Visão Geral - WGiz

De Wiki AIX
Revisão de 14h09min de 3 de setembro de 2012 por Lorenac (discussão | contribs) (SEXTO PASSO: Cursos)
Ir para: navegação, pesquisa

Página em construção!


  • O tema desta página explica o funcionamento do sistema WGiz, seus requisitos e possibilidades de configuração.


  • Seguindo os passos abaixo você vai entender como deve realizar os cadastros e parametrizar o sistema para utilizá-lo corretamente, tirando proveito de todas as suas funcionalidades.


Cadastros Iniciais

PRIMEIRO PASSO: Período Letivo

  • O Período Letivo deve ser o primeiro cadastro realizado no sistema. É através do Período Letivo que começamos a alimentar o sistema.


  • Para inclusão do novo Período Letivo você deve acessar o menu Administração | Outros | Período Letivo.


  • TODOS os campos do cadastro do Período Letivo são de preenchimento OBRIGATÓRIO.


Visão Geral.jpg


SEGUNDO PASSO: Parâmetros

  • Para que o sistema se adapte às características de funcionamento de cada instituição é necessário realizar uma configuração, informando parâmetros de referências de funcionamento, ou seja, informações que identificam e personificam a instituição.


  • Para realizar a configuração dos Parâmetros você deve acessar o menu Administração | Outros | Parâmetros.


Visão Geral1.jpg


  • Lembre-se:

    A opção Parâmetros tem a função de viabilizar ao usuário o estabelecimento de regras às quais o sistema adaptará seu funcionamento. A fidelidade do sistema está sujeita às informações corretas nos parâmetros. Sendo assim, necessita-se de extrema atenção ao realizar a configuração dos parâmetros.


TERCEIRO PASSO: Cadastros básicos do menu Administração

  • No menu Administração o sistema disponibliza alguns intens importantes e que são utilizados em outros cadastros do sistema.


  • São eles:
País
Estado
Cidade


  • A AIX já disponibiliza o sistema com parte desses cadastros realizados. Para inclusão de novos cadastros basta acessar o menu Administração | Outros | País, Estado ou Cidade


Visão Geral2.jpg


QUARTO PASSO: Unidades

  • Após cadastrar o Período Letivo e Parametrizar o sistema, é o momento de cadastrar as Unidades vinculadas a instituição.


  • Para realizar o cadastro de Unidades você deve acessar o menu Cadastros | Acadêmico | Unidades.


  • No cadastro de Unidades os campos em negrito são de preenchimento obrigatório. O campo Código pode ser preenchido com letras e/ou números.


Visão Geral3.jpg


  • Também no cadastro de Unidades é possível associar pessoas e cursos distintos às unidades cadastradas.


Visão Geral4.jpg


Importante: para associar Pessoas e Cursos as Pessoas e Cursos devem estar devidamente cadastrados.


QUINTO PASSO: Disciplinas

  • Após realizar o cadastro de Unidades, as Disciplinas também já podem ser cadastradas.


  • Para realizar o cadastro de Disciplinas você deve acessar o menu Cadastros | Acadêmico | Disciplinas.


  • No cadastro de Disciplinas TODOS os campos são de preenchimento obrigatório. O campo Código pode ser preenchido com letras e/ou números.


Visão Geral5.jpg

SEXTO PASSO: Cursos

  • Agora no cadastro de Cursos você deve cadastrar TODOS os cursos ministrados na instituição.


  • Para inclusão do novo Curso você deve acessar o menu Cadastros | Acadêmico | Cursos.


  • Na aba Dados do cadastro de Cursos TODOS os campos são de preenchimento obrigatório.


Visão Geral6.jpg


  • Na aba Turmas do cadastro de Cursos o sistema exibe as turmas vinculadas ao curso.


Curso5.jpg


  • Na aba Matriz Curricular do cadastro de Cursos você associa disciplinas ao curso que está sendo cadastrado.


Curso6.jpg