Mudanças entre as edições de "Enviar E-mail"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 2: Linha 2:
 
<div style="text-align: justify;">
 
<div style="text-align: justify;">
  
*Esta opção permite ao usuário enviar ''e-mails'' para alunos, professores e responsáveis, utilizando os endereços de ''e-mails'' cadastrados no sistema.  
+
:*Esta opção permite ao usuário enviar ''e-mails'' para alunos, professores e responsáveis, utilizando os endereços de ''e-mails'' cadastrados no sistema.  
  
  
[[Image:Bas_img_357a.jpg]]
+
::[[Image:Bas_img_357a.jpg]]
  
  
*Para fazer uso desta opção é necessário configurar as informações de '''envio e recebimento''' (servidor) de ''e-mail'' utilizado pela instituição.  
+
:*Para fazer uso desta opção é necessário configurar as informações de '''envio e recebimento''' (servidor) de ''e-mail'' utilizado pela instituição.
  
 
+
::*Esta configuração é realizada em: [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Par%C3%A2metros_Integra%C3%A7%C3%A3o_-_Sistema_Giz#Email '''Parâmetros | Integração | E-mail'''], como ainda, as configurações de '''Proxy''' e '''SMS'''.
==Botão Opções==
 
 
 
 
 
===Aba Geral:===
 
 
 
 
 
[[Image:bas_img_358.jpg]]
 
 
 
 
 
::*'''Nome:''' Informe o nome da sua instituição de ensino, este campo será o nome do remetente que  aparece no ''e-mail'' do destinatário.
 
 
 
 
 
::*'''End. Eletrônico:''' Endereço eletrônico que será usado para enviar as mensagens.
 
 
 
 
 
::*'''End. Copia:''' Endereço eletrônico que será usado para receber uma cópia das mensagens enviadas.
 
 
 
 
 
===Aba Servidor:===
 
 
 
 
[[Image:bas_img_357.jpg]]
 
 
 
 
*Informações sobre o servidor:
 
 
 
::*'''Servidor (POP3:''' endereço de recebimento dos ''e-mails''.
 
 
 
::*'''Servidor(SMTP:''' endereço de envio dos ''e-mails''.
 
 
 
::*'''Porta do Servidor (POP3)''': utilizar a porta padrão '''110'''.
 
 
 
::*'''Porta do Servidor (SMTP)''': utilizar a porta padrão '''25'''.
 
 
 
::*'''Nome da Conta''': Nome da respectiva conta.
 
 
 
::*'''Senha''': senha da conta.
 
 
 
::*'''Formato do e-mail''': escolher a opção '''TEXTO'''.
 
 
 
 
 
*Itens de autenticação: marque conforme a exigência do servidor da instituição:
 
 
 
::*Servidor requer autenticação.
 
 
 
::*Servidor requer conexão de segurança (SSL).
 
 
 
 
 
'''Observações:'''
 
 
 
::*Após a configuração do servidor de ''e-mail'' é necessário fechar o módulo '''Básico''' e abrir novamente para que o sistema possa carregar as novas configurações;
 
 
 
::*Quando a opção '''Servidor requer conexão de segurança (SSL)''' estiver marcada está dependerá das DLL´s - '''libeay32.dll''' e '''ssleay32.dll''' - atualizadas para a garantia de seu uso. Caso não tenha estas '''DLL´s''' entre em contato com o suporte da '''AIX Sistemas'''.
 
 
::*Existem dois tipos de ''e-mails'' que podem ser encaminhados pelo serviço de correio eletrônico do sistema '''Giz''': '''E-mail simples''' e '''Doc-Mail''', veja abaixo sobre os eles.
 
 
 
 
==E-mail Simples==
 
 
 
 
É similar a opção convencional utilizada pelo gerenciador de ''e-mail'' que o usuário deve estar acostumado a utilizar. O usuário descreve o texto que deseja enviar, anexa um documento, se necessário, informa o assunto do ''e-mail''.
 
 
 
 
[[Image:bas_img_359.jpg]]
 
 
 
 
Clicando no botão Para o sistema abre uma nova janela '''Seleção de Destinatários''' onde pode ser escolhidos os alunos para qual a mensagem deve ser encaminhadas, fazendo o filtro por unidade, curso, turma, série/período e etc.
 
 
 
 
 
A figura abaixo ilustra o envio de de um '''E-mail Simples''' para todos os alunos do 3º período do curso de Contabilidade.
 
 
 
 
[[Image:bas_img_360.jpg]]
 
 
 
 
Neste tipo de ''e-mail'' o usuário descreve um texto comum no corpo de texto do editor de ''e-mail'' e encaminha para as contas de ''e-mail'' do filtro configurado na caixa de diálogo.
 
 
 
 
 
==Doc-Mail==
 
 
 
 
O '''Doc-Mail''' é utilizado quando se deseja enviar mensagens personalizadas para os destinatários. O usuário deve confeccionar primeiro o texto ou documento no '''Gerador de Documentos'''. Na opção do destinatário o usuário poderá escolher o documento confeccionado no '''Gerador de Documentos''' e enviar para os alunos fazendo o filtro por unidade, curso, turma, série/período e etc.
 
 
 
 
A figura abaixo ilustra o envio de um '''Doc-Mail Carta de Devedores''' para todos os alunos do curso de contabilidade. Nesta situação a carta de devedores foi confeccionada no gerador de documentos para trazer os dados personalizados dos alunos e seus respectivos débitos em aberto.
 
 
 
 
[[Image:bas_img_361.jpg]]
 
  
  

Edição das 14h45min de 17 de agosto de 2010

  • Esta opção permite ao usuário enviar e-mails para alunos, professores e responsáveis, utilizando os endereços de e-mails cadastrados no sistema.


Bas img 357a.jpg


  • Para fazer uso desta opção é necessário configurar as informações de envio e recebimento (servidor) de e-mail utilizado pela instituição.