Mudanças entre as edições de "Enviar E-mail"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
m (Protegeu "Enviar E-mail" [edit=sysop:move=sysop])
Linha 2: Linha 2:
 
<div style="text-align: justify;">
 
<div style="text-align: justify;">
  
Esta opção permite ao usuário enviar E-mails para alunos, professores e responsáveis, desde que estejam com seus e-mail cadastrados nos seus respectivos cadastros.  
+
Esta opção permite ao usuário enviar ''e-mails'' para alunos, professores e responsáveis, utilizando os endereços de ''e-mails''cadastrados no sistema.  
  
  
Para fazer uso desta opção é necessário configurar as informações do servidor de E-mail.
+
[Bas_img_357a.jpg]
 +
 
 +
 
 +
Para fazer uso desta opção é necessário configurar as informações de '''envio e recebimento''' (servidor) de ''e-mail'' utilizado pela instituição.
 +
 
 +
 
 +
==Botão Opções==
 +
 
 +
 
 +
===Aba Geral:===
 +
 
 +
 
 +
[[Image:bas_img_358.jpg]]
  
 
[[Image:bas_img_357.jpg]]
 
 
  
 
'''Nome:''' Informe o nome da sua instituição de ensino, este campo será o nome do remetente que  aparece no E-mail do destinatário.
 
'''Nome:''' Informe o nome da sua instituição de ensino, este campo será o nome do remetente que  aparece no E-mail do destinatário.
Linha 20: Linha 29:
  
 
   
 
   
Na aba Servidor configure:
+
===Aba Servidor:===
  
 
   
 
   
[[Image:bas_img_358.jpg]]
+
[[Image:bas_img_357.jpg]]
  
 
   
 
   
Linha 35: Linha 44:
 
   
 
   
  
'''E-mail Simples'''
+
==E-mail Simples==
  
 
   
 
   
Linha 56: Linha 65:
  
 
    
 
    
'''Doc-Mail'''
+
==Doc-Mail==
 
   
 
   
  
Linha 66: Linha 75:
 
   
 
   
 
[[Image:bas_img_361.jpg]]
 
[[Image:bas_img_361.jpg]]
 +
 +
 +
----
 +
 +
 
[[Category:Giz Módulo Básico - Utilitários]]
 
[[Category:Giz Módulo Básico - Utilitários]]

Edição das 09h30min de 21 de junho de 2010

Esta opção permite ao usuário enviar e-mails para alunos, professores e responsáveis, utilizando os endereços de e-mailscadastrados no sistema.


[Bas_img_357a.jpg]


Para fazer uso desta opção é necessário configurar as informações de envio e recebimento (servidor) de e-mail utilizado pela instituição.


Botão Opções

Aba Geral:

Bas img 358.jpg


Nome: Informe o nome da sua instituição de ensino, este campo será o nome do remetente que aparece no E-mail do destinatário.


End. Eletrônico: Endereço eletrônico que será usado para enviar as mensagens.


End. Copia: Endereço eletrônico que será usado para receber uma cópia das mensagens enviadas.


Aba Servidor:

Bas img 357.jpg


O campo Mensagens Enviadas SMTP com o nome ou número do endereço IP do seu servidor de e-mail, em seguida a Porta do Servidor com o número 25. O campo Nome da Conta é o nome da conta registrado em seu servidor, é o nome que vem antes do @. E o Formato do E-mail informe a opção Texto.


Após a configuração do servidor de e-mail é necessário fechar o módulo Básico e abrir novamente para que o sistema possa carregar as novas configurações.


Existem dois tipos de E-mails que podem ser encaminhados pelo serviço de correio eletrônico do sistema Giz:


E-mail Simples

É similar a opção convencional utilizada pelo gerenciador de e-mail que o usuário deve estar acostumado a utilizar. O usuário descreve o texto que deseja enviar, anexa um documento, se necessário, informa o assunto do e-mail.


Bas img 359.jpg


Clicando no botão Para o sistema abre uma nova janela Seleção de Destinatários onde pode ser escolhidos os alunos para qual a mensagem deve ser encaminhadas, fazendo o filtro por unidade, curso, turma, série/período e etc.


A figura abaixo ilustra o envio de de um E-mail Simples para todos os alunos do 3º período do curso de Contabilidade.


Bas img 360.jpg


Neste tipo de E-mail o usuário descreve um texto comum no corpo de texto do editor de E-mail e encaminha para as contas de E-mail do filtro configurado na caixa de diálogo.


Doc-Mail

O Doc-Mail é utilizado quando se deseja enviar mensagens personalizadas para os destinatários. O usuário deve confeccionar primeiro o texto ou documento no Gerador de Documentos. Na opção do destinatário o usuário poderá escolher o documento confeccionado no Gerador de Documentos e enviar para os alunos fazendo o filtro por unidade, curso, turma, série/período e etc.


A figura abaixo ilustra o envio de um Doc-Mail Carta de Devedores para todos os alunos do curso de contabilidade. Nesta situação a carta de devedores foi confeccionada no gerador de documentos para trazer os dados personalizados dos alunos e seus respectivos débitos em aberto.


Bas img 361.jpg