Turmas - Giz Escola

De Wiki AIX
Revisão de 17h43min de 5 de abril de 2021 por Francislane (discussão | contribs) (Aba Dados Gerais)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa


Atenção






Aba Turma

  • Nesta opção o usuário cadastra todas as turmas dos cursos oferecidos pela unidade escolar. Os dados informados neste cadastro permitem ao sistema identificar cada uma das turmas em que os alunos vão estudar.


  • Assim como no cadastro de Cursos - Giz Escola | Aba Cursos, existem alguns parâmetros fundamentais:


Bas img 302.jpg


Código da turma: Utilizado para identificar as turmas em todas as pesquisas de turmas do sistema. O código pode ser criado com letras e/ou números e pode conter até oito caracteres.

  • Exemplo: EM1A (Ensino Médio 1A)


Unidade: Ao criar uma turma, esta deve ser associada a uma unidade, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma a associação da turma à unidade permite ao sistema identificar os alunos por unidade.


Descrição da Turma:Aqui é registrada uma breve descrição sobre a turma, para caso o usuário tenha alguma dúvida sobre a mesma. Exemplo: 1º Ano do EF (Ensino Fundamental).


Curso: Ao criar uma turma, esta deve ser associada a um curso, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma, a associação da turma ao curso permite ao sistema identificar os alunos por curso.


Multi-seriada: Quando uma turma é classificada como multi-Seriada ela está sendo definida como uma turma em que as disciplinas oferecidas nesta turma podem ser matriculadas por alunos de outros cursos.


Série/Período/Ano: Este campo equivale ao período/série do curso. Uma turma pode ser classificada em alguns dos períodos/turmas dos valores cadastrados no intervalo de série inicial e final do cadastro de curso.


Turno: Ao criar uma turma, esta deve ser associada ao turno em que as aulas da turma acontecem.


Ano da Matriz Curricular (Grade curricular): Este campo caracteriza-se como o principal campo do cadastro. É através do ano da Grade Curricular que o sistema Giz reconhece as disciplinas (componentes curriculares) que os alunos matriculados na turma podem cumprir.


:: Dica:

Estão disponíveis para seleção somente o ano da matriz curricular que foram cadastrados no cadastro de grade curricular para o curso/habilitação e série da turma.


Curso Vinculado: Selecione o curso vinculado quando o aluno da turma cursar todas as disciplinas, no caso de estar marcada a opção Curso vinculado à grade de outro curso no Cadastro de Cursos.


Professor e Sala: São campos de aplicação meramente informacional e seu uso é opcional. O sistema não faz nenhum uso destes campos para quaisquer tipos de processamentos.


Turma Sucessora: Este campo identifica a próxima turma que os alunos da atual turma que atingirem aproveitamento para aprovação deverão cumprir no próximo período letivo. Este campo é utilizado pelo sistema para fazer a Promoção automática dos alunos.


Utiliza múltiplas turmas sucessoras: Marcando este parâmetro o sistema permite mais de uma turma sucessora no curso. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro Somente turmas sucessoras mesmo curso.


Somente turmas sucessoras mesmo curso: Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro Somente turmas sucessoras mesma habilitação.


Somente turmas sucessoras mesma habilitação: Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma e mesma habilitação.


Bas img 302a.jpg


Não considera para geração do Educasenso: Marcando esse parâmetro o sistema deixa de considerar a turma na geração do Educasenso.


Banco e Conta Corrente: Nesta opção a instituição pode definir qual banco e conta corrente deseja imprimir os boletos no Módulo Recebimentos.


Aba Dados Gerais

Bas img 302bx.png


  • Débitos da Matrícula:


  • Data da Turma: Data de início e término das aulas dessa turma.


  • Associar Disciplinas à Turma: Ao clicar neste botão o sistema cria automaticamente o cadastro de disciplinas por professor a partir da grade curricular criada.


  • Situação da Turma: Nesta opção vai constar em que situação encontra a turma no momento. (Confirmada, Adiada , Não Confirmada, Cancelada, Em andamento e Encerrada).


  • Cancelamento de Matrícula: Nesta opção a instituição pode definir o percentual da matrícula para cancelamento e percentual da multa por desistência no decorrer do período.


:: Dica:

Para alterar a situação da turma, é necessário entrar no módulo básico, no cadastro Alterar situação da turma.


  • Convênio: Neste campo deve ser definido o convênio que será exibido no relatório.


  • Dados educacenso: Nesta seção, serão preenchidos os campos para processamento do educacenso - ID da turma, Modalidade e Etapa da Turma.


  Nova Carteirinha Digital
  • Para o processo de exportação dos dados para emissão da nova ID Estudantil no sistema SEB é necessário que o(s) campo(s) Modalidade e Etapa da Turma estejam preenchidos.


Atenção:
  • Este campo é utilizado tanto para a realização do Censo Escolar como para a exportação para nova ID Estudantil.
  • Lembrando que, mesmo se a instituição de ensino não realizar o Censo Escolar no sistema ERP-AIX, para efetuar a exportação dos dados em lote, torna-se necessário atualizar as tabelas do censo no sistema.


  • Clique aqui para saber mais sobre a exportação de dados para a ID Estudantil.



  • Linha de Ação: Neste campo seleciona-se a linha de ação após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.


  • Clientela: Neste campo seleciona-se a clientela após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.


  • O botão Imprimir emite o relatório das turmas. Relatório de relação das turmas. Faça a seleção desejada e clique no botão OK.


Bas img 306.jpg


Bas img 307.jpg

Aba Dados complementares

  • Na aba Dados complementares. o sistema listará todos os campos, cadastrados no Cadastro de Domínios para o grupo Dados complementares da turma.


Bas img complementares.jpg


Aba Planos de Pagamentos Válidos

  • Se a geração de débitos for por plano de pagamento, nessa aba deve ser associado todos os planos de pagamentos possíveis para essa turma.


  • Como associar os planos de pagamentos:


  • 1- Clique no botão Novo que encontra-se na horizontal da tela;
  • 2- Escolha o plano de pagamento clicando na Lupa.
  • 3- Em seguida confirme a inclusão clicando em Ok.


Bas img 303.jpg


Aba Descontos Válidos

  • Nesta opção o usuário informará os descontos que vão ser agregado a turma e o valor máximo de desconto a serem concedidos.


Bas img 304.jpg


:: Dica:

Para definir quais o tipo de desconto que vão estar restrito a turma, ver no Módulo Recebimentos em Cadastro|Tipos de Descontos


Aba Inscrição Web

Inscrição web.jpg


Reserva de Matrícula Web:

Divulgar matrícula na web: Marcando este parâmetro o sistema disponibiliza esta turma no Web Giz, no momento da Pré Matrícula on-line.

Data Inicial e Data Final: Neste campo você deve definir o período em que a turma estará disponível.


Aba Faixas de Horários de Entrada

  • Nesta opção o usuário poderá definir quais as faixas de horários de entrada da turma, isso para as instituições que tenha o Módulo Frequência.


Bas img faixa 305.jpg


Aba Salas

  • Nesta opção o usuário poderá definir quais as salas que estão destinadas a turma cadastrada.


Bas img salas 305.jpg


Aba Disciplinas/Professores

  • Nesta opção, o usuário consulta as Disciplinas e os Professores associados à turma e subturma. Esta última, caso a instituição trabalhe.


Bas img disciplinas 305x.png


  • O sistema apresenta as colunas: Código, Nome da Disciplina, Subturma e Professor preenchidas de forma automática conforme associação realizada via cadastro Disciplinas por Professor.


  • Já as colunas Data de Início e Data de Término, serão preenchidas pelo usuário, caso a instituição deseja determinar o limite de tempo em que as subturmas/disciplinas poderão funcionar nesta turma, evitando que sejam feitos lançamentos pelos professores ​​fora dos limites da turma.


  • Importante
  • Para habilitar o preenchimento das colunas de Data de Início e Data de Término, será necessário o usuário cadastrar primeiramente o período de data inicial e final da Turma na aba Dados Gerais, no cadastro de Turmas. Em seguida, deverá acessar a aba disciplinas/professores para preenchimento.
  • Lembrando que nenhuma subturma/disciplina poderá ocorrer fora do intervalo de datas geral da turma.


Bas img disciplinas 305x1.png

Aba Atas de Resultados

  • Nesta opção você define uma mensagem que será exibida na Ata de Resultado Personalizada.


Bas img ata 305.jpg


Aba Tutores/Auxiliares

Nesta aba é possível vincular os professores tutores da turma. Esta funcionalidade tem vínculo direto com o preenchimento do Censo, já que aqui é determinada a função e o regime de contratação do professor-tutor.


Bas img 306a.jpg


Aba Censo

Nesta aba é possível inserir informações sobre a turma. Essas informações irão compor o Censo.


Bas img 306ab.jpg