Mudanças entre as edições de "Turmas - Giz Escola/Ensino Profissionalizante"
(→Atas de Resultados) |
|||
Linha 128: | Linha 128: | ||
− | ==Dados Gerais== | + | ==Aba Dados Gerais== |
Linha 210: | Linha 210: | ||
::[[Image:bas_img_303.jpg]] | ::[[Image:bas_img_303.jpg]] | ||
+ | |||
+ | |||
+ | ==Aba Dados complementares== | ||
+ | |||
+ | |||
+ | ::[[Image:bas_img_complementares.jpg]] | ||
Edição das 11h15min de 18 de maio de 2012
Índice
- 1 Aba Turma
- 1.1 Código da turma:
- 1.2 Unidade:
- 1.3 Descrição da Turma:
- 1.4 Curso:
- 1.5 Multi-seriada:
- 1.6 Série/Período/Ano:
- 1.7 Turno:
- 1.8 Ano da Matriz Curricular (Grade curricular):
- 1.9 Curso Vinculado:
- 1.10 Professor, Sala, Quantidade máxima de aulas/dia, Aulas ao sábado:
- 1.11 Mês de Referência para débitos de Matrícula:
- 1.12 Quantidade de alunos já enturmados:
- 1.13 Máximo de alunos:
- 1.14 Duração da Aula e Carga Horária:
- 1.15 Turma Sucessora:
- 1.16 Não gera débitos por crédito ou carga horária:
- 1.17 Layout Contrato Padrão:
- 1.18 Banco e Conta Corrente:
- 2 Aba Dados Gerais
- 3 Aba Planos de Pagamentos Válidos
- 4 Aba Dados complementares
- 5 Aba Descontos Válidos
- 6 Integração com o Athenas
- 7 Aba Faixas de Horários de Entrada
- 8 Salas
- 9 Turmas sucessoras
- 10 Disciplinas/Professores
- 11 Atas de Resultados
Aba Turma
- Nesta opção o usuário cadastra todas as turmas dos cursos oferecidos pela unidade escolar. Os dados informados neste cadastro permitem ao sistema identificar cada uma das turmas em que os alunos vão estudar.
- Assim como no cadastro de Cursos - Giz Escola | Aba Cursos, existem alguns parâmetros fundamentais:
Código da turma:
- O código serve para identificar as turmas em todas as pesquisas de turmas do sistema. O código pode ser criado com letras e/ou números e pode conter até oito caracteres.
Exemplo:
- EM1A (Ensino Médio 1A)
Unidade:
- Ao criar uma turma, esta deve ser associada a uma unidade, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma a associação da turma à unidade permite ao sistema identificar os alunos por unidade.
Descrição da Turma:
- Aqui é registrada uma breve descrição sobre a turma, para caso o usuário tenha alguma dúvida sobre a mesma. Exemplo: 1º Ano do EF (Ensino Fundamental).
Curso:
- Ao criar uma turma, esta deve ser associada a um curso, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma, a associação da turma ao curso permite ao sistema identificar os alunos por curso.
Multi-seriada:
- Quando uma turma é classificada como multi-Seriada ela está sendo definida como uma turma em que as disciplinas oferecidas nesta turma podem ser matriculadas por alunos de outros cursos.
Série/Período/Ano:
- Este campo equivale ao período/série do curso. Uma turma pode ser classificada em alguns dos períodos/turmas dos valores cadastrados no intervalo de série inicial e final do cadastro de curso.
Turno:
- Ao criar uma turma, esta deve ser associada ao turno em que as aulas da turma acontecem.
Ano da Matriz Curricular (Grade curricular):
- Este campo caracteriza-se como o principal campo do cadastro. É através do ano da Grade Curricular que o sistema Giz reconhece as disciplinas (componentes curriculares) que os alunos matriculados na turma podem cumprir.
:: Dica:
Estão disponíveis para seleção somente o ano da matriz curricular que foram cadastrados no cadastro de grade curricular para o curso/habilitação e série da turma.
Curso Vinculado:
- Selecione o curso vinculado quando o aluno da turma cursar todas as disciplinas, no caso de estar marcada a opção Curso vinculado à grade de outro curso no Cadastro de Cursos.
Professor, Sala, Quantidade máxima de aulas/dia, Aulas ao sábado:
- São campos de aplicação meramente informacional e seu uso é opcional. O sistema não faz nenhum uso destes campos para quaisquer tipos de processamentos.
Mês de Referência para débitos de Matrícula:
- Nesta opção o usuário poderá definir na turma qual será o mês de referência para débitos de matrícula, para regularização da matrícula, habilitará está opção se no Módulo Recebimentos estiver marcado em Parâmetros | Cadastro | Recebimentos | Baixa de Débitos.
Quantidade de alunos já enturmados:
- Se o processo de enturmação já foi realizado, informe o número total de alunos já enturmados. Este campo será atualizado pelo sistema após a enturmação manual ou automática dos alunos ou desenturmação.
Máximo de alunos:
- Este parâmetro define o máximo de alunos na turma. O sistema emite uma mensagem no momento da realização das matrículas dos alunos se o número de alunos matriculados ultrapassar o máximo informado neste campo.
Duração da Aula e Carga Horária:
- Nestes campos você deve informar a duração das aulas e a carga horária da turma cadastrada. Estes campos são preenchidos somente se a turma cadastrada não possuir disciplinas cadastradas.
Exemplo: Uma turma de aperfeiçoamento.
Turma Sucessora:
- Este campo identifica a próxima turma que os alunos da atual turma que atingirem aproveitamento para aprovação deverão cumprir no próximo período letivo. Este campo é utilizado pelo sistema para fazer a Promoção automática dos alunos.
- Utiliza múltiplas turmas sucessoras: Marcando este parâmetro o sistema permite mais de uma turma sucessora no curso. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro Somente turmas sucessoras mesmo curso.
- Somente turmas sucessoras mesmo curso: Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro Somente turmas sucessoras mesma habilitação.
- Somente turmas sucessoras mesma habilitação: Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma e mesma habilitação.
Não gera débitos por crédito ou carga horária:
- Quando esse parâmetro estiver marcado o sistema desconsidera a geração de débitos por crédito ou carga horária para os alunos matriculados nessa turma.
Layout Contrato Padrão:
- Nesta opção a instituição informa o contrato que deseja associar a turma, caso o contrato de prestação de serviços educacional seja diferenciado.
Banco e Conta Corrente:
- Nesta opção a instituição pode definir qual banco e conta corrente deseja imprimir os boletos no Módulo Recebimentos.
Aba Dados Gerais
Débitos da Matrícula:
-
Data da Turma:
- Data de início e termino das aulas dessa turma.
Associar Disciplinas à Turma:
- Ao clicar neste botão o sistema cria automaticamente o cadastro de disciplinas por professor a partir da grade curricular criada.
Situação da Turma:
- Nesta opção vai constar em que situação encontra a turma no momento. ( Confirmada, Não Confirmada, Cancelada ou Adiada. )
Cancelamento de Matrícula:
- Nesta opção a instituição pode definir o percentual da matrícula para cancelamento e percentual da multa por desistência no decorrer do período.
:: Dica:
Para alterar a situação da turma, faz necessário entrar no módulo básico em cadastro Alterar situação da turma.
- O botão Imprimir emite o relatório das turmas. Relatório de relação das turmas. Faça a seleção desejada e clique no botão OK.
Convênio:
- Neste campo deve ser definido o convênio que será exibido no relatório.
Linha de Ação
- Neste campo seleciona-se a linha de ação após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.
Clientela
- Neste campo seleciona-se a clientela após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.
Reserva de Matrícula Web:
- Divulgar matrícula na web: Marcando este parâmetro o sistema disponibiliza esta turma no Web Giz, no momento da Pré Matrícula on-line.
- Data Inicial e Data Final: Neste campo você deve definir o período em que a turma estará disponível.
Aba Planos de Pagamentos Válidos
- Se a geração de débitos for por plano de pagamento, nessa aba deve ser associado todos os planos de pagamentos possíveis para essa turma.
- Como associar os planos de pagamentos:
- 1- Clicar no botão Novo que encontra na horizontal da tela;
- 2- Escolher o plano de pagamento clicando na Lupa.
- 3- Em seguida confirmar a inclusão clicando em Ok.
Aba Dados complementares
Aba Descontos Válidos
- Nesta opção o usuário informará os descontos que vão ser agregado a turma e o valor máximo de desconto a serem concedidos.
:: Dica:
Para definir quais o tipo de desconto que vão estar restrito a turma, ver no Módulo Recebimentos em Cadastro|Tipos de Descontos
Integração com o Athenas
?
Aba Faixas de Horários de Entrada
- Nesta opção o usuário poderá definir quais as faixas de horários de entrada da turma, isso para as instituições que tenha o Módulo Frequência.
Salas
- Nesta opção o usuário poderá definir quais as salas que estão destinadas a turma cadastrada.
Turmas sucessoras
- Nesta opção o usuário poderá definir quais são as Turmas sucessoras.
Disciplinas/Professores
- Nesta opção você define Disciplinas e Professores referentes à turma.
Atas de Resultados
- Nesta opção você define uma mensagem que será exibida na Ata de Resultado Personalizada.