Visão Geral - WGiz
Página em construção!
- O tema desta página explica o funcionamento do sistema WGiz, seus requisitos e possibilidades de configuração.
- Seguindo os passos abaixo você vai entender como deve realizar os cadastros e parametrizar o sistema para utilizá-lo corretamente, tirando proveito de todas as suas funcionalidades.
Índice
Cadastros Iniciais
PRIMEIRO PASSO: Período Letivo
- O Período Letivo deve ser o primeiro cadastro realizado no sistema. É através do Período Letivo que começamos a alimentar o sistema.
- Para inclusão do novo Período Letivo você deve acessar o menu Administração | Outros | Período Letivo.
- TODOS os campos do cadastro do Período Letivo são de preenchimento OBRIGATÓRIO.
SEGUNDO PASSO: Parâmetros
- Para que o sistema se adapte às características de funcionamento de cada instituição é necessário realizar uma configuração, informando parâmetros de referências de funcionamento, ou seja, informações que identificam e personificam a instituição.
- Para realizar a configuração dos Parâmetros você deve acessar o menu Administração | Outros | Parâmetros.
Lembre-se:
A opção Parâmetros tem a função de viabilizar ao usuário o estabelecimento de regras às quais o sistema adaptará seu funcionamento. A fidelidade do sistema está sujeita às informações corretas nos parâmetros. Sendo assim, necessita-se de extrema atenção ao realizar a configuração dos parâmetros.
- No menu Administração o sistema disponibliza alguns intens importantes e que são utilizados em outros cadastros do sistema.
- São eles:
- A AIX já disponibiliza o sistema com parte desses cadastros realizados. Para inclusão de novos cadastros basta acessar o menu Administração | Outros | País, Estado ou Cidade
QUARTO PASSO: Unidades
- Após cadastrar o Período Letivo e Parametrizar o sistema, é o momento de cadastrar as Unidades vinculadas a instituição.
- Para realizar o cadastro de Unidades você deve acessar o menu Cadastros | Acadêmico | Unidades.
- No cadastro de Unidades os campos em negrito são de preenchimento obrigatório. O campo Código pode ser preenchido com letras e/ou números.
- Também no cadastro de Unidades é possível associar pessoas e cursos distintos às unidades cadastradas.
Importante: para associar Pessoas e Cursos as Pessoas e Cursos devem estar devidamente cadastrados.
QUINTO PASSO: Disciplinas
- Após realizar o cadastro de Unidades, as Disciplinas também já podem ser cadastradas.
- Para realizar o cadastro de Disciplinas você deve acessar o menu Cadastros | Acadêmico | Disciplinas.
- No cadastro de Disciplinas TODOS os campos são de preenchimento obrigatório. O campo Código pode ser preenchido com letras e/ou números.
SEXTO PASSO: Cursos
- Agora no cadastro de Cursos você deve cadastrar TODOS os cursos ministrados na instituição.
- Para inclusão do novo Curso você deve acessar o menu Cadastros | Acadêmico | Cursos.
- Na aba Dados do cadastro de Cursos TODOS os campos são de preenchimento obrigatório.
- Na aba Turmas do cadastro de Cursos o sistema exibe as turmas vinculadas ao curso.
- Na aba Matriz Curricular do cadastro de Cursos você associa disciplinas ao curso que está sendo cadastrado.
SÉTIMO PASSO: Turmas
- No cadastro de Turmas você deve cadastrar TODOS as turmas ministrados na instituição.
- Para inclusão de uma nova Turma você deve acessar o menu Cadastros | Acadêmico | Turmas.
- Na aba Dados do cadastro de Turmas você deve preencher com informações da turma que está sendo cadastrada.