Mudanças entre as edições de "Cancelamento com Acerto Financeiro"

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'''3º)''' [[Cálculo]] 3 com base na quantidade de dias letivos. Caso não existam aulas cadastradas e nem data inicio e final na turma, o sistema vai verificar os dias do período letivo do curso do aluno em cadastro de Cursos.
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'''3º)''' [[Cálculo 3]] com base na quantidade de dias letivos. Caso não existam aulas cadastradas e nem data inicio e final na turma, o sistema vai verificar os dias do período letivo do curso do aluno em cadastro de Cursos.
 
   
 
   
  

Edição das 09h51min de 15 de dezembro de 2008

Disponível somente no Sistema Giz Escola e Faculdade


Nesta opção o usuário pode utilizar quando por algum motivo de cancelamento ou desistência por parte do aluno, neste caso o usuário pode esta devolvendo ou recebendo do aluno referente ao valor contratado.


Mas, primeiro o usuário deve verificar duas situações de cadastro, para utilizar a opção com sucesso.


1º) Verificar no cadastro de Turmas na opção Cancelamento de matrícula se está definido o percentual de matrícula e de taxa de multa por desistência;


2º) Verificar no cadastro de Situação de Matrícula se estão criadas as situações que se aplica a taxa de matrícula e a taxa de multa;


Verificado estas situações o usuário esta hábito a fazer o cancelamento com acerto financeiro.


O sistema realiza o cálculo do acerto financeiro com base na prioridade e critérios a seguir:


1º) Cálculo 1 com base nas aulas cadastradas. Ou seja, verifica a carga horária total do curso e a carga horária que o aluno cumpriu até a data de cancelamento;


2º) Cálculo 2 com base na data de inicio e término da turma. Caso não exista aulas cadastradas para o aluno, o sistema vai verificar se a turma possui data inicial e final. Caso possua, o sistema verifica se a data de inicio da turma é maior que a data de matrícula do aluno.


3º) Cálculo 3 com base na quantidade de dias letivos. Caso não existam aulas cadastradas e nem data inicio e final na turma, o sistema vai verificar os dias do período letivo do curso do aluno em cadastro de Cursos.


4º) Cálculo 4 Caso não tenha nenhuma das informações dos itens 1,2 e 3, o sistema vai pedir que o usuário entre com umas das informações abaixo:


a) As aulas cadastradas;


b) Data inicio e final da turma;


c) Número de dias do período letivo, ou usuário entra com o percentual de aulas assistidas e calcula o valor negociado.


Os valores que são exibidos na tela de cancelamento de acerto financeiro, são calculados da seguinte forma:


 Contratado       Devido até a data     Restituir


Bas img 146.jpg


Exemplo: O aluno pediu o cancelamento no dia do vencimento da segunda parcela, neste caso a instituição vai está recebendo do aluno o valor de R$ 95,88, onde foi gerado seis títulos no valor de R$ 60,00 totalizando o montante de R$ 360,00.


  • Matrícula contratado= R$ 360*10%= R$ 36,00;
  • Matrícula devido até a data= R$ 360*10%= R$ 36,00;
  • Aulas contratado=R$ 360,00 - R$ 36,00= R$ 324,00;
  • Aulas devido até a data=R$ 324,00*10%=R$ 32,40;
  • Multa contratado=R$ 324,00 - 32,40*30%= R$ 87,48;
  • Multa devido até a data=R$ 87,48;
  • Total Contratado=R$ 360,00;
  • Total devido até a data=R$ 36,00 + R$ 32,40 + 87,48= R$ 155,88.


As somas dos cheques/promissórias a devolver é de R$ 300,00 - R$ 204,12 que é o valor a restituir = 95,88 este é o valor que aluno tem que pagar por motivo de cancelamento, ou seja, o aluno já tinha pago R$ 60,00 da primeira parcela e mais R$ 35,88 das aulas assistidas até data do cancelamento mais a multa.


Bas img 147.jpg



Após informar se tem a devolver ou a receber o sistema abre a tela de forma de pagamento para registrar o lancamento.


Bas img 148.jpg


Registrado o lançamento abre a tela de impressão da solicitação de desistência conforme abaixo.


Bas img 149.jpg


Bas img 150.jpg