Mudanças entre as edições de "Movimento de Funcionarios"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
(Nova página: <font face="Verdana"> <div style="text-align: justify;"> Todos os relatórios do Athenas3000 estão disponibilizados nesta opção. Poderão ser impressos diretamente ou visualizados a...)
(Sem diferença)

Edição das 17h23min de 20 de maio de 2010

Todos os relatórios do Athenas3000 estão disponibilizados nesta opção. Poderão ser impressos diretamente ou visualizados antes. Também é possível salvar alguns relatórios em disco para ser enviado por e-mail.


SEFIP/CAGED/GRRF

Para facilitar o cumprimento dessas obrigações, estão centralizadas em uma tela as formas de gerar os arquivos para exportação para SEFIP, GRRF e CAGED. Trataremos aqui apenas da forma de geração dos arquivos, para a importação nos respectivos programas, entre em contato com o suporte técnico da Caixa Econômica para Sefip e com o suporte técnico do MTE para o Caged.


SEFIP

Athenas folha pag img 194.jpg


O SEFIP é destinado às empresas que mantenham empregados, independentemente do número, com contrato de trabalho regido pela CLT. Devem informar todas as pessoas físicas ou jurídicas sujeitas ao recolhimento do FGTS ou às contribuições/informações à Previdência Social.


Nesta tela serão definidos os parâmetros para o arquivo SEFIP.RE


Recolhimento do FGTS


Indicador:


• Deve ser: 1 (GFIP no prazo); 2 (GFIP em atraso); ou branco quando não houver recolhimento.

• Esse campo é obrigatório para os códigos de recolhimento: 115, 130, 145, 150, 155, 307, 317, 327, 337, 345, 608, 640, 650 e 660.

• Os Códigos de recolhimento: 145, 307, 317, 327, 337, 345 e 640 só aceitam indicador igual a 2 (GFIP em atraso) e não pode ser informado, para os códigos de recolhimento: 903, 904, 905, 907, 908, 909,910 e 911.

• Não pode ser informado na competência 13.


Data:


• Só pode ser informado se o Indicador de Recolhimento FGTS for igual a 2 e a data informada deve ser posterior ao dia 07 do mês seguinte ao da competência e deve ser dia útil.


Obs.: O campo Código de Recolhimento determina a obrigatoriedade deste indicador


Recolhimento da Previdência Social:


Indicador:


• Deve ser 1 (no prazo), 2 (em atraso) ou 3 (não gera GPS).

• Deve ser sempre igual a 3, para os códigos de recolhimento 145, 307, 317, 327, 337, 345, 640, 660 e para recolhimento de empregador doméstico.

• Deve ser 1(no prazo) ou 2 (em atraso), para competência 13.


Data:


• Só pode ser informado se Indicador de Recolhimento Previdência Social for igual a 2 e a data informada for posterior ao dia 02 do mês seguinte ao da competência.

• Sempre que não informado o campo deve ficar em branco.


Athenas folha pag img 195.jpg


Cód. Recolhimento – Selecionar o código devido a essa informação. Ver tabela Código de Recolhimento do Sefip no final deste manual.


Outros campos:


Athenas folha pag img 196.jpg


GRRF

Athenas folha pag img F999.jpg


Athenas folha pag img F66.jpg Clique aqui para entrar na tela da GRRF;


Athenas folha pag img F67.jpg Informe exatamente a mesma data que foi informação no cálculo da rescisão;


Athenas folha pag img F68.jpg A data do pagamento o sistema entenderá que será a mesma da data do pagamento da rescisão e mesmo que o cliente antecipe não é necessário mudá-la, exceto se o cliente pagar em atraso, então essa data deve ser digitada corretamente afim de que quando o arquivo for levado para conectividade à mesma já solicite os índices de reajustes dos valores e apure os mesmos;


Athenas folha pag img F69.jpg Não altere, deixe sempre esta opção;


Athenas folha pag img F70.jpg Na tela do cálculo da folha é gerado um código automaticamente quando iniciamos o processo, então busque este código e digite-o aqui dentro, lembrando que este não pode faltar, isso descartar o uso dos campos SEÇÃO E FUNCIONÁRIO, TODAS FILIAIS;


Athenas folha pag img F71.jpgObserve sempre o caminho para onde o arquivo GRRF. RE esta sendo gerado, pois quando acessar a conectividade e usar a opção de importação do arquivo deverá buscá-lo exatamente do mesmo local, o processo de importação e fechamento na conectividadde segue o manual da conectividade;


CAGED

Athenas folha pag img 197.jpg


A empresa deve informar ao Ministério do Trabalho e Emprego todo empregado admitido, desligado ou transferido com contrato de trabalho regido pela CLT, ou seja, que tenha efetuado qualquer tipo de movimentação em seu quadro de empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.


O CAGED é utilizado, ainda, pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais.


Nesta tela serão definidos os parâmetros para geração do arquivo CAGED.


Alteração no Cadastro CAGED:


Athenas folha pag img 198.jpg


Ocorrências

Athenas folha pag img 199.jpg


Nessa tela aparecerão os erros encontrados ao gerar o arquivo.


DARFS

Athenas folha pag img 200.jpg


Nesta tela serão informados os dados e valores referentes aos Dares da competência e Obrigações Fiscais. O programa o trará preenchido automaticamente, podendo ser alterado manualmente ou incluído um novo Darf se necessário.


Relatórios e Informações Anuais

Athenas folha pag img 233.jpg


Nesta tela estão concentrados os relatórios com informações de caráter anual e os campos irão variar de acordo com o Tipo da Informação/Relatório.


Athenas folha pag img 234.jpg


Tipo da Informação/Relatório


• RAIS - É uma importante coleta de dados para o Governo, é denominado Relação Anual de Informações Sociais - RAIS. Foi instituída pelo Decreto nº 76.900, de 23/12/75, a entrega da declaração é obrigatória e o atraso na entrega está sujeito à multa conforme previsto no art.25 da Lei nº 7.998/90.


• Informe de Rendimentos - É uma espécie de resumo de todo o rendimento pago ao longo do ano passado, incluindo o imposto de renda retido do salário, e as contribuições previdenciárias devidas ao INSS. A não entrega no prazo está sujeitas ao pagamento de multa por cada documento não entregue. Cabe empresa entregar o Informe de Rendimentos ao empregado para este então preparar sua declaração a de IR.


• Relatório para DIRF - É um relatório para conferencia antes da geração do arquivo para DIRF.


• DIRF - A Dirf é a declaração feita pela fonte pagadora, destinada a informar à Receita Federal o valor do imposto de renda retido na fonte, dos rendimentos pago ou creditados para seus beneficiários.


• Detalhado - Ver o que é


• Ficha Financeira - É um relatório que exibe valores que integram a RAIS, IR, 13º Salário e outros complementares.


• Relação dos Salários de Contribuição - Abre uma tabela para preenchimento manual dos valores.


Athenas folha pag img 235.jpg


• Discriminação Parc. Salários Contribuição - Relatório baseado nas informações da Folha de Pagamento ou nas descritas no tópico anterior.