Envio comunicado extraclasse

De Wiki AIX
Revisão de 10h30min de 13 de abril de 2020 por Robert Jardim (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa


Envio de Mensagens para aplicativo ExtraClasse


O aplicativo ExtraClasse é excelente canal de comunicação com pais e responsáveis. E podemos utilizá-lo para enviar comunicados a um único aluno ou responsável, bem como para todo o corpo discente ou seus respectivos responsáveis de uma única vez.

Para isso é necessário apenas que seus alunos e responsáveis estejam integrados com o Portal Marketing Digital do aplicativo ExtraClasse.

O portal do Maketing Digital é acessasdo pela URL https://www.extraclasse.info/aixmail/ e o login é realizado com uma conta de usuário e senha disponibilizado para os clientes que possuem o aplicativo ExtraClasse.


FAQ msg extraclasse.png


É por dentro deste portal que podemos fazer alguns comunicados via E-mail ou Aplicativo ExtraClasse direcionados para os alunos e responsáveis da instituição de ensino. Para isso é necessário fazer inicialmente a carga de dados do Sistema Giz para a plataforma Marketing Digital.

A carga dos dados é realizada pelo módulo Básico do Sistema Giz. O primeiro passo para isto é fornecer a este módulo o acesso ao Portal do Marketing Digital, informando no grupo de dados Centro Mensagem do cadastro de Parâmetros, o usuário e senha de acesso ao portal Marketing Digital.

A imagem abaixo ilustra o usuário e senha cadastrado e sendo testado no menu Cadastro| Parâmetros.


FAQ msg extraclasse1.png


Uma vez cadastrado e testado a autenticação no Marketing Digital pelo cadastro de Parâmetros, a carga de dados inicial é realizada pela opção de menu Utilitários | Centro de Mensagem | Carga de dados ExtraClasse.

Como pode ser visto na imagem abaixo é possível enviar para o portal Marketing Digital os dados de alunos e de todos os tipos de responsáveis. Podemos aplicar os filtros desejados e exportar desde um único aluno ou responsável ou um lote maior baseado no filtro informado.


FAQ msg extraclasse2.png


A carga de dados pode ser realizada quantas vezes desejar, quando a pessoa já existir no banco de dados do Marketing Digital, o sistema realiza apenas a atualização dos dados ou situação dos alunos e responsáveis.

Apesar disso, o sistema possui um procedimento automático de atualização ou inserção dos dados cadastrais dos alunos e responsáveis no banco de dados do Marketing Digital, toda vez que uma edição ou inserção é realizada na tela de Matrícula ou do Cadastro de Responsáveis. A imagem recortada abaixo ilustra o sistema realizando o sincronismo dos dados, após a atualização do telefone de um aluno.


FAQ msg extraclasse3.png


Os dados de alunos ou responsáveis quando chegam no Portal do Marketing Digital são tratados como Assinantes. Veja na imagem de exemplo abaixo que todos os dados em que um aluno está associado ao Sistema Giz é exportado para o Marketing Digital e podem ser utilizados como filtros para a seleção de alunos e responsáveis. Aplica-se no Marketing Digital os mesmos filtros de unidade, cursos, turnos, séries, turmas, etc existentes no Sistema Giz.


FAQ msg extraclasse4.png


Veja na imagem acima o aluno exportado pelo Sistema Giz sendo apresentado no cadastro do Marketing Digital. Todos os assinantes com status ativo podem receber comunicação por E-mail ou applicatio ExtraClasse.

Neste tutorial estamos tratando da comunicação com os alunos e responsáveis pelo Aplicativo Extraclasse. Para enviarmos uma comunicação vamos acessar a aba Mensagem, escolher no tipo de comunicação ExtraClasse e escolher a opção de envio Enviar para filtro acadêmico, conforme ilustrado na imagem abaixo.


FAQ msg extraclasse5.png


Observe que a opção Enviar para filtro acadêmico permite realizar a seleção de alunos ou responsáveis com base no vínculo acadêmico do aluno no Sistema Giz. Normalmente é a opção mais utilizada. A opção ao lado Enviar para lista fechada' permite montar uma lista personalizada, adicionando de forma avulsa determinados alunos e responsáveis e fazer o envio para o grupo composto.

Um pouco mais abaixo da tela de Mensagem há a área onde o comunicado é confeccionado. Existe um editor que pemite formatar texto com edição básica como é visualizado na imagem abaixo.


FAQ msg extraclasse6.png


O comunicado pode ser um texto simples construído neste editor, ou podemos enviar uma imagem contendo a mensagem desejada. Para incluir uma imagem basta clicar no ícone identificado na imagem acima.

Uma janela como ilustrado na parte esquerda da imagem abaixo será apresentada. Nesta janela, podemos incluir no campo URL um caminho da internet onde a imagem está armazenada, ou podemos pegar uma imagem existente no computador local, fazer o upload para o Portal do Marketing Digital para utilizar no envio da mensagem. A janela do lado direito da imagem abaixo ilustra o arquivo sendo carregado para dentro do portal Marketing Digital.


FAQ msg extraclasse7.png


A sequência de números de 1 a 3 representam a ordem das ações para carregar uma imagem para o portal.

  • Na sequência 1 (um) o arquivo local é informado para o sistema.
  • Sequência 2 (dois) o uplod do arquivo é realizado e a imagem é adicionada no repostiório do Portal Marketing Digital.
  • Sequência 3 (três) o arquivo é enviado para o editor de mensagem para que seja encaminhado ao aluno ou responsável.

Observe na imagem abaixo que a área do corpo de mensagem recebeu uma imagem. É este conteúdo que será disponilizado no aparelho celular do aluno ou responsável a partir do aplicativo ExtraClasse.


FAQ msg extraclasse8.png


Uma vez definido o filtro dos assinantes e o conteúdo a ser encaminhado, clique no botão Enviar para o filtro acadêmico.

Antes de enviar, o sistema ainda apresentará a lista de assinantes que atendem o filtro especificado. Vide imagem abaixo. Neste momento, ainda é possível desmarcar algum assinante se desejado.


FAQ msg extraclasse9.png


Se estiver tudo certo, clique no botão Confirmar.

Veja na imagem abaixo que o sistema apresentará um resumo com os dados da informação encaminhada, como o número de destinatários, quantas mensagens foi enviada com sucesso, quantas mensagens foram enviadas com erros e quantas mensagens o sistema tem informação que foram lidas. O botão Ver permite visualizar o conteúdo enviado na mensagem.


FAQ msg extraclasse10.png


No exemplo, deste tutorial a mensagem foi enviada para apenas um aluno e consta no sistema que houve sucesso no envio. A imagem abaixo ilustra a mensagem recebida no aplicativo ExtraClasse.


FAQ msg extraclasse11.png


As mensagens chegam na opção de menu Caixa de Entrada do aplicativo. Ao clicar na mensagem recebida a mensagem completa é aberta para visualização do usuário.