Parâmetros Financeiro - Sistema Giz
Índice
Máscaras
Máscaras - Plano de Contas:
- A máscara do Plano de Contas é utlilizada na exportação das informações cadastradas no Giz para o sistema de contabilidade que a instituição utiliza.
- Se a instituição utiliza o GIZ Financeiro também utilizará a máscara do plano de contas para classificar as contas a pagar. Esta máscara é o formato em que o código de uma conta é apresentado. Uma máscara para o plano de contas pode ser criada utilizando os caracters "9" (número nove) e "." (sinal de ponto).
- Como um plano de contas é criado através da exposição das contas com seus títulos, códigos, funções, agrupamentos e relacionamento entre as contas e os grupos, a máscara do plano de contas é definida conforme a estrutura do plano de contas utilizado pela instituição.
Exemplo:
- 300 Despesas
| +------310 Despesas Pessoais | | | +-------311 Despesas Energia | | | +-------312 Internet por Cabo | +-------320 Despesas Profissionais | | | +-------321 Deslocações
- Considerando a classificação acima, o código para a conta Internet por cabo é 300.310.312. Para que seja possível cadastrar esta conta neste formato, é preciso definir a máscara do plano de contas no seguinte formato: 999.999.999, onde cada agrupamento representa os níveis da classificação da conta.
Atenção:
- Uma vez que a máscara do plano de contas for definida e existir algum cadastro de conta com o formato da máscara, a mesma não poderá mais ser alterada. Tal alteração implica em riscos de problemas nos lançamentos das contas.
Máscara do Centro de Custo:
- Assim como no plano de contas, também se torna necessário definir um formato para o código do centro de custo. O formato do código do centro de custo pode variar muito de instituição para instituição. O formato adequado tem de levar em conta o nível de detalhamento necessário para atender às necessidades específicas de cada instituição. Esta máscara é utilizada para classificar as contas a pagar dentro do Giz Financeiro, onde poderá fazer o rateio das despesas.
Situação padrão para títulos de terceiros
- Neste campo deve ser definido o tipo de situação padrão para os títulos de terceiros utilizados para pagamento dos fornecedores.
- O propósito é que toda vez que um título recebido de alunos for utilizado para efetuar pagamento da instituição o sistema altere a situação do título para o tipo de situação padrão neste tipo de operação. A situação do título só pode ser novamente alterada, caso necessário, pelo módulo GIZ Recebimentos.
Situação padrão para cheques próprios
- Neste campo deve ser definido o tipo de situação padrão para os títulos próprios da instituição utilizados para pagamento dos fornecedores.
- O propósito é que toda vez que um título próprio da instituição for utilizado para efetuar pagamento de fornecedores o sistema determine a situação do título para o tipo de situação padrão neste tipo de operação.
Situação padrão para títulos quitados
- ?
Outros Parâmetros: