Mudanças entre as edições de "Avaliações - WebGiz Professor"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
(Informações gerais e cadastro de avaliações)
(Informações gerais e cadastro de avaliações)
Linha 33: Linha 33:
  
  
:*Para incluir uma nova avaliação, preencha a '''Data''' de aplicação da avaliação, '''Bloco''' da avaliação, caso trabalhe com  [[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/De_Avalia%C3%A7%C3%B5es Blocos de Avaliações]], o '''Valor''', a '''Descrição''' da avaliação, o '''Peso''' (1,2,3....) e no campo '''Conteúdo da Avaliação''' é definido o conteúdo da mesma.
+
==Incluir avaliação==
 +
 
 +
 
 +
:*Para incluir uma nova avaliação, o professor deverá preencher os campos:
 +
 
 +
:*'''1º''' - '''Data''': neste campo, o professor deverá preencher a data de aplicação da avaliação conforme limite de lançamento configurado pela instituição.
 +
::*Esta data deve estar compreendida entre as datas de '''início e fim''' delimitadas conforme as situações a seguir.
 +
 
 +
 
 +
:*O portal WebGiz irá apresentar a informação do '''período de datas''' ao lado do campo conforme configuração desejada.
 +
 
 +
 
 +
::1) A instituição definiu o '''período de datas''' considerando a '''subturma''', ou seja, '''datas inicial e final''' para a '''subturma''' no '''cadastro da turma'''. Através do ERP-AIX no módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Turmas | Sub Aba Disciplinas / Professores conforme tela abaixo.
 +
 
 +
 
 +
::[[Arquivo:dataaulax.png]]
 +
 
 +
 
 +
::*Neste caso, a data do período da '''Etapa''' será ignorada e no '''portal WebGiz''' será apresentada a informação do '''período da subturma''' da seguinte forma:
 +
 
 +
 
 +
::[[Arquivo:dataaulax21.png]]
 +
 +
 
 +
::2) Ou a instituição realizou a definição do período de '''datas ''' no '''cadastro de Etapas''' do ERP-AIX, através módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Etapas.
 +
 
 +
 
 +
 
 +
::*<font size="3" color=#FF0000>'''Importante:'''</font>
 +
 
 +
:::*Caso as datas da sub turma '''não''' estejam preenchidas, o sistema irá se basear no período de data da etapa e esta será exibida.
 +
 
 +
 
 +
:*Nesta segunda situação, portal WebGiz apresentará a informação da seguinte forma:
 +
 
 +
::[[Arquivo:dataaulax31x.png]]
 +
 
 +
 
 +
:*'''2º''' - Informar a '''Bloco''': ou seja, o bloco de distribuição de percentual de pontos a avaliação pertence, caso trabalhe com  [[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/De_Avalia%C3%A7%C3%B5es Blocos de Avaliações]]
 +
 
 +
:*'''3º''' - Definir o '''Valor''' da avaliação.
 +
 
 +
:*'''4º''' - Preencher a '''Descrição''' da avaliação. Por exemplo: prova, exercício, avaliação 1, trabalho.
 +
 
 +
:*'''5º''' - Definir a '''Peso''' da avaliação: (1,2,3....).
 +
 
 +
:*'''6º''' - E no campo '''Conteúdo da Avaliação''' definir o conteúdo da mesma.
  
  
Linha 83: Linha 129:
  
 
:*Marcando a opção '''Comunicar alunos''', o sistema informa aos alunos sobre o cadastro realizado por e-mail ou SMS.
 
:*Marcando a opção '''Comunicar alunos''', o sistema informa aos alunos sobre o cadastro realizado por e-mail ou SMS.
 +
 +
 +
:*'''7º''' - Clicar em '''Salvar.'''
  
 
=Opções de edição=
 
=Opções de edição=

Edição das 16h32min de 10 de março de 2021

Acesso

  • Para visualizar esta opção, acesse o menu Acadêmico | Avaliações:


Academico.professor3.jpg ou clique no ícone Academico.professor3.a.jpg na Barra de Atalhos.


Para que serve?

  • A tela Avaliações é utilizada para a consulta, edição e inclusão de novas avaliações para Turmas.


Informações gerais e cadastro de avaliações

  • Selecione as opções de filtro: Turma, Disciplina, Subturma e Etapa para informações sobre avaliações.


  • O campo Ordenação irá impactar no lançamento de notas das avaliações e na emissão do relatório de notas através da tela de avaliações. O sistema permite ordenar os alunos de duas formas:


  • Número de Classe: ao marcar este parâmetro, o lançamento e relatório de notas será por ordem de número de classe do aluno na turma.
  • Nome do Aluno: caso deseje ordenar o lançamento e relatório por ordem alfabética dos nomes dos alunos.


Incluir avaliação

  • Para incluir uma nova avaliação, o professor deverá preencher os campos:
  • - Data: neste campo, o professor deverá preencher a data de aplicação da avaliação conforme limite de lançamento configurado pela instituição.
  • Esta data deve estar compreendida entre as datas de início e fim delimitadas conforme as situações a seguir.


  • O portal WebGiz irá apresentar a informação do período de datas ao lado do campo conforme configuração desejada.


1) A instituição definiu o período de datas considerando a subturma, ou seja, datas inicial e final para a subturma no cadastro da turma. Através do ERP-AIX no módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Turmas | Sub Aba Disciplinas / Professores conforme tela abaixo.


Dataaulax.png


  • Neste caso, a data do período da Etapa será ignorada e no portal WebGiz será apresentada a informação do período da subturma da seguinte forma:


Arquivo:Dataaulax21.png


2) Ou a instituição realizou a definição do período de datas no cadastro de Etapas do ERP-AIX, através módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Etapas.


  • Importante:
  • Caso as datas da sub turma não estejam preenchidas, o sistema irá se basear no período de data da etapa e esta será exibida.


  • Nesta segunda situação, portal WebGiz apresentará a informação da seguinte forma:
Arquivo:Dataaulax31x.png


  • - Informar a Bloco: ou seja, o bloco de distribuição de percentual de pontos a avaliação pertence, caso trabalhe com [Blocos de Avaliações]
  • - Definir o Valor da avaliação.
  • - Preencher a Descrição da avaliação. Por exemplo: prova, exercício, avaliação 1, trabalho.
  • - Definir a Peso da avaliação: (1,2,3....).
  • - E no campo Conteúdo da Avaliação definir o conteúdo da mesma.


Academico.professor33233.b.jpg


  • Ao marcar o parâmetro Subst. Menor Nota, a nota da avaliação registrada irá substituir nota menor, caso o aluno possua.


  • A opção Entrega de atividade online poderá ser marcada caso a atividade possa ser entregue ao professor virtualmente.
  • Observação: o campo Entrega de atividade online somente será apresentado se o parâmetro abaixo estiver desmarcado.


  • Acesse o parâmetro através do menu Configurações | Geral | Configurações | Configurações Gerais | Portal do Professor.


Academico.professor33233.bxzz.png


  • Importante:
  • Ao marcar o parâmetro Entrega de atividade online, o campo Data limite para entrega será habilitado e deverá ser preenchido com a data/prazo que o aluno tem para enviar a atividade via web.
  • Será habilitado também o campo Extensões aceitas. Nele serão apresentadas as extensões permitidas para o envio da atividade. O professor irá marcar as extensões permitidas pela instituição que deseja disponibilizar para o aluno ou desmarcar aquela(s)s que ele não deseja para a atividade em questão.


  • Observação: Lembrando que estas extensões foram definidas através da configuração Extensões permitidas para realizar upload de arquivos do menu Configurações | Geral | Configurações | Configurações Gerais.


Entrega de atividade online2222a.png


Entrega de atividade online2222b.png


Entrega de atividade online2222c.png


Entrega de atividade online2222d.png


  • Na tela de entrega de atividades do aluno, ao enviar o arquivo, será apresentado o campo Extensões Aceitas preenchido pelo professor nessa interface.
Tela de entrega da atividade .jpg


  • Marcando a opção Comunicar alunos, o sistema informa aos alunos sobre o cadastro realizado por e-mail ou SMS.


  • - Clicar em Salvar.

Opções de edição

  • As opções de edição nas avaliações são:


Icones de edição1.jpg


Alterar Prova

  • Ao clicar em Alterar Prova, o professor poderá alterar os dados da avaliação escolhida.


Academico.professor33.d.jpg


Remover Prova

  • Clicando em Remover Prova, o professor remove a avaliação.


  • Observação: O sistema alertará, caso já existam notas digitadas solicitando a confirmação da remoção.


Academico.professor3.e.jpg


Lançar Notas

  • Em Lançar Notas, o professor acessa a tela para lançamento das notas das avaliações, conforme os filtros escolhidos:


Academico.professor33.f.jpg


Relatório de Notas

  • Observação:
  • Nesta tela, é possível o professor emitir relatório de notas para consulta e verificação das notas já lançadas ou não em cada avaliação. Basta clicar no botão Botaonotas.jpg para emissão e visualização das notas na tela de Avaliações.


Exemplo22.jpg