '''Turma''' na '''aba Dados Gerais''', no cadastro de '''Turmas'''. Em seguida, deverá acessar a aba '''disciplinas/professores''' para preenchimento.
 +
 
 +
:::*Lembrando que nenhuma '''subturma/disciplina''' poderá ocorrer fora do intervalo de '''datas geral''' da turma.
 +
 
 +
 
 +
::[[Image:bas_img_disciplinas_305x1.png]]
 +
 
 +
==Aba Atas de Resultados==
 +
 
 +
 
 +
:*Nesta opção você define uma mensagem que será exibida na '''Ata de Resultado Personalizada'''.
 +
 
 +
 +
::[[Image:bas_img_ata_305.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
==Aba Tutores/Auxiliares==
 +
 
 +
 
 +
Nesta aba é possível vincular os professores tutores da turma. Esta funcionalidade tem vínculo direto com o preenchimento do Censo, já que aqui é determinada a função e o regime de contratação do professor-tutor.
 +
 
 +
 
 +
::[[Image:bas_img_306a.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
==Aba Censo==
 +
 
 +
 
 +
Nesta aba é possível inserir informações sobre a turma. Essas informações irão compor o [[Censo]].
 +
 
 +
 
 +
::[[Image:bas_img_306ab.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
----
 +
 
 +
 
 +
[[Category:Giz Módulo Básico - Cadastros]]
 +
[[Category:Giz Registro Acadêmico - Cadastros]]

Edição atual tal como às 17h43min de 5 de abril de 2021


Atenção






Aba Turma

  • Nesta opção o usuário cadastra todas as turmas dos cursos oferecidos pela unidade escolar. Os dados informados neste cadastro permitem ao sistema identificar cada uma das turmas em que os alunos vão estudar.


  • Assim como no cadastro de Cursos - Giz Escola | Aba Cursos, existem alguns parâmetros fundamentais:


Bas img 302.jpg


Código da turma: Utilizado para identificar as turmas em todas as pesquisas de turmas do sistema. O código pode ser criado com letras e/ou números e pode conter até oito caracteres.

  • Exemplo: EM1A (Ensino Médio 1A)


Unidade: Ao criar uma turma, esta deve ser associada a uma unidade, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma a associação da turma à unidade permite ao sistema identificar os alunos por unidade.


Descrição da Turma:Aqui é registrada uma breve descrição sobre a turma, para caso o usuário tenha alguma dúvida sobre a mesma. Exemplo: 1º Ano do EF (Ensino Fundamental).


Curso: Ao criar uma turma, esta deve ser associada a um curso, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma, a associação da turma ao curso permite ao sistema identificar os alunos por curso.


Multi-seriada: Quando uma turma é classificada como multi-Seriada ela está sendo definida como uma turma em que as disciplinas oferecidas nesta turma podem ser matriculadas por alunos de outros cursos.


Série/Período/Ano: Este campo equivale ao período/série do curso. Uma turma pode ser classificada em alguns dos períodos/turmas dos valores cadastrados no intervalo de série inicial e final do cadastro de curso.


Turno: Ao criar uma turma, esta deve ser associada ao turno em que as aulas da turma acontecem.


Ano da Matriz Curricular (Grade curricular): Este campo caracteriza-se como o principal campo do cadastro. É através do ano da Grade Curricular que o sistema Giz reconhece as disciplinas (componentes curriculares) que os alunos matriculados na turma podem cumprir.


:: Dica:

Estão disponíveis para seleção somente o ano da matriz curricular que foram cadastrados no cadastro de grade curricular para o curso/habilitação e série da turma.


Curso Vinculado: Selecione o curso vinculado quando o aluno da turma cursar todas as disciplinas, no caso de estar marcada a opção Curso vinculado à grade de outro curso no Cadastro de Cursos.


Professor e Sala: São campos de aplicação meramente informacional e seu uso é opcional. O sistema não faz nenhum uso destes campos para quaisquer tipos de processamentos.


Turma Sucessora: Este campo identifica a próxima turma que os alunos da atual turma que atingirem aproveitamento para aprovação deverão cumprir no próximo período letivo. Este campo é utilizado pelo sistema para fazer a Promoção automática dos alunos.


Utiliza múltiplas turmas sucessoras: Marcando este parâmetro o sistema permite mais de uma turma sucessora no curso. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro Somente turmas sucessoras mesmo curso.


Somente turmas sucessoras mesmo curso: Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro Somente turmas sucessoras mesma habilitação.


Somente turmas sucessoras mesma habilitação: Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma e mesma habilitação.


Bas img 302a.jpg


Não considera para geração do Educasenso: Marcando esse parâmetro o sistema deixa de considerar a turma na geração do Educasenso.


Banco e Conta Corrente: Nesta opção a instituição pode definir qual banco e conta corrente deseja imprimir os boletos no Módulo Recebimentos.


Aba Dados Gerais

Bas img 302bx.png


  • Débitos da Matrícula:


  • Data da Turma: Data de início e término das aulas dessa turma.


  • Associar Disciplinas à Turma: Ao clicar neste botão o sistema cria automaticamente o cadastro de disciplinas por professor a partir da grade curricular criada.


  • Situação da Turma: Nesta opção vai constar em que situação encontra a turma no momento. (Confirmada, Adiada , Não Confirmada, Cancelada, Em andamento e Encerrada).


  • Cancelamento de Matrícula: Nesta opção a instituição pode definir o percentual da matrícula para cancelamento e percentual da multa por desistência no decorrer do período.


:: Dica:

Para alterar a situação da turma, é necessário entrar no módulo básico, no cadastro Alterar situação da turma.


  • Convênio: Neste campo deve ser definido o convênio que será exibido no relatório.


  • Dados educacenso: Nesta seção, serão preenchidos os campos para processamento do educacenso - ID da turma, Modalidade e Etapa da Turma.


  Nova Carteirinha Digital
  • Para o processo de exportação dos dados para emissão da nova ID Estudantil no sistema SEB é necessário que o(s) campo(s) Modalidade e Etapa da Turma estejam preenchidos.


Atenção:
  • Este campo é utilizado tanto para a realização do Censo Escolar como para a exportação para nova ID Estudantil.
  • Lembrando que, mesmo se a instituição de ensino não realizar o Censo Escolar no sistema ERP-AIX, para efetuar a exportação dos dados em lote, torna-se necessário atualizar as tabelas do censo no sistema.


  • Clique aqui para saber mais sobre a exportação de dados para a ID Estudantil.



  • Linha de Ação: Neste campo seleciona-se a linha de ação após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.


  • Clientela: Neste campo seleciona-se a clientela após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.


  • O botão Imprimir emite o relatório das turmas. Relatório de relação das turmas. Faça a seleção desejada e clique no botão OK.


Bas img 306.jpg


Bas img 307.jpg

Aba Dados complementares

  • Na aba Dados complementares. o sistema listará todos os campos, cadastrados no Cadastro de Domínios para o grupo Dados complementares da turma.


Bas img complementares.jpg


Aba Planos de Pagamentos Válidos

  • Se a geração de débitos for por plano de pagamento, nessa aba deve ser associado todos os planos de pagamentos possíveis para essa turma.


  • Como associar os planos de pagamentos:


  • 1- Clique no botão Novo que encontra-se na horizontal da tela;
  • 2- Escolha o plano de pagamento clicando na Lupa.
  • 3- Em seguida confirme a inclusão clicando em Ok.


Bas img 303.jpg


Aba Descontos Válidos

  • Nesta opção o usuário informará os descontos que vão ser agregado a turma e o valor máximo de desconto a serem concedidos.


Bas img 304.jpg


:: Dica:

Para definir quais o tipo de desconto que vão estar restrito a turma, ver no Módulo Recebimentos em Cadastro|Tipos de Descontos


Aba Inscrição Web

Inscrição web.jpg


Reserva de Matrícula Web:

Divulgar matrícula na web: Marcando este parâmetro o sistema disponibiliza esta turma no Web Giz, no momento da Pré Matrícula on-line.

Data Inicial e Data Final: Neste campo você deve definir o período em que a turma estará disponível.


Aba Faixas de Horários de Entrada

  • Nesta opção o usuário poderá definir quais as faixas de horários de entrada da turma, isso para as instituições que tenha o Módulo Frequência.


Bas img faixa 305.jpg


Aba Salas

  • Nesta opção o usuário poderá definir quais as salas que estão destinadas a turma cadastrada.


Bas img salas 305.jpg


Aba Disciplinas/Professores

  • Nesta opção, o usuário consulta as Disciplinas e os Professores associados à turma e subturma. Esta última, caso a instituição trabalhe.


Bas img disciplinas 305x.png


  • O sistema apresenta as colunas: Código, Nome da Disciplina, Subturma e Professor preenchidas de forma automática conforme associação realizada via cadastro Disciplinas por Professor.


  • Já as colunas Data de Início e Data de Término, serão preenchidas pelo usuário, caso a instituição deseja determinar o limite de tempo em que as subturmas/disciplinas poderão funcionar nesta turma, evitando que sejam feitos lançamentos pelos professores ​​fora dos limites da turma.


  • Importante
  • Para habilitar o preenchimento das colunas de Data de Início e Data de Término, será necessário o usuário cadastrar primeiramente o período de data inicial e final da Turma na aba Dados Gerais, no cadastro de Turmas. Em seguida, deverá acessar a aba disciplinas/professores para preenchimento.
  • Lembrando que nenhuma subturma/disciplina poderá ocorrer fora do intervalo de datas geral da turma.


Bas img disciplinas 305x1.png

Aba Atas de Resultados

  • Nesta opção você define uma mensagem que será exibida na Ata de Resultado Personalizada.


Bas img ata 305.jpg


Aba Tutores/Auxiliares

Nesta aba é possível vincular os professores tutores da turma. Esta funcionalidade tem vínculo direto com o preenchimento do Censo, já que aqui é determinada a função e o regime de contratação do professor-tutor.


Bas img 306a.jpg


Aba Censo

Nesta aba é possível inserir informações sobre a turma. Essas informações irão compor o Censo.


Bas img 306ab.jpg