Enviar E-mail
- Esta opção permite ao usuário enviar e-mails para alunos, professores e responsáveis, utilizando os endereços de e-mails cadastrados no sistema.
- Para fazer uso desta opção é necessário configurar as informações de envio e recebimento (servidor) de e-mail utilizado pela instituição.
- Esta configuração é realizada em: Parâmetros | Integração | E-mail.
- Para a configuração de Proxy, veja: Parâmetros | Integração | Proxy.
- Para a configuração de SMS, veja: Parâmetros | Integração | SMS.
Configuração Inicial
- Ao abrir esta opção o sistema solicita a configuração dos parâmetros necessários para o envio de mensagens. Leia com atenção a mensagem de confirmação e prossiga as configurações.
- Nome: Informe o nome da sua instituição de ensino, este campo será o nome do remetente que aparece no e-mail do destinatário.
- End. Eletrônico: Endereço eletrônico que será usado para enviar as mensagens.
- End. Copia: Endereço eletrônico que será usado para receber uma cópia das mensagens enviadas.
E-mail Simples
É similar a opção convencional utilizada pelo gerenciador de e-mail que o usuário deve estar acostumado a utilizar. O usuário descreve o texto que deseja enviar, anexa um documento, se necessário, informa o assunto do e-mail.
Clicando no botão Para o sistema abre uma nova janela Seleção de Destinatários onde pode ser escolhidos os alunos para qual a mensagem deve ser encaminhadas, fazendo o filtro por unidade, curso, turma, série/período e etc.
A figura abaixo ilustra o envio de de um E-mail Simples para todos os alunos do 3º período do curso de Contabilidade.
Neste tipo de e-mail o usuário descreve um texto comum no corpo de texto do editor de e-mail e encaminha para as contas de e-mail do filtro configurado na caixa de diálogo.
Doc-Mail
O Doc-Mail é utilizado quando se deseja enviar mensagens personalizadas para os destinatários. O usuário deve confeccionar primeiro o texto ou documento no Gerador de Documentos. Na opção do destinatário o usuário poderá escolher o documento confeccionado no Gerador de Documentos e enviar para os alunos fazendo o filtro por unidade, curso, turma, série/período e etc.
A figura abaixo ilustra o envio de um Doc-Mail Carta de Devedores para todos os alunos do curso de contabilidade. Nesta situação a carta de devedores foi confeccionada no gerador de documentos para trazer os dados personalizados dos alunos e seus respectivos débitos em aberto.
Observações:
- Após a configuração do servidor de e-mail é necessário fechar o módulo Básico e abrir novamente para que o sistema possa carregar as novas configurações;
- Quando a opção Servidor requer conexão de segurança (SSL) estiver marcada está dependerá das DLL´s - libeay32.dll e ssleay32.dll - atualizadas para a garantia de seu uso. Caso não tenha estas DLL´s entre em contato com o suporte da AIX Sistemas.
- Existem dois tipos de e-mails que podem ser encaminhados pelo serviço de correio eletrônico do sistema Giz: E-mail simples e Doc-Mail, veja abaixo sobre os eles.