Cancelamento com Acerto Financeiro

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Quando ocorre o cancelamento ou a desistência do aluno é preciso realizar a verificação da situação financeira, para que ambas as partes tenham os valores financeiros acertados. Neste caso, pode-se devolver ou receber o valor referente ao valor contratado.


Inicialmente, o usuário deve verificar duas situações de cadastro, para utilizar a opção com sucesso:


1º) Verificar no cadastro de Turmas na opção Cancelamento de matrícula se está definido o percentual de matrícula e de taxa de multa por desistência;


2º) Verificar no cadastro de Situação de Matrícula se estão criadas as situações em que se aplicam a taxa de matrícula e a taxa de multa;


Verificadas estas situações, o usuário estará apto a fazer o cancelamento com acerto financeiro.


O sistema realiza o cálculo do acerto financeiro com base na prioridade e critérios a seguir:


1º) Cálculo 1 com base nas aulas cadastradas. Ou seja, verifica a carga horária total do curso e a carga horária que o aluno cumpriu até a data de cancelamento;


2º) Cálculo 2 com base na data de inicio e término da turma. Caso não existam aulas cadastradas para o aluno, o sistema verificará se a turma possui data inicial e final. Caso possua, o sistema verifica se a data de inicio da turma é maior que a data de matrícula do aluno.


3º) Cálculo 3 com base na quantidade de dias letivos. Caso não existam aulas cadastradas e nem data inicio e final na turma, o sistema verificará os dias do período letivo do curso do aluno em cadastro de Cursos.


4º) Cálculo 4 Caso não tenha nenhuma das informações dos itens 1,2 e 3, o sistema pedirá que o usuário entre com umas das informações abaixo:


a) As aulas cadastradas;


b) Data início e final da turma;


c) Número de dias do período letivo, ou usuário entra com o percentual de aulas assistidas e calcula o valor negociado.


Os valores que são exibidos na tela de cancelamento de acerto financeiro, são calculados da seguinte forma:


Contratado - Devido até a data - Restituir


Bas img 146.jpg


Exemplo: O aluno pediu o cancelamento no dia do vencimento da segunda parcela. Neste caso a instituição receberá do aluno o valor de R$ 95,88, onde foram gerados seis títulos no valor de R$ 60,00 totalizando o montante de R$ 360,00.


  • Matrícula contratado= R$ 360*10%= R$ 36,00;
  • Matrícula devido até a data= R$ 360*10%= R$ 36,00;
  • Aulas contratado=R$ 360,00 - R$ 36,00= R$ 324,00;
  • Aulas devido até a data=R$ 324,00*10%=R$ 32,40;
  • Multa contratado=R$ 324,00 - 32,40*30%= R$ 87,48;
  • Multa devido até a data=R$ 87,48;
  • Total Contratado=R$ 360,00;
  • Total devido até a data=R$ 36,00 + R$ 32,40 + 87,48= R$ 155,88.


As somas dos cheques/promissórias a devolver é de R$ 300,00 - R$ 204,12 que é o valor a restituir = 95,88 este é o valor que aluno tem que pagar por motivo de cancelamento, ou seja, o aluno já tinha pago R$ 60,00 da primeira parcela e mais R$ 35,88 das aulas assistidas até a data do cancelamento mais a multa.


Bas img 147.jpg


Após informar se tem a devolver ou a receber, o sistema abre a tela de forma de pagamento para registrar o lançamento.


Bas img 148.jpg


Registrado o lançamento abre a tela de impressão da solicitação de desistência conforme abaixo.


Bas img 149.jpg


Bas img 150.jpg