Grade Curricular
Disponível somente nos Sistemas Giz Escola e Ensino Profissionalizante
Os cadastros de grade curricular juntamente com o cadastro de disciplinas por professor constituem os dois principais cadastros de preparação do ambiente de utilização do Giz Secretaria. A partir destes cadastros o sistema é capaz de imprimir diários de classes, permitir o lançamento de notas e faltas, gerar o quadro de horários do professor, apurar o resultado dos alunos etc.
A Grade Curricular deve ser cadastrada para os cursos que possuem especificações disciplinares.
A montagem da Grade Curricular é muito importante para se ter o controle de todos os dados atinentes à carga horária de cada disciplina, à quantidade de aulas por semana.
No módulo Giz Secretaria é possível criar e utilizar mais de uma Grade Curricular por curso. Cada Grade Curricular criada no sistema está associada a um ano de grade, como ilustra a tela acima.
Esta característica permite que sejam utilizadas matrizes curriculares distintas para alunos de mesmos cursos.
A Grade Curricular é montada associando as disciplinas do curso em suas respectivas séries e ano de grade. Para cada disciplina incluída na grade curricular devem ser informadas as seguintes propriedades:
Série: Campo que identifica o número da série do curso em que se deseja cadastrar a disciplina na Grade Curricular.
Disciplina: Campo para associação da disciplina da Grade Curricular na série do curso. As disciplinas são pesquisadas a partir do Cadastro de Disciplinas.
Carga Horária: Nesse campo digite o total da carga horária anual da disciplina correspondente.
Aulas por semana: Nesse campo digite o total de aulas que a disciplina terá por semana.
Duração de cada aula: Informe neste campo o tempo de duração de cada aula da disciplina. O sistema fará uso deste campo para converter a quantidade de aulas dadas ou previstas no formato de horas aulas, caso o parâmetro Aulas Dadas em Horas tenha sido habilitado no cadastro de curso.
Créditos: Esse campo serve para determinar o número de créditos das disciplinas, esta informação é importante para a geração de débitos por quantidade de créditos do módulo Giz Recebimentos.
Considera para o cálculo de resultado final: Ao habilitar este parâmetro configura-se no sistema a obrigatoriedade da realização do cálculo de notas e faltas da disciplina para todos os alunos, e a exigência do aproveitamento escolar para aprovação.
Considera para dependência: Ao habilitar este parâmetro configura-se no sistema que o aluno poderá fazer dependência da disciplina caso tenha sido reprovado por freqüência ou por notas. Obedecendo é claro, o parâmetro de máximo de dependências informadas no cadastro de cursos.
Avaliação de Condutas e Hábitos: Este campo deverá ser ativado caso o curso possua disciplinas que não fazem parte da grade curricular, mas que são avaliadas por critérios conceituais.
Disciplina comportamental: As disciplinas comportamentais são específicas para a avaliação do comportamento dos alunos dentro da instituição. São utilizadas para decrescer a nota dos alunos através das ocorrências disciplinares aplicadas através do Giz Supervisão.
Disciplina Estágio: As disciplinas estágio são específicas para avaliação do estágio realizado pelo aluno fora da instituição.
:: Dica:
Caso exista aula teorica e prática para disciplina é necessário incluir a mesma disciplina duas vezes na grade, ou seja, uma deve está marcado como Disciplina Estágio e a outra sem a marcação.
Apura Falta: Este campo deve ser ativado caso a disciplina estabelece a apuração de freqüência dos alunos. Se este parâmetro não for marcado, o sistema não habilita a opção de digitação de faltas para a disciplina.
Apura Nota: Este campo deve ser ativado caso a disciplina estabeleça a apuração de notas dos alunos. Se este parâmetro não for marcado, o sistema não habilita a opção de digitação de notas para a disciplina.
Tipo de Nota: O sistema Giz permite realizar o lançamento de notas de três formas distintas:
Notas quando a avaliação for realizada com notas numéricas.
Exemplo: 8; 13,5 ; 29 etc
Conceitos quando avaliada através de legendas. Os conceitos são definidos no cadastro de parâmetros.
Exemplo: B, MB, F etc.
Aptidão quando a avaliação é feita no conceito de apto/inapto ou sim/não.
Ministrada em Módulos: Este deve ser ativado quando a instituição tiver disciplina ministrada em módulos, ou seja, caso a instituição tenha várias atividades e deseja avaliar essas atividades.
Exemplo:
Atividades: Futebol, Ballet e Capoeira, nestas atividades avalia o conceito dos alunos, onde se tem uma disciplina chamada Módulo I, onde é informado o conceito para o aluno.
Base Comum e Diversificada: Neste campo classifique o tipo da disciplina na grade curricular. As disciplinas serão exibidas nos históricos escolares agrupadas em um dos dois tipos.
Disciplina Principal: A disciplina principal é aquela que engloba duas sub-disciplinas. Por exemplo, a disciplina de matemática é principal e composta por duas outras disciplinas que apuram notas separadamente, álgebra e geometria. Ou seja, existem duas disciplinas (sub-disciplinas) que vão compor a disciplina principal. Quando a disciplina avaliada para a montagem da grade curricular for uma sub-disciplina; o usuário deverá associá-la à disciplina de origem ou principal, digitando o código desta e/ou nome da disciplina neste campo. Veja abaixo:
A Disciplina Redação e expressão é sub-disciplina da disciplina Língua Portuguesa
Valor proporcional à nota da etapa: Conforme o exemplo acima a NOTA da sub-disciplina Redação e expressão equivale 10% (Dez porcento) do total de pontos distribuidos a disciplina principal Português, ou seja, informe nesse campo a porcentagem da nota da sub-disciplina que equivale ao total de pontos distribuídos da disciplina principal.
Pela importância da Grade Curricular no sistema Giz é essencial que este cadastro seja realizado com sucesso. Qualquer erro neste cadastro fará com que erros ou resultados inesperados surjam durante a utilização do sistema.
Ao fim do cadastro é importante que seja realizada a impressão da Grade Curricular para conferências
:: Dica:
O relatório de modelo Oficial se apresenta como um ótimo recurso para esta finalidade.