Cursos - Giz Faculdade
Índice
Aba Cursos
O cadastro de cursos mantem informações sobre todos os cursos que a faculdade oferece. Tais informações são importantes para a construção das turmas, matrizes curriculares e efetuação da matrícula dos alunos.
Antes da realização do cadastro de cursos é recomendado que se tenha realizado o cadastro de Documentos, já que os mesmos serão necessários para definir os documentos que serão exigidos pelos alunos do curso, no momento da realização da matrícula.
O cadastro de Cursos é dividido em diversas abas/páginas, cada página contém informações específicas do curso. Abaixo será tratado o conteúdo de cada uma destas páginas.
Aba Curso
Na Aba Curso são cadastradas as informações mais importantes do cadastro de cursos. Nesta aba são solicitados parâmetros que definirão para o sistema as características específicas do funcionamento do Giz em cada curso da instituição.
Cada parâmetro possui influência no resultado ou funcionamento do sistema e deve ser habilitado ou desabilitado com muita consciência pelo usuário.
Tipo de Curso: Este parâmetro serve para classificar o curso em alguma das cinco opções oferecidas pelo sistema. Este parâmetro é importante para o sistema no momento da criação do modelo do histórico escolar. Caso o curso seja do tipo Pós-Graduação um modelo de histórico diferenciado da graduação será habilitado com informações adicionais do professor da disciplina e da titulação do professor.
Série/Período: deve ser informado neste campo o intervalo de séries/períodos a serem compridas pelos alunos até a conclusão do curso. Por exemplo: um curso semestral com 4 anos de duração a séria inicial deve ser informado com o número 1 (um) e a final 8 (oito), totalizando assim 8 períodos que os alunos deste curso devem cumprir para a formatura.
Tem grade curricular: Este parâmetro deve ser habilitado para os cursos que possuem matriz curricular. Somente habilitando este parâmetro o sistema permitira que sejam associadas as disciplinas às turmas e aos alunos.
Curso Anual: Informe este parâmetro caso o curso cadastrado tenha cada série/período com duração de um ano. Caso seja semestral deixe-o desabilitado. Se for habilitado o parâmetro o sistema tratará o curso como anual e nos relatórios oficiais usará a terminologia Série para cada ano do curso, se desabilitado o curso terá duração semestral e o sistema usará a terminologia Período.
Curso Modular: Informe este parâmetro caso o curso seja modular, ou seja, dividido em módulos.
Grade Curricular
Matrícula por disciplina: Ativando este campo, o sistema habilita a especificação de cursos onde ocorre a matrícula por disciplinas isoladas, isto implicará em que, na efetivação da matrícula o sistema requisitará as disciplinas que o aluno irá cursar.
Aulas dadas em horas: Este parâmetro determina para o curso cadastrado se o sistema deve converter no formato de horas/aulas a quantidade de aulas (dadas ou previstas) e a quantidade de faltas dos alunos nos relatórios oficiais da instituição.
Caso este parâmetro esteja marcado, o sistema entenderá que deverá converter para horas/aulas a quantidade de aulas e faltas dos alunos, se desmarcado o resultado será exibido em quantidade de aulas e faltas.
A conversão em horas/aulas é realizada com base na duração da aula informada no cadastro da Matriz curricular.
Aulas dadas reais: Este parâmetro determina, para o curso cadastrado, como serão calculadas as frequências dos alunos, se é com base no número de aulas dadas reais passadas pelos professores nos diários de classes ou será com base na quantidade de aulas previstas determinada pela matriz curricular. Caso este parâmetro esteja marcado, o sistema entenderá que deverá ser com base no número de aulas dadas reais, se desmarcado, na quantidade de aulas previstas.
Verifica vagas por disciplina: Este parâmetro determina se o sistema vai verificar o número de vagas por disciplina.
Verifica professor na digitação de notas de prova:
Curso vinculado à grade curricular de outro curso: Confirma o vínculo do curso à grade curricular de outro curso.
Não reprova disciplina por falta - considera total de faltas de todas disciplinas: Marcando este parâmetro o sistema vai considerar para reprovação o total de faltas em todas as disciplinas.
Dias Letivos: Informe para cada curso o total de dias letivos cumpridos para cada série/período do curso. Esta informação será usada pelo sistema na emissão dos relatórios oficiais finais.
Controle de Vagas: O controle de vagas pode ser realizado por turma ou por disciplina, depende da forma de matrícula da instituição. Escolha o tipo clicando sobre o mesmo.
Nomenclatura de série/período: Neste parâmetro deverá ser informado a nomenclactura utilizada no curso. Define a forma de visualização de alguns relatórios do sistema, como histórico, diário de classe etc.
Nota Fracionada: Ativando este campo o sistema aceitará valores inteiros e fracionários para as notas, caso contrário só será permitida a digitação de valores inteiros. Informe a quantidade de casas decimais se permitirá nas notas.
Modalidade: Definir qual a modalidade do curso cadastrado.
Curso Sucessor: Neste parâmetro deverá ser informado o curso sucessor ao que está sendo cadastrado.
Layout padrão da ficha de matrícula: Esta opção estará acessível quando o usuário usar a ficha de matrícula personalizada no menu Outros Relatórios | Ficha de Matrícula. Depois do layout criado seleciona-se o mesmo nesta opção para que possa ser impressa na matrícula.
Área: Informar de qual área é o curso.
Exemplo: Exatas, humanas, etc.
Faltas Globalizadas
A aba Faltas Globalizadas é ativada apenas se o Tipo do curso for:
- Extensão/Ed. Infantil;
- Ens. Fundamental;
- Ens. Médio/Técnico.
Quantidade de aulas que equivale uma falta globalizada: Informe a quantidade de aulas que equivale a uma falta globalizada.
Duração de aula para cômputo falta globalizada (minutos): Informe em minutos a duração da aula para computar uma falta globalizada.
Aproveitamento
Dependência para o resultado final: Habilite este parâmetro caso exista para o curso cadastrado a condição do aluno realizar dependências, em outros períodos letivos, das disciplinas reprovadas.
Somar carga horária do estágio supervisionado:
Média de aproveitamento: Informe o valor em percentual da média de aproveitamento mínima necessária, que os alunos devem ter ao final de cada série/período para obterem rendimento escolar necessário para aprovação por notas.
Máximo de dependências: Informe a quantidade máxima de disciplinas que o aluno poderá ficar em dependência no período letivo corrente sem ser considerado reprovado.
Frequência Mínima %: Neste parâmetro deverá ser informado percentual de frequência exigida dos alunos do curso, o sistema considerará este item no calculo de resultado final dos alunos.
Sequência da etapa utilizada p/ cálculo da média global:
CRE Acumulado exigido para promoção automática: Nesta opção é informado o valor mínimo que o aluno deve alcançar para a inclusão no processo de promoção automática.
Educacenso
Não considerar para geração do Educacenso: Marcando este parâmetro o sistema não considera este curso para geração do censo escola.
Interessados
Usar cursos para interessados: Marcando este parâmetro o sistema utiliza o curso para possíveis interessados.
Usar cursos para interessados em eventos específicos: Marcando este parâmetro o sistema utiliza o curso para possíveis interessados em eventos específicos.
Através do botão Importar você realiza a importação dos dados dos cursos do último período letivo para o período selecionado.
:: Dica:
É necessário cadastrar as áreas no Módulo Básico em Cadastro | ÁreasAba Habilitações
Pelo sistema Giz é possível definir para um único curso uma ou mais habilitações, dispensando assim a necessidade de cadastrar um curso para cada habilitação. Cada habilitação de um curso pode possuir uma Matriz Curricular específica.
Os cadastros das habilitações são realizados através de duas páginas: Habilitações e Propriedades da Habilitação.
Pela aba Habilitações são cadastradas as habilitações de um curso.
Propriedades da Habilitação
- Na aba Propriedades da habilitação são cadastrados os dados complementares da habilitação.
- Os dados da aba Propriedades da habilitação serão utilizados pelo sistema para impressão no histórico escolar.
- Aqui é necessário informar o título atribuído a habilitação.
IMPORTANTE:
- Disciplinas Optativas Obrigatórias a Cursar: Nesta opção, a instituição de ensino informa os campos* abaixo, que serão utilizados pelas funcionalidades do Giz Análise Curricular e Formandos/Formados, para analisar a condição do aluno no cumprimento de seu currículo acadêmico, proposto para esse no curso em que está matrículado.
Campos*
- Quantidade (de disciplinas optativas a cursar);
- Créditos (número de créditos optativos obrigados a cursar);
- Carga horária (quantidade de carga horária da disciplinas optativas, obrigadas a cursar);
- Carga horária Total (carga horária total do curso);
- Código INEP (código do curso junto ao INEP).
Os campos desta opção, não são de preenchimento obrigatório; quando preenchidos, serão analisados pelo sistema (Análise Curricular e Formandos/Formados) para alertar a instituição se o aluno cumpriu todos os requisitos para sua formação, ou se, está devendo algum item como crédito, carga horária obrigatória ou disciplinas optativas.
Exemplos:
- 1) Se for preenchido do campo - Quantidade (de disciplinas optativas a cursar) - um valor como 02 disciplinas e o aluno não as cursou, após ser realizada a Análise Curricular pelo sistema, o mesmo irá informar esta pendência, acusando esta condição do aluno para com a instituição.
- 2) Outra situação, caso nenhum campo seja preenchido, ao após ser realizada a Análise Curricular pelo sistema, a mesma irá considerar que, para o aluno ter concluído o curso, este deverá ter feito todas as disciplinas obrigatórias, então, fará esta analise para ver se estas foram realizadas.
Todas estas configurações dependerão da forma como a instituição de ensino trata o assunto em seu regimento acadêmico.
Aba Documentos
Pela Aba Documentos são associados aos cursos os documentos que serão exigidos para a matrícula. Os documentos aqui cadastrados irão aparecer na tela de Matrícula - Giz Faculdade | Aba Documentos Entregues, para que sejam definidos com a situação de entregues ou pendentes.
Para associar um documento é necessário que os mesmos tenham sido cadastrados anteriormente.
Utilize o navegador posicionado abaixo do grid de documentos para associar e remover um documento ao curso. Não será permitido remover um documento que tiver sido associado ao aluno pela tela de matrícula.
Através do botão Copiar documentos para é possível copiar os documentos cadastrados para outros cursos.
Selecione os cursos, marque se deseja apagar os documentos dos cursos escolhidos e clique no botão Ok.
Aba Livros
A última alteração desse recurso ocorreu na versão 3.75.1
Nesta aba são cadastrados os livros de registro utilizados na instituição. Para inserir um novo livro, basta clicar no botão + (mais, informar o Código o Tipo do livro e o Nome do mesmo. Em seguida basta confirmar.
Aba Dados Contratuais
Nesta aba é informado os dados contratuais do curso como: Valor das parcelas, Qte de parcelas, valor total do curso, percentual de desconto, taxa de matricula, data inicio e fim, além do valor de material caso tenha para o curso. Podendo incluir notas e observações para o curso. Essas informação vão incorporar ao contrato de prestação de serviços firmado junto ao aluno.
Aba Histórico Escolar
A última alteração desse recurso ocorreu na versão 3.75.1
É comum em algumas instituições de ensino o aluno cursar disciplinas da matriz curricular de outros cursos. A opção de cursos vinculados existe para que o usuário defina em quais outros cursos os alunos do curso que está sendo cadastrado poderão cursar disciplinas.
Caso o usuário não defina estes dados o sistema fará impressão separada dos históricos escolares para cada curso onde o aluno tiver cursado alguma disciplina. Sendo definido os cursos vinculados a impressão se dará em um mesmo histórico agrupando todas as disciplinas.
O parâmetro Usa a descrição da disciplina (150 caracteres) serve para que o usuário possa escolher se o sistema utilizará o campo nome da disciplina ou o campo descrição da disciplina no histórico escolar.
Quando habilitada a opção o sistema utiliza a descrição da disciplina na geração, digitação e impressão do histórico escolar. Quando desmarcada a opção o sistema utiliza o nome da disciplina na geração , digitação e impressão do histórico escolar.
Marcando a opção Usar regra de cálculo de coeficiente específica para este curso, o sistema permite a parametrização da regra de cálculo diferenciada para cada curso.
Caso o parâmetro esteja desmarcado, serão considerados os critérios do cálculo de coeficiente de rendimento da informados na tela de parâmetros.
Aba Taxas Extras
Na Aba Taxas Extras é possível associar taxas extras aos diversos cursos existentes na instituição.
Esta opção é utilizada quando a instituição possui taxas específicas para cada curso. Ao fazer a associação de uma taxa a um curso, esta taxa será sugerida ao aluno na tela de matrícula dos módulos Básico ou Secretaria/Registro Acadêmico.
A opção de Taxa Obrigatória serve para o sistema já inserir a taxa para o aluno, assim que o mesmo for enturmado no curso.
Esta opção também será utilizada na Promoção Automática, associando as taxas obrigatórias aos alunos enturmados.
O botão Importar Taxas Extras é utilizado para importar as taxas extras do Giz Recebimentos. Ao clicar no botão, aparece a listagem de todas as taxas extras cadastradas no Giz Recebimentos.
O usuário pode marcar qual das taxas deseja importar e marcar qual delas será obrigatória no curso.
Aba Unidade
Na aba Unidade é possível associar as unidades que o curso será ministrado na instituição.
Esta opção é utilizada quando a instituição utiliza a opção de permissão por unidade/curso no cadastro de usuários no Giz Módulo Básico.
Os relatórios do sistema utilizam este relacionamento entre cursos e unidades para exibir as informações pertinentes, como exemplo o relatório de listagem de cursos do botão Imprimir do próprio cadastro de cursos.
Aba Conteúdo
Na aba Conteúdo, você realiza o cadastro do conteúdo ministrado no curso.