Avaliações - WebGiz Professor

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Acesso

  • Para visualizar esta opção, acesse o menu Acadêmico | Avaliações:


Academico.professor3.jpg ou clique no ícone Academico.professor3.a.jpg na Barra de Atalhos.


Para que serve?

  • A tela Avaliações é utilizada para a consulta, edição e inclusão de novas avaliações para Turmas.


Informações gerais e cadastro de avaliações

  • Selecione as opções de filtro: Turma, Disciplina, Subturma e Etapa para informações sobre avaliações.
  • Caso a instituição possua avaliações cadastradas anteriormente, o sistema irá apresentar a listagem com as informações dos registros, além de apresentar o total de provas cadastradas e total de pontos distribuídos.


Dataaulax1n.png



Incluir avaliação

  • Após realizar os filtros, para incluir uma nova avaliação, o professor deverá preencher os campos:


  • - Data: neste campo, o professor deverá preencher a data de aplicação da avaliação conforme período limite de lançamento configurado pela instituição.
  • Esta data deve estar compreendida entre as datas de início e fim delimitadas conforme as situações a seguir.


  • O portal WebGiz irá apresentar a informação do período de datas ao lado do campo conforme configuração desejada.


Situação 1 - A instituição trabalha com limite de data para subturmas/disciplinas e definiu o período de datas considerando datas inicial e final para a subturma no cadastro da turma, através do ERP-AIX no módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Turmas | Sub Aba Disciplinas / Professores conforme tela abaixo.


Escola/Ensino Profissionalizante


Dataaulax1.png


Ensino Superior


Dataaulax12.png



  • No portal WebGiz será apresentada a informação do período da subturma da seguinte forma:


Dataavaliacaox21.png


Situação 2 - A instituição realizou a definição do período de datas no cadastro de Etapas do ERP-AIX, através módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Etapas e as datas da sub turma não estão preenchidas.


Neste caso, o sistema irá se basear no período de data da etapa e esta será exibida.


  • Nesta segunda situação, portal WebGiz apresentará a informação da seguinte forma:


  • - Informar a Bloco: ou seja, o bloco de distribuição de percentual de pontos a avaliação pertence, caso trabalhe com [Blocos de Avaliações]
  • - Definir o Valor da avaliação.


Dataavaliacaox31x.png


  • - Preencher a Descrição da avaliação. Por exemplo: prova, exercício, avaliação 1, trabalho.
  • Importante:
  • Caso a instituição deseja limitar o número de caracteres a serem preenchidos no campo descrição, deverá habilitar o parâmetro Limite de caracteres para a descrição da avaliação nas configurações do portal WebGiz. Exemplo: se o usuário preencher o campo deste parâmetro com o número 10, o professor poderá descrever a avaliação com até 10 dígitos.
Parametroprofessorweb.png


Webgiznovaavaliacaodescricao.png


  • - Definir a Peso da avaliação: (1,2,3....).
  • Em "Configurações" é possível ativar e desativar o parâmetro Peso para as avaliações.
Webgizconfiguracaopeso.png


  • Se este parâmetro estiver ativo, o professor ao criar uma nova avaliação e não inserir o Peso da avaliação, o sistema gera o Peso 1 automaticamente.
Webgiznovaavaliacaopeso.png


  • Porém, se o parâmetro estiver desativado, o Peso não aparecerá na tela de Nova Avaliação.
Webgiznovaavaliacaosempeso.png


  • - E no campo Conteúdo da Avaliação definir o conteúdo da mesma.


Academico.professor33233.bx.png


  • Ao marcar o parâmetro Subst. Menor Nota, a nota da avaliação registrada irá substituir nota menor, caso o aluno possua.


  • A opção Entrega de atividade online poderá ser marcada caso a atividade possa ser entregue ao professor virtualmente.
  • Observação: o campo Entrega de atividade online somente será apresentado se o parâmetro abaixo estiver desmarcado.


  • Acesse o parâmetro através do menu Configurações | Geral | Configurações | Configurações Gerais | Portal do Professor.


Academico.professor33233.bxzz.png


  • Importante:
  • Ao marcar o parâmetro Entrega de atividade online, o campo Data limite para entrega será habilitado e deverá ser preenchido com a data/prazo que o aluno tem para enviar a atividade via web.
  • Será habilitado também o campo Extensões aceitas. Nele serão apresentadas as extensões permitidas para o envio da atividade. O professor irá marcar as extensões permitidas pela instituição que deseja disponibilizar para o aluno ou desmarcar aquela(s)s que ele não deseja para a atividade em questão.


  • Observação: Lembrando que estas extensões foram definidas através da configuração Extensões permitidas para realizar upload de arquivos do menu Configurações | Geral | Configurações | Configurações Gerais.


Entrega de atividade online2222a.png


Entrega de atividade online2222bx.png


Entrega de atividade online2222cx.png


Entrega de atividade online2222dx.png


  • Na tela de entrega de atividades do aluno, ao enviar o arquivo, será apresentado o campo Extensões Aceitas preenchido pelo professor nessa interface.
Tela de entrega da atividade .jpg


  • Marcando a opção Comunicar alunos, o sistema informa aos alunos sobre o cadastro realizado por e-mail ou SMS.
  • - Clicar em Salvar.


  • Grupo Acadêmico

O Parâmetro Grupo Acadêmico possibilita criar grupos que podem ser organizados por professor, catálogo, disciplina, curso e etapa. Esta funcionalidade está disponível para as escolas, e é acessada no módulo Registro Acadêmico no menu Cadastros|Grupo Acadêmico.

Para ativar esta função siga as orientações em Grupo Acadêmico


WebGizAvaliacoesGrupoAcademico.png

Opções de edição

  • O ícone Iconeetapas.png permite visualizar todas as etapas cadastradas, e selecionar a etapa que deseja ser trabalhada, conforme modelo abaixo:


Selecionaretapas.png


  • As opções de edição nas avaliações são:


Iconesdeedição.png


Alterar Prova

  • Ao clicar em Alterar Prova, o professor poderá alterar os dados da avaliação escolhida.


Academico.professor33.d.jpg


Remover Prova

  • Clicando em Remover Prova, o professor remove a avaliação.


  • Observação: O sistema alertará, caso já existam notas digitadas solicitando a confirmação da remoção.


Academico.professor3.e.jpg


Lançar Notas

  • Em Lançar Notas, o professor acessa a tela para lançamento das notas das avaliações, conforme os filtros escolhidos.


Observações:
  • O campo Ordenação irá impactar no lançamento de notas das avaliações e na emissão do relatório de notas através da tela de avaliações.
  • O sistema permite ordenar os alunos de duas formas:
1) Número de Classe: ao marcar este parâmetro, o lançamento e relatório de notas será por ordem de número de classe do aluno na turma.
2) Nome do Aluno: caso deseje ordenar o lançamento e relatório por ordem alfabética dos nomes dos alunos.


  • Já as opções Nota e Conceito, o professor poderá optar em lançar a nota de forma numérica ou em conceito (A,B, C...), este para seleção deverá ter cadastro prévio da legenda, registro de percentual (%) de aproveitamento nos parâmetros do ERP-AIXe configuração prévia realizada pela instituição.


  • O professor irá lançar a nota no quadrado referente à avaliação da seguinte forma:
Caso opte por Nota , irá digitar a nota conforme a seguir.


Academico.professor33.fx.png


Caso selecione a opção Conceito, irá selecionar o conceito apresentado no combox conforme configuração prévia.


Academico.professor33xd.fx.png


  • Observações:
  • Caso a instituição trabalhe com a dispensa de alunos das avaliações e tenha habilitado o parâmetro Permitir dispensar aluno de avaliações no portal WebGiz, o sistema apresentará a opção para realizar a dispensa do estudante. Para isto, basta o docente marcar o quadrado à frente do nome do aluno para a dispensa.


Academico.professor332.fx.png


  • Caso o professor tenha marcado no cadastro da avaliação para que a entrega da atividade seja online, o aluno em seu perfil no portal Webgiz irá anexar a atividade e realizar a entrega online.
  • O professor quando acessar a tela de lançamento de notas, o sistema irá apresentar o ícone de pasta Pastaamarela.png ao lado do campo da nota conforme abaixo.


Academico.professor333.fx.png


  • O professor irá passar o mouse sobre a pasta e o sistema irá abrir tela com as informações do arquivo e será possível realizar a baixa para análise e posteriormente o lançamento da nota na tela.
Academico.professor334.fx.png


Academico.professor33f5.fx.png


  • Após os processos, o professor deve clicar no botão Gravar para salvar o lançamento.

Relatório de Notas

  • Observação:
  • Nesta tela, é possível o professor emitir relatório de notas para consulta e verificação das notas já lançadas ou não em cada avaliação. Basta clicar no ícone Botaonotas.jpg para emissão e visualização das notas na tela de Avaliações.
Relatóriodenotas.png


Relatório de Notas


Exemplo22.jpg