Mudanças entre as edições de "Envio de notificações pelo portal AIX Mail"
(→Principal) |
(→Principal) |
||
Linha 362: | Linha 362: | ||
− | :*Clicando no botão [[Imagem:icone_mais.jpg]] será possível inserir novas questões ao questionário. | + | :*Clicando no botão [[Imagem:icone_mais.jpg]] será possível inserir novas questões ao questionário. Para isso você deve informar o '''Assunto''', o '''Tipo de Resposta''', a '''Fonte''', a '''Descrição''', a '''Dificuldade''' e a '''Data de Cadastro'''. Depois, deve selecionar o questionário ao qual a pergunta será inserida e clicar em '''Adicionar questões'''. |
Edição das 13h46min de 15 de maio de 2018
- O Portal AIX Mail é a plataforma pela qual serão enviadas mensagens e notificações para o aplicativo ExtraClasse.
- Depois de realizar a Carga de Dados, acesse o portal AIX Mail para ter acesso a estatísticas, assinantes (alunos e responsáveis que tiveram as informações exportadas por meio da carga de dados ou que acessaram o aplicativo) e envio de mensagens.
- A área de trabalho do AIX Mail é dividida em seis abas.
Índice
Aba Dashboard
- A página inicial do portal é chamada de Dashboard, que é um painel que exibe diversos indicadores.
- Responsáveis/Registrados: O campo superior mostra a quantidade de responsáveis que tiveram as informações transmitidas por meio da Carga de Dados e o campo inferior mostra a quantidade de responsáveis que efetuaram login no aplicativo.
- Alunos/Registrados: O campo superior mostra a quantidade de alunos que tiveram as informações transmitidas por meio da Carga de Dados e o campo inferior mostra a quantidade de alunos que efetuaram login no aplicativo.
- Android/Dispositivos: O campo superior mostra a quantidade de dispositivos Android cadastrados e o campo inferior mostra a quantidade de dispositivos Android que acessaram o aplicativo.
- IOS/Dispositivos: O campo superior mostra a quantidade de dispositivos IOS cadastrados e o campo inferior mostra a quantidade de dispositivos IOS que acessaram o aplicativo.
- Os indicadores acima mostram a quantidade de mensagens que foram enviadas, a quantidade de mensagens lidas e a quantidade de erros de envio. Mostra também quantos destinatários selecionaram a opção Não quero mais receber e-mails.
- O indicador acima mostra em ordem de popularidade os cinco navegadores (Chrome, Firefox, Internet Explorer, etc.) mais utilizados pelos usuários cadastrados no aplicativo.
- O indicador acima mostra em ordem de popularidade as cinco principais plataformas (Android, IOS, etc.) utilizadas pelos usuários cadastrados no aplicativo.
- O indicador acima mostra a quantidade de assinantes registrados no aplicativo e a quantidade de inativos. Mostra também a quantidade de usuários que desativaram a conta ou que foram desativados pelo administrador.
Aba Assinantes
- Os assinantes são todos os usuários cadastrados no aplicativo, seja os que tiveram as informações exportadas por meio da Carga de Dados, seja os que baixaram e fizeram o cadastro no aplicativo por conta própria.
- Para cadastrar um novo assinante, clique em Adicionar novo assinante.
- Informe o Nome, E-mail e Telefone Celular do assinante e clique em Salvar.
- Clicando na opção Importar CSV será possível importar listas de contatos de usuários que estejam salvas em formato CSV (Excel).
- Clicando na opção Exportar CSV será possível salvar um arquivo CSV (Excel) com os dados dos assinantes cadastrados.
- Nesta aba também é possível pesquisar informações sobre alunos e responsáveis já cadastrados no aplicativo. Para isso realize pelo menos um dos filtros e clique em Pesquisar.
- Serão exibidos os assinantes que correspondem ao filtro realizado.
- Ao clicar no assinante desejado, será possível visualizar informações sobre ele.
- Na aba Dados Gerais são exibidos o número de registro, nome, e-mail e telefone celular do assinante.
- Nesta aba também é possível desativar a conta do assinante, selecionando a opção Inativo e clicando em Salvar.
- Na aba Mensagens são exibidas as mensagens enviadas para o assinante. Para ler o conteúdo da mensagem, clique em Ver.
Aba Listas
- Neste menu é possível criar listas específicas para enviar mensagens aos assinantes e editar as listas já existentes.
- As listas devem ser usadas para enviar mensagens direcionadas somente a um determinado tipo de assinante, como alunos de uma turma ou turno específicos.
- Para criar uma nova lista, clique em Adicionar nova lista.
- Informe um Nome para a lista e informe se ela está ativa ou inativa.
- Selecione os usuários que deseja acrescentar. Para selecionar mais de um, pressione a tecla Ctrl enquanto clica nos usuários desejados. Para concluir, clique em Adicionar assinantes.
- Para visualizar os usuários que fazem parte da lista, clique em Ver membros.
Aba Mensagens
- Por meio desta aba será controlado o envio das mensagens aos destinatários determinados.
- Nesta tela é possível realizar o envio de mensagens por E-mail, SMS e pelo aplicativo ExtraClasse para os assinantes.
Escrever Mensagem
- Selecione o tipo de mensagem que deseja enviar e no campo Remetente informe o e-mail e o nome do remetente.
- É possível enviar a mensagem de duas formas: para os assinantes selecionados a partir do filtro acadêmico ou para os assinantes membros de uma lista fechada.
- Enviar para filtro acadêmico: Essa forma de envio consiste em realizar um filtro determinado e enviar as mensagens para os destinatários selecionados por meio desse filtro.
- O preenchimento dos campos De (e-mail) e De (nome) são obrigatórios.
- Os filtros devem ser feitos de acordo com a necessidade da escola. No campo Destinatários selecione entre Aluno, Pai, Mãe, Financeiro, Avalista e Acadêmico.
- Em seguida, informe os filtros de Período Letivo, Unidade, Turno, Curso, Série e Turma.
- Após selecionar os filtros, preencha o Assunto, escreva a mensagem no campo Corpo da Mensagem e clique em Enviar para filtro acadêmico. Será aberta uma tela para seleção individual dos e-mails de destino.
- OBSERVAÇÃO: Nenhum destinatário será duplicado. Quando o aluno for seu próprio responsável ou estiver enturmado em mais de uma turma, os campos de Responsabilidade e Turma terão as mesmas informações.
- Enviar para lista fechada: Essa opção permite o envio de mensagens para uma lista específica (criada anteriormente na aba Listas) e também permite o envio para um destinatário em específico.
- No campo Assinantes é possível adicionar um por um dos alunos ou responsáveis que receberão a mensagem e no campo Listas é possível selecionar as listas específicas que receberão a mensagem.
- Tags: Neste campo informe palavras-chave relacionadas à mensagem que está sendo enviada.
- Questionário: Se o seu objetivo for enviar um questionário (anteriormente criado na aba Questionários) para os assinantes, selecione-o neste campo.
- Enviar questionário para dispositivos que já o tenham respondido anteriormente:
- Assunto: Informe o assunto da mensagem.
- Corpo da mensagem: Neste campo será escrita a mensagem que será enviada. Este campo possui ferramentas de edição padrão que se assemelham a outros editores de texto padrão.
- Depois de redigir a mensagem é possível enviá-la ou salvá-la como rascunho.
Rascunhos
- Quando uma mensagem está sendo redigida, é possível salvá-la como rascunho. Todos os rascunhos que não foram enviados serão exibidos nessa aba.
- Para apagar um rascunho, selecione-o e clique em Remover rascunhos.
- Para ver o conteúdo do rascunho clique em Ver. Se desejar enviá-lo como mensagem clique em Enviar.
- Ao selecionar a opção Enviar, o sistema retornará para a tela Escrever Mensagem, já com a mensagem criada. Será preciso apenas inserir os destinatários e o formato de envio.
Enviadas
- Nesta aba é possível visualizar as mensagens que foram enviadas e as mensagens em que houve erro no envio, além de acompanhar o status de leitura das mensagens pelos destinatários.
- Nesta tela também é possível cancelar as mensagens que foram enviadas. Para isso é preciso selecionar as mensagens desejadas e clicar em Cancelar Mensagens. As mensagens canceladas poderão ser restauradas a qualquer momento, caso não tenham sido excluídas definitivamente.
- Para visualizar os destinatários selecionados para recebimento de uma determinada mensagem, clique no número abaixo da coluna Destinatários. O sistema exibirá os destinatários e outras informações sobre o envio.
- Clicando Pesquisa Avançada será possível realizar a busca de mensagens já enviadas.
Canceladas
- Nesta aba é possível visualizar as mensagens que foram canceladas anteriormente na aba Enviadas.
- ATENÇÃO: As mensagens excluídas na aba Rascunhos não são encaminhadas para esta tela. Quando removidas, elas serão excluídas definitivamente.
- Após cancelar uma mensagem é permitido selecioná-la e restaurá-la ou removê-la permanentemente, clicando nos botões Restaurar Mensagens e Remover Permanentemente.
- Para visualizar a mensagem antes de exclui-la ou restaurá-la, clique no botão Ver.
Aba Usuários
- No menu Usuários serão cadastrados os usuários que terão acesso ao portal AIX Mail.. Aqui são também exibidos os usuários já cadastrados.
- Clicando no botão Editar será possível alterar as informações sobre o usuário ou exclui-lo.
- Para criar um novo usuário, clique no botão Criar novo usuário.
- Informe o Nome, a Unidade, o E-mail e a Senha do usuário. O campo E-mail não pode ser preenchido com um e-mail já cadastrado anteriormente.
Aba Questionários
- Por meio do portal AIX Mail é possível criar e enviar questionários e simulados para alunos e responsáveis por meio do aplicativo ExtraClasse.
Principal
- Nesta aba são definidos os parâmetros do novo questionário. Para criá-lo, clique no botão Adicionar novo questionário.
- Nome: Informe um nome para o questionário.
- Descrição: Descreva o tema do questionário. O texto escrito aqui será exibido para o destinatário na sua caixa de entrada.
- Senha: Informe uma senha para acesso ao questionário pelo destinatário, se for o caso.
- Abertura: Informe a data e a hora a partir das quais o questionário estará disponível para os destinatários.
- Fechamento: Informe a data e hora nas quais o questionário se encerrará.
- Duração: Informe a duração (em minutos) do questionário, ou seja, o tempo que o destinatário terá para respondê-lo, se for o caso.
- Tipo: Informe se o questionário é um Simulado ou uma Pesquisa.
- Selecione se deseja enviar para os usuários os resultados do questionário e o relatório de envio, e se deseja que o relatório possa ser repetido em outra ocasião.