Impressão de Histórico
Revisão de 09h16min de 7 de janeiro de 2021 por Francislane (discussão | contribs) (→Aba Principal)
Faculdade
Disponível somente no Sistema Giz Faculdade
O histórico escolar dos alunos é um dos principais documentos existentes na instituição. Nele estão as informações sobre, notas, quantidade de faltas e horas cursadas. Este documento poderá ser solicitado pelo aluno por diversas razões.
- A tela de Impressão de Histórico é utilizada para visualizar e/ou imprimir o Histórico Escolar dos alunos.
- O filtro de Curso e Habilitação são obrigatórios.
Filtros de impressão
Aba Principal
- Preencher Campo vazio com 'XXX': Esta opção coloca automaticamente os caracteres 'XXX' nos campos que não possuem informações.
- Imprimir o Total de Pontos no Concurso Vestibular: Esta opção exibe o total de pontos que o aluno obteve no vestibular da instituição. Para ser exibida esta informação, os pontos do vestibular têm que estar inseridos na matrícula.
- Não Imprimir disciplinas trancadas / canceladas: Para que as disciplinas nessa situação não sejam impressas no histórico.
- Exibir somente a última reprovação do aluno: Com este parâmetro o sistema irá mostrar apenas o ultimo registro do aluno em uma determinada disciplina.
- Não exibir semestre/ano para disciplinas a cursar: Com este parâmetro os campos Ano letivo e Semestre não serão exibidos para as disciplinas com situação "À cursar".
- Imprimir os Minutos no Total da Carga Horária: Esta opção calcula além das horas, os minutos no somatório da carga horária do histórico escolar.
- Não Imprimir as Disciplinas Reprovadas: Se esta opção for marcada, não serão exibidas as disciplinas em que o aluno foi reprovado.
- Não Imprimir as Disciplinas em curso: Esta opção não exibe as disciplinas que o aluno está cursando. São exibidas apenas as disciplinas já cursadas pelo mesmo. Para ser exibida esta informação, o usuário deve fazer o cálculo de notas e resultados marcando a opção Gerar Histórico Escolar.
- Não Imprimir as Disciplinas a cursar: Esta opção não exibe as disciplinas que o aluno ainda vai cursar. Exibe apenas as disciplinas já cursadas pelo mesmo. Para ser exibida esta informação, o usuário deve fazer o cálculo de notas e resultados marcando a opção Gerar Histórico Escolar.
- Imprimir eletivas somente no condutor específico: Esta opção exibe no histórico as disciplinas eletivas, desde que o condutor de dados específico esteja correto no layout do relatório. Em caso de dúvidas com relação às alterações de layout, entre em contato com o Suporte Técnico da AIX Sistemas.
- Imprimir optativas somente no condutor específico: Esta opção exibe no histórico as disciplinas optativas, desde que o condutor de dados específico esteja correto no layout do relatório. Em caso de dúvidas com relação às alterações de layout, entre em contato com o Suporte Técnico da AIX Sistemas.
- Permitir todas as habilitações do curso: Esta opção permite imprimir todas as habilitações associadas ao curso.
- Imprimir Casas Decimais na Nota do Aluno: Esta opção imprime o número de casas decimais escolhidas no campo Casas Decimais em todas as notas do aluno.
- Ordenação: O relatório pode ser ordenado por Ano Letivo, Série (Período), Nome da Disciplina, Código da Disciplina e Ordem da Grade.
- Não selecionar disciplinas vinculadas a ingressos cancelados/desistentes: Esta opção exibe no histórico somente as disciplinas do ingresso regular do aluno.
- Imprimir disciplinas que existem somente na matriz curricular: Com esta opção marcada, serão impressas apenas as disciplinas que existem na matriz curricular.
- Exibir disciplinas cursadas originalmente: Esta opção quando marcada exibe a disciplina que o aluno cursou da grade dele.
- Exibir equivalente da grade do aluno: Quando marcada esta opção, o sistema exibe a disciplina que é equivalente da grade do aluno que está fazendo.
- IMPORTANTE: Para o funcionamento das opções Exibir disciplinas equivalentes e Exibir equivalente da grade do aluno, é necessário que o cadastro das equivalência tenha sido efetuado. Caso não tiver o cadastro, independente das opções marcadas, aparecerá a disciplina que ele está cursando.
- Exportar para repositório de arquivos: Ao marcar esta opção, o documento criado poderá ser disponibilizado para download no portal WebGiz.
- Observação: Esta opção apenas estará ativa nesta tela, se no cadastro de parâmetros os campos, Pasta para repositório de arquivos do WebGiz e Caminho no servidor WebGiz onde estão os arquivos estiverem preenchidos no cadastro de Parâmetros.
- O documento será válido se possuir um código hash. A configuração deste código poderá ser efetuada com o auxílio do setor de suporte. Após a emissão do documento, é necessário validar o código pertencente ao documento, isto poderá ser feito no próprio endereço de acesso ao webgiz da instituição, seguido de /publico.
Aba Carga Horária
- Para o cálculo de carga horária total do aluno você pode selecionar quais situações serão consideradas no cálculo. Caso não selecione nenhuma situação, o sistema irá considerar da maneira que considerava antes.
Observação:
- Na tela de Digitação do Histórico outros dados podem ser definidos para serem inseridos na impressão do histórico, como:
- Observações: como o aproveitamento de créditos, etc;
- Monografia/Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
- Atividades Complementares: como as atividades extracurriculares/estágios/horas culturais, etc.
- Número de inscrição do aluno no Enade.
Portaria 1095 MEC
- Atendendo a solicitação do MEC da portaria 1095 de 25 de outubro de 2018, deve ser impresso no histórico escolar a relação das disciplinas cursadas, contendo o período, carga horária, notas ou conceitos, NOME DOS DOCENTES e a TITULAÇÃO.
- Para realizar a impressão dos docentes/professores com a titulação, é necessário alguns pré-requisitos:
- Cadastrar as titulações do professor na aba Titulação do Professor na tela do Módulo Registro Acadêmico | Cadastros | Professores.
- Cadastrar os professores para cada disciplina na aba Disciplinas na seção Professores da Disciplina da tela do Módulo Registro Acadêmico | Histórico Escolar | Digitação de Histórico.
- Importante:
- Também será necessário utilizar o campo PROFESSORES_TITULACAO do pipHistEsc dentro da personalização do layout de impressão, ou seja, tipo de relatório Personalizado (veremos abaixo). Caso tenha alguma dúvida em relação à personalização dos layouts, poderá entrar em contato com o suporte da AIX Sistemas para auxílio.
- NOTA: A apresentação da titulação no histórico terá a validação no ano/semestre de impressão do histórico com o ano/semestre da obtenção da titulação.
Exemplo: Professor obteve titulação em 01/2019.
1) Caso a emissão do histórico seja realizada em 2018, a titulação do professor não saíra na impressão.
2) Se a emissão do histórico for feita em 01/2019, a titulação sairá na impressão.
3) Caso o aluno realize a emissão do histórico em 2020 não sairá titulação referente aos períodos anteriores, ou seja, não saíra do ano/semestre 2019.
Tipos de Relatórios: Padrão Curso, Padrão AIX e Personalizado
- a) O layout do histórico para o tipo Padrão Curso deve ser editado no cadastro de Cursos - Faculdade.
- b) O Tipo Padrão AIX gera o modelo criado pela AIX Sistemas e não permite alterações.
- c) O Tipo Personalizado habilita o botão Layout, onde o usuário pode criar, alterar e incluir um novo modelo de relatório que melhor o atende.
- 1) Botão inclui um layout;
- 2) Botão abre o editor do layout.
Padrão Curso
Modelo Padrão AIX
Modelo Personalizado
- Frente
- Verso
Giz Escola e Giz Ensino Profissionalizante
Disponível somente no Sistema Giz Escola e Ensino Profissionalizante
- A tela de Impressão de Histórico é utilizada para visualizar e/ou imprimir o Histórico Escolar dos alunos.
- O campo Curso é de preenchimento obrigatório.
Filtros de impressão
- Imprimir Ensino fundamental no verso: Para impressões de histórico para cursos profissionalizantes, o sistema permite imprimir no verso da folha o histórico do aluno no curso de ensino fundamental.
- Imprimir ensino fundamental em páginas separadas: Desta forma o sistema realiza a impressão em páginas separadas.
- Imprimir Histórico profissionalizante: Com esse parâmetro marcado o sistema imprime o histórico do aluno com formato de curso profissionalizante.
- Imprimir Histórico profissionalizante com 6 colunas: Com esse parâmetro marcado o sistema imprime o histórico do aluno com formato de curso profissionalizante, disponibilizando 6 colunas de impressão.
- Imprimir Histórico técnico: Com esse parâmetro marcado o sistema imprime o histórico do aluno com formato de curso técnico.
- Preencher campo vazio com: Marcando este parâmetro você deve definir qual caractere vai identificar os campos vazios no histórico.
- Considerar apenas disciplinas aprovadas para soma de carga horária: Desta forma o sistema considera apenas as disciplinas aprovadas.
- Imprimir histórico em ordem de código de disciplina: O sistema emite o histórico ordenando as disciplinas que o aluno cursou pelo código da mesma.
- Imprimir decimais de carga horária: No campo destinado à carga horária o sistema imprime a carga horária com duas casas decimais.
- Imprimir nome do aluno na segunda página: Marcando esse parâmetro o sistema exibe na segunda página do histórico o nome do aluno.
- Imprimir dados em branco quando não existir: Onde não existirem dados para serem preenchidos, o sistema exibe em branco o campo destinado.
- Abreviar o texto:"BASE NAC COMUM": Marcando este parâmetro o sistema altera o texto no histórico escolar abreviando a frase BASE NACIONAL COMUM.
Tipos de Relatórios: Padrão Curso, Padrão AIX e Personalizado
- a) O layout do histórico para o tipo Personalizado deve ser editado no cadastro de: Cursos Escola ou Cursos - Ensino_Profissionalizante
- b) O Tipo Padrão AIX gera o modelo criado pela AIX Sistemas e não permite alterações.
- c) O Tipo Personalizado habilita o botão Layout, onde o usuário pode criar, alterar e incluir um novo modelo de relatório que melhor o atenda.
- 1) Botão inclui um layout;
- 2) Botão abre o editor do layout.
Modelo Padrão Curso
Modelo Padrão AIX
Modelo Personalizado