Cursos - Giz Faculdade
Índice
Aba Cursos
O cadastro de cursos mantem informações sobre todos os cursos que a faculdade oferece. Tais informações são importantes para a construção das turmas, matrizes curriculares e efetuação da matrícula dos alunos.
Antes da realização do cadastro de cursos é recomendado que se tenha realizado o cadastro de Documentos, já que os mesmos serão necessários para definir os documentos que serão exigidos pelos alunos do curso, no momento da realização da matrícula.
O cadastro de Cursos é dividido em diversas abas/páginas, cada página contém informações específicas do curso. Abaixo será tratado o conteúdo de cada uma destas páginas.
Aba Cursos
Na Aba Cursos são cadastradas as informações mais importantes do cadastro de cursos. Nesta aba são solicitados parâmetros que definirão para o sistema as características específicas do funcionamento do Giz em cada curso da instituição.
Cada parâmetro possui influência no resultado ou funcionamento do sistema e deve ser habilitado ou desabilitado com muita consciência pelo usuário.
Tipo de Curso: Este parâmetro serve para classificar o curso em alguma das cinco opções oferecidas pelo sistema. Este parâmetro é importante para o sistema no momento da criação do modelo do histórico escolar. Caso o curso seja do tipo Pós-Graduação um modelo de histórico diferenciado da graduação será habilitado com informações adicionais do professor da disciplina e da titulação do professor.
Série/Período: deve ser informado neste campo o intervalo de séries/períodos a serem compridas pelos alunos até a conclusão do curso. Por exemplo: um curso semestral com 4 anos de duração a séria inicial deve ser informado com o número 1 (um) e a final 8 (oito), totalizando assim 8 períodos que os alunos deste curso devem cumprir para a formatura.
Tem grade curricular: Este parâmetro deve ser habilitado para os cursos que possuem matriz curricular. Somente habilitando este parâmetro o sistema permitira que sejam associadas as disciplinas às turmas e aos alunos.
Aulas dadas reais: Este parâmetro determina, para o curso cadastrado, como serão calculadas as freqüências dos alunos, se é com base no número de aulas dadas reais passadas pelos professores nos diários de classes ou será com base na quantidade de aulas previstas determinada pela matriz curricular. Caso este parâmetro esteja marcado, o sistema entenderá que deverá ser com base no número de aulas dadas reais, se desmarcado, na quantidade de aulas previstas.
Aulas dadas em horas: Este parâmetro determina para o curso cadastrado se o sistema deve converter no formato de horas/aulas a quantidade de aulas (dadas ou previstas) e a quantidade de faltas dos alunos nos relatórios oficiais da instituição.
Caso este parâmetro esteja marcado, o sistema entenderá que deverá converter para horas/aulas a quantidade de aulas e faltas dos alunos, se desmarcado o resultado será exibido em quantidade de aulas e faltas.
A conversão em horas/aulas é realizada com base na duração da aula informada no cadastro da Matriz curricular.
Mínima para freqüência: Neste parâmetro deverá ser informado percentual de freqüência exigida dos alunos do curso, o sistema considerará este item no calculo de resultado final dos alunos.
Dias Letivos: Informe para cada curso o total de dias letivos cumpridos para cada série/período do curso. Esta informação será usada pelo sistema na emissão dos relatórios oficiais finais.
Média de aproveitamento: Informe em valores percentuais a média de aproveitamento mínima necessária, que os alunos devem ter ao final de cada série/período para obterem rendimento escolar necessário para aprovação por notas.
Dependência para o resultado final: Habilite este parâmetro caso exista para o curso cadastrado a condição do aluno realizar dependências, em outros períodos letivos, das disciplinas reprovadas.
Máximo de dependências: Caso o parâmetro anterior tiver sido habilitado, o usuário deverá informar a quantidade máxima de disciplinas que o aluno poderá ficar em dependência no período letivo corrente sem ser considerado reprovado.
Curso Anual: Informe este parâmetro caso o curso cadastrado tenha cada série/período com duração de um ano. Caso seja semestral deixe-o desabilitado. Se for habilitado o parâmetro o sistema tratará o curso como anual e nos relatórios oficiais usará a terminologia Série para cada ano do curso, se desabilitado o curso terá duração semestral e o sistema usará a terminologia Período.
Controle de Vagas: O controle de vagas pode ser realizado por turma ou por disciplina, depende da forma de matrícula da instituição. Escolha o tipo clicando sobre o mesmo.
Nota Fracionada: Ativando este campo o sistema aceitará valores inteiros e fracionários para as notas, caso contrário só será permitida a digitação de valores inteiros. Informe a quantidade de casas decimais se permitirá nas notas.
Matrícula por disciplina: Ativando este campo, o sistema habilita a especificação de cursos onde ocorre a matrícula por disciplinas isoladas, isto implicará em que, na efetivação da matrícula o sistema requisitará as disciplinas que o aluno irá cursar.
Layout padrão da ficha de matrícula: Esta opção estará acessível quando o usuário usar a ficha de matrícula personalizada no menu Outros Relatórios | Ficha de Matrícula. Depois do layout criado seleciona-se o mesmo nesta opção para que possa ser impressa na matrícula.
Área: Informar de qual área é o curso.
Exemplo: Exatas, humanas etc...
:: Dica:
É necessário cadastrar as áreas no Módulo Básico em Cadastro|ÁreasAba Habilitações
Pelo sistema Giz é possível definir para um único curso uma ou mais habilitações, dispensando assim a necessidade de cadastrar um curso para cada habilitação. Cada habilitação de um curso pode possuir uma Matriz Curricular específica.
Os cadastros das habilitações são realizados através de duas páginas: Habilitações e Propriedades da Habilitação.
Pela aba Habilitações são cadastradas as habilitações de um curso.
A tela acima ilustra o uso das duas páginas para o cadastro da habilitação. Observe que na tela do fundo a habilitação é selecionada e na tela da frente os dados da habilitação são cadastrados na aba de Propriedades da habilitação.
Propriedades da Habilitação
Na aba Propriedades da habilitação são cadastrados os dados complementares da habilitação.
Os dados da aba Propriedades da habilitação serão utilizados pelo sistema para impressão no histórico escolar.
Necessário informar o título atribuido a habilitação.
Disciplinas Optativas Obrigatórias a Cursar: Na opção é informado a quantidades de disciplinas, total de créditos, total da carga horária sem as optativas e a carga horária total do curso (incluindo optativas e obrigatórias), pois vão ser através dessas informações que vai ser possível saber quais são as disciplinas que faltam serem cursadas dentro do curso. Essas informações serão comparadas no relatório de disciplinas a cursar.
Aba Documentos
Pela Aba Documentos são associados aos cursos os documentos que serão exigidos para a matrícula dos alunos.Os documentos aqui cadastrados irão aparecer na tela de matrícula para que sejam definidos com a situação de entregues ou pendentes.
Para associar um documento é necessário que os mesmos tenham sido cadastrados anteriormente.
Utilize o navegador posicionado abaixo do grid de documentos para associar e remover um documento ao curso. Não será permitido remover um documento que tiver sido associado ao aluno pela tela de matrícula.
Aba Histórico Escolar
É comum em algumas instituições de ensino o aluno cursar disciplinas da matriz curricular de outros cursos. A opção de cursos vinculados existe para que o usuário defina em quais outros cursos os alunos do curso que está sendo cadastrado poderão cursar disciplinas.
Caso o usuário não defina estes dados o sistema fará impressão separada dos históricos escolares para cada curso onde o aluno tiver cursado alguma disciplina. Sendo definido os cursos vinculados a impressão se dará em um mesmo histórico agrupando todas as disciplinas.
O parâmetro Usa a descrição da disciplina (150 caracteres) serve para que o usuário possa escolher se o sistema utilizará o campo nome da disciplina ou o campo descrição da disciplina no histórico escolar.
Quando habilitada a opção o sistema utiliza a descrição da disciplina na geração, digitação e impressão do histórico escolar. Quando desmarcada a opção o sistema utiliza o nome da disciplina na geração , digitação e impressão do histórico escolar.
Aba Taxas Extras
Na Aba Taxas Extras é possível associar taxas extras aos diversos cursos existentes na instituição.
Esta opção é utilizada quando a instituição possui taxas específicas para cada curso. Ao fazer a associação de uma taxa a um curso, esta taxa será sugerida ao aluno na tela de matrícula dos módulos Básico ou Secretaria/Registro Acadêmico.
A opção de Taxa Obrigatória serve para o sistema já inserir a taxa para o aluno, assim que o mesmo for enturmado no curso.
Esta opção também será utilizada na Promoção Automática, associando as taxas obrigatórias aos alunos enturmados.
O botão Importar Taxas Extras é utilizado para importar as taxas extras do Giz Recebimentos. Ao clicar no botão, aparece a listagem de todas as taxas extras cadastradas no Giz Recebimentos.
O usuário pode marcar qual das taxas deseja importar e marcar qual delas será obrigatória no curso.