Mudanças entre as edições de "Grade Curricular"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 12: Linha 12:
  
  
A tela da Grade '''Curricular''' é divida em três abas, descritas a seguir:
+
A tela da '''Grade Curricular''' é divida em '''três abas''', descritas a seguir:
  
  

Edição das 16h45min de 12 de junho de 2009


Disponível somente nos Sistemas Giz Escola e Ensino Profissionalizante


Os cadastros de grade curricular juntamente com o cadastro de disciplinas por professor constituem os dois principais cadastros de preparação do ambiente de utilização do Giz Secretaria.


A partir destes cadastros o sistema é capaz de imprimir diários de classes, permitir o lançamento de notas e faltas, gerar o quadro de horários do professor, apurar o resultado dos alunos etc.


A tela da Grade Curricular é divida em três abas, descritas a seguir:


Na aba Catálogo a tela exibe duas partes: Cursos e Catálogos.


A parte de cursos exibe uma listagem dos cursos definidos no cadastro de Cursos* e que têm o parâmetro Tem grade curricular habilitado para uso (este item é marcado individualmente para cada curso na aba "Curso" do referido cadastro*).


Todos os cursos estão ordenados pelo seus códigos e nomes. Na parte dos Catálogos o sistema exibe todos os anos de catálogos que foram criados no cadastro de Disciplinas.


Para vincular o catálogo a um curso com grade curricular, primeiro clique no sinal (+) e escolha o curso e deixe a árvore aberta;


Na parte direita da tela clique no catálogo e arraste o catálogo para o curso desejado e solte. Ao soltar, este catálogo automaticamente vai estar vinculado ao curso.


Sec img 016.jpg


Caso queira remover o catálogo que está vinculado ao curso e habilitação tem duas formas:


Uma forma e clicar com botão direito em cima do catálogo, abrirá uma caixa de diálogo Excluir catálogo. Se existir alguma referência o sistema emite a mensagem: Deseja excluir todas as referências acima citadas? Caso confirme, o catálogo é excluído. Senão, clique em NÃO para abortar a operação.


A outra forma é clicar no catálogo vinculado ao curso/habilitação, arraste o catálogo para o lado direito da tela e solte o catálogo. Se existir alguma referência, o sistema emite a mensagem: Deseja excluir todas as referências acima citadas? Caso confirme, o catálogo é excluído. Senão, clique em NÃO para abortar a operação;


:: Dica:

Para cadastrar ou visualizar a Grade Curricular é preciso selecionar na parte de cursos (esquerda da tela) o ano de catálogo da grade curricular.


Aba Grade Curricular

A Grade Curricular deve ser cadastrada para os cursos que possuem especificações disciplinares.


A Grade Curricular é o relacionamento das disciplinas que possuem ano de catálogo, com o curso a série/ano/período.


A montagem da Grade Curricular é muito importante para se ter o controle de todos os dados atinentes à carga horária de cada disciplina, à quantidade de aulas por semana.


Ao definir um ano de catálogo para a montagem da grade curricular de um curso, está sendo definido o conjunto de disciplinas que podem ser utilizadas para a confecção do currículo, já que o sistema utiliza as disciplinas cadastradas no mesmo ano de catálogo do cadastro de Disciplinas.


No módulo Secretaria é possível criar e utilizar mais de uma Grade Curricular por curso.


Sec img 016aa.jpg


Aba Disciplinas

Para começar, na parte direita da tela são listadas todas as disciplinas do catálogo, as de Base Comum e Diversificada.


Para inserir o usuário deve marcar uma ou mais disciplinas pressionando o botão CRTL e depois arrastando e soltando as disciplinas em cima do período desejado, com isso as disciplinas estarão automaticamente vinculadas ao curso, no entanto, antes de vincular a disciplina no curso é chamado o formulário Confirma as propriedades das disciplinas.


Sec img 016a.jpg


Inserindo Disciplinas

Sec img 016f.jpg


Obs: O Formulário confirma as propriedades das disciplinas é o mesmo existente na Aba Propriedades.


Neste formulário é exibido os parâmetros necessários para definir a confecção da Grade Curricular.


Área da Disciplina: Informa a área de conhecimento da disciplina.


Apura Falta: Este campo deve ser ativado caso a disciplina estabeleça a apuração de frequência dos alunos. Se este parâmetro não for marcado, o sistema não habilita a opção de digitação de faltas para a disciplina.


Apura Nota: Este campo deve ser ativado caso a disciplina estabeleça a apuração de notas dos alunos. Se este parâmetro não for marcado, o sistema não habilita a opção de digitação de notas para a disciplina.


Considera para dependência: Ao habilitar este parâmetro configura-se no sistema que o aluno poderá fazer dependência da disciplina caso tenha sido reprovado por frequência ou por notas. Obedecendo é claro, o parâmetro de máximo de dependências informadas no cadastro de Cursos.


Considera para o cálculo de resultado final: Ao habilitar este parâmetro configura-se no sistema a obrigatoriedade da realização do cálculo de notas e faltas da disciplina para todos os alunos, e a exigência do aproveitamento escolar para aprovação.


Tipo de Nota: O sistema Giz permite realizar o lançamento de notas de três formas distintas:


  • Notas quando a avaliação for realizada com notas numéricas. Exemplo: 8; 13.5 ; 29.


  • Conceitos quando avaliada através de legendas. Os conceitos são definidos no cadastro de Parâmetros. Exemplo: B, MB, F.


  • Aptidão quando a avaliação é feita no conceito de apto/inapto ou sim/não.


Base Comum e Diversificada: Neste campo classifique o tipo da disciplina na grade curricular. As disciplinas serão exibidas nos históricos escolares agrupadas em um dos dois tipos.


Formação Profissional: (Disponível na próxima versão)


Duração de cada aula: Informe neste campo o tempo de duração em minutos de cada aula da disciplina. O sistema fará uso deste campo para converter a quantidade de aulas dadas ou previstas no formato de horas aulas, caso o parâmetro Aulas Dadas em Horas tenha sido habilitado no cadastro de curso.


Ordem de Impressão: Define a ordem em que a Grade Curricular pode ser impressa no Histórico.


:: Dica:

As definições de cada propriedade dos parâmetros serão para todas as disciplinas selecionadas pelo usuário. Caso o usuário defina exceções em algumas disciplinas, estas são definidas por disciplina na Aba Propriedades


Para excluir disciplinas existem duas opções:


a) Clicar com o botão direito do mouse em cima da disciplina, com isso abre uma caixa de diálogo Excluir disciplina clicando a disciplina é excluída, caso não tenha nenhuma restrição.


Caso tenha restrições é emitida a mensagem Deseja excluir todas as referências citadas acima?. Caso confirme, a disciplina é excluída da grade, senão aborta a operação.


b) Clicando na disciplina, arraste para o lado direito da tela e solte. Caso não tenha nenhuma restrição a disciplina é excluída.


Caso tenha restrições é emitida a mensagem Deseja excluir todas as referências citadas acima?. Caso confirme, a disciplina é excluída da grade, senão aborta a operação.


Aba Propriedades

Sec img 016b.jpg


A Grade Curricular é montada associando as disciplinas do curso em suas respectivas séries e ano de grade. Para cada disciplina incluída na grade curricular devem ser informadas as seguintes propriedades:


Disciplina: Campo para associação da disciplina da Grade Curricular na série do curso. As disciplinas são pesquisadas a partir do Cadastro de Disciplinas.


Período: Campo que identifica o número da série do curso em que se deseja cadastrar a disciplina na Grade Curricular.


Área da Disciplina: Informa a área de conhecimento da disciplina.


Ordem de Impressão: Define a ordem em que a Grade Curricular pode ser impressa no Histórico.


Aulas por semana: Neste campo digite o total de aulas que a disciplina terá por semana.


Créditos: Este campo serve para determinar o número de créditos das disciplinas. Esta informação é importante para a geração de débitos por quantidade de créditos do módulo Giz Recebimentos.


Carga Horária: Neste campo digite o total da carga horária anual da disciplina correspondente.


Duração de cada aula: Informe neste campo o tempo de duração de cada aula da disciplina. Caso o parâmetro Aulas Dadas em Horas tenham sido habilitados no cadastro de Cursos, o sistema fará uso deste campo para converter a quantidade de aulas dadas ou previstas no formato de horas aulas.


Apura Falta: Este campo deve ser ativado caso a disciplina estabeleça a apuração de frequência dos alunos. Se este parâmetro não for marcado, o sistema não habilita a opção de digitação de faltas para a disciplina.


Apura Nota: Este campo deve ser ativado caso a disciplina estabeleça a apuração de notas dos alunos. Se este parâmetro não for marcado, o sistema não habilita a opção de digitação de notas para a disciplina.


Considera para dependência: Ao habilitar este parâmetro configura-se no sistema que o aluno poderá fazer dependência da disciplina caso tenha sido reprovado por frequência ou por notas. Obedecendo é claro, o parâmetro de máximo de dependências informadas no cadastro de Cursos.


Considera para o cálculo de resultado final: Ao habilitar este parâmetro configura-se no sistema a obrigatoriedade da realização do cálculo de notas e faltas da disciplina para todos os alunos, e a exigência do aproveitamento escolar para aprovação.


Disciplina Estágio: As disciplinas estágio são específicas para avaliação do estágio realizado pelo aluno fora da instituição.


Avaliação de Condutas e Hábitos: Este campo deverá ser ativado caso o curso possua disciplinas que não fazem parte da grade curricular, mas que são avaliadas por critérios conceituais.


Disciplina comportamental: As disciplinas comportamentais são específicas para a avaliação do comportamento dos alunos dentro da instituição. São utilizadas para decrescer a nota dos alunos através das ocorrências disciplinares aplicadas pelo Giz Pedagógico.


Ministrada em Módulos: Este deve ser ativado quando a instituição tiver disciplina ministrada em módulos, ou  
seja, caso a instituição tenha várias atividades e deseja avaliar essas atividades.


:: Dica:

Caso exista aula teórica e prática para disciplina, é necessário incluir a mesma disciplina duas vezes na grade, ou seja, uma deve ser marcada como Disciplina Estágio e a outra sem a marcação.


Exemplo: Atividades: Futebol, Ballet e Capoeira. Nestas atividades avalia o conceito dos alunos, onde se tem uma disciplina chamada Módulo I, onde é informado o conceito para o aluno.


Base Comum e Diversificada: Neste campo classifique o tipo da disciplina na grade curricular. As disciplinas serão exibidas nos históricos escolares agrupadas em um dos dois tipos.


Formação Profissional: (Disponível na próxima versão)


Tipo de Nota: O sistema Giz permite realizar o lançamento de notas de três formas distintas:


  • Notas quando a avaliação for realizada com notas numéricas. Exemplo: 8; 13.5 ; 29.


  • Conceitos quando avaliada através de legendas. Os conceitos são definidos no cadastro de Parâmetros. Exemplo: B, MB, F.


  • Aptidão quando a avaliação é feita no conceito de apto/inapto ou sim/não.


Disciplina Principal: A disciplina principal é aquela que engloba duas sub-disciplinas.


Por exemplo:


A disciplina de matemática é principal e composta por duas outras disciplinas que apuram notas separadamente, álgebra e geometria.


Ou seja, existem duas disciplinas (sub-disciplinas) que vão compor a disciplina principal. Quando a disciplina avaliada para a montagem da grade curricular for uma sub-disciplina, o usuário deverá associá-la à disciplina de origem ou principal, digitando o código desta e/ou nome da disciplina neste campo.


Veja abaixo:


Sec img 017.jpg
A Disciplina Artes é sub-disciplina da disciplina História.


Valor proporcional à nota da etapa: Conforme o exemplo acima a NOTA da sub-disciplina Artes equivale 10% (Dez porcento) do total de pontos distribuídos a disciplina principal História, ou seja, informe neste campo a porcentagem da nota da sub-disciplina que equivale ao total de pontos distribuídos da disciplina principal.


Pela importância da Grade Curricular no sistema Giz é essencial que este cadastro seja realizado com sucesso. Qualquer erro neste cadastro fará com que erros ou resultados inesperados surjam durante a utilização do sistema.


Ao fim do cadastro é importante que seja realizada a impressão da Grade Curricular para conferências.


Sec img 018.jpg


:: Dica:

O relatório de modelo Oficial se apresenta como um ótimo recurso para esta finalidade.


Sec img 019.jpg


Aba Requisitos

Sec img 016c.jpg