Envio de notificações pelo portal AIX Mail

De Wiki AIX
Revisão de 14h27min de 15 de maio de 2018 por Mariana89 (discussão | contribs) (Assuntos)
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  • O Portal AIX Mail é a plataforma pela qual serão enviadas mensagens e notificações para o aplicativo ExtraClasse.


  • Depois de realizar a Carga de Dados, acesse o portal AIX Mail para ter acesso a estatísticas, assinantes (alunos e responsáveis que tiveram as informações exportadas por meio da carga de dados ou que acessaram o aplicativo) e envio de mensagens.


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  • A área de trabalho do AIX Mail é dividida em seis abas.


Aba Dashboard

  • A página inicial do portal é chamada de Dashboard, que é um painel que exibe diversos indicadores.


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  • Responsáveis/Registrados: O campo superior mostra a quantidade de responsáveis que tiveram as informações transmitidas por meio da Carga de Dados e o campo inferior mostra a quantidade de responsáveis que efetuaram login no aplicativo.
  • Alunos/Registrados: O campo superior mostra a quantidade de alunos que tiveram as informações transmitidas por meio da Carga de Dados e o campo inferior mostra a quantidade de alunos que efetuaram login no aplicativo.
  • Android/Dispositivos: O campo superior mostra a quantidade de dispositivos Android cadastrados e o campo inferior mostra a quantidade de dispositivos Android que acessaram o aplicativo.
  • IOS/Dispositivos: O campo superior mostra a quantidade de dispositivos IOS cadastrados e o campo inferior mostra a quantidade de dispositivos IOS que acessaram o aplicativo.


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  • Os indicadores acima mostram a quantidade de mensagens que foram enviadas, a quantidade de mensagens lidas e a quantidade de erros de envio. Mostra também quantos destinatários selecionaram a opção Não quero mais receber e-mails.


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  • O indicador acima mostra em ordem de popularidade os cinco navegadores (Chrome, Firefox, Internet Explorer, etc.) mais utilizados pelos usuários cadastrados no aplicativo.


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  • O indicador acima mostra em ordem de popularidade as cinco principais plataformas (Android, IOS, etc.) utilizadas pelos usuários cadastrados no aplicativo.


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  • O indicador acima mostra a quantidade de assinantes registrados no aplicativo e a quantidade de inativos. Mostra também a quantidade de usuários que desativaram a conta ou que foram desativados pelo administrador.


Aba Assinantes

  • Os assinantes são todos os usuários cadastrados no aplicativo, seja os que tiveram as informações exportadas por meio da Carga de Dados, seja os que baixaram e fizeram o cadastro no aplicativo por conta própria.


  • Para cadastrar um novo assinante, clique em Adicionar novo assinante.


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  • Informe o Nome, E-mail e Telefone Celular do assinante e clique em Salvar.


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  • Clicando na opção Importar CSV será possível importar listas de contatos de usuários que estejam salvas em formato CSV (Excel).


  • Clicando na opção Exportar CSV será possível salvar um arquivo CSV (Excel) com os dados dos assinantes cadastrados.


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  • Nesta aba também é possível pesquisar informações sobre alunos e responsáveis já cadastrados no aplicativo. Para isso realize pelo menos um dos filtros e clique em Pesquisar.


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  • Serão exibidos os assinantes que correspondem ao filtro realizado.


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  • Ao clicar no assinante desejado, será possível visualizar informações sobre ele.


  • Na aba Dados Gerais são exibidos o número de registro, nome, e-mail e telefone celular do assinante.


  • Nesta aba também é possível desativar a conta do assinante, selecionando a opção Inativo e clicando em Salvar.


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  • Na aba Mensagens são exibidas as mensagens enviadas para o assinante. Para ler o conteúdo da mensagem, clique em Ver.


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Aba Listas

  • Neste menu é possível criar listas específicas para enviar mensagens aos assinantes e editar as listas já existentes.


  • As listas devem ser usadas para enviar mensagens direcionadas somente a um determinado tipo de assinante, como alunos de uma turma ou turno específicos.


  • Para criar uma nova lista, clique em Adicionar nova lista.


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  • Informe um Nome para a lista e informe se ela está ativa ou inativa.


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  • Depois da criar a lista, clique no ícone Icone mais.jpg para inserir assinantes a ela.


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  • Selecione os usuários que deseja acrescentar. Para selecionar mais de um, pressione a tecla Ctrl enquanto clica nos usuários desejados. Para concluir, clique em Adicionar assinantes.


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  • Para visualizar os usuários que fazem parte da lista, clique em Ver membros.


  • Para editar o nome da lista, clique no ícone Icone lapis.jpg.


  • Para remover membros da lista, clique no ícone Icone menos.jpg.


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Aba Mensagens

  • Por meio desta aba será controlado o envio das mensagens aos destinatários determinados.


  • Nesta tela é possível realizar o envio de mensagens por E-mail, SMS e pelo aplicativo ExtraClasse para os assinantes.


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Escrever Mensagem

  • Selecione o tipo de mensagem que deseja enviar e no campo Remetente informe o e-mail e o nome do remetente.


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  • É possível enviar a mensagem de duas formas: para os assinantes selecionados a partir do filtro acadêmico ou para os assinantes membros de uma lista fechada.


  • Enviar para filtro acadêmico: Essa forma de envio consiste em realizar um filtro determinado e enviar as mensagens para os destinatários selecionados por meio desse filtro.


  • O preenchimento dos campos De (e-mail) e De (nome) são obrigatórios.


  • Os filtros devem ser feitos de acordo com a necessidade da escola. No campo Destinatários selecione entre Aluno, Pai, Mãe, Financeiro, Avalista e Acadêmico.


  • Em seguida, informe os filtros de Período Letivo, Unidade, Turno, Curso, Série e Turma.


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  • Após selecionar os filtros, preencha o Assunto, escreva a mensagem no campo Corpo da Mensagem e clique em Enviar para filtro acadêmico. Será aberta uma tela para seleção individual dos e-mails de destino.
OBSERVAÇÃO: Nenhum destinatário será duplicado. Quando o aluno for seu próprio responsável ou estiver enturmado em mais de uma turma, os campos de Responsabilidade e Turma terão as mesmas informações.


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  • Enviar para lista fechada: Essa opção permite o envio de mensagens para uma lista específica (criada anteriormente na aba Listas) e também permite o envio para um destinatário em específico.


  • No campo Assinantes é possível adicionar um por um dos alunos ou responsáveis que receberão a mensagem e no campo Listas é possível selecionar as listas específicas que receberão a mensagem.


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  • Tags: Neste campo informe palavras-chave relacionadas à mensagem que está sendo enviada.


  • Questionário: Se o seu objetivo for enviar um questionário (anteriormente criado na aba Questionários) para os assinantes, selecione-o neste campo.


  • Enviar questionário para dispositivos que já o tenham respondido anteriormente:


  • Assunto: Informe o assunto da mensagem.


  • Corpo da mensagem: Neste campo será escrita a mensagem que será enviada. Este campo possui ferramentas de edição padrão que se assemelham a outros editores de texto padrão.


  • Depois de redigir a mensagem é possível enviá-la ou salvá-la como rascunho.


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Rascunhos

  • Quando uma mensagem está sendo redigida, é possível salvá-la como rascunho. Todos os rascunhos que não foram enviados serão exibidos nessa aba.


  • Para apagar um rascunho, selecione-o e clique em Remover rascunhos.


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  • Para ver o conteúdo do rascunho clique em Ver. Se desejar enviá-lo como mensagem clique em Enviar.


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  • Ao selecionar a opção Enviar, o sistema retornará para a tela Escrever Mensagem, já com a mensagem criada. Será preciso apenas inserir os destinatários e o formato de envio.


Enviadas

  • Nesta aba é possível visualizar as mensagens que foram enviadas e as mensagens em que houve erro no envio, além de acompanhar o status de leitura das mensagens pelos destinatários.


  • Nesta tela também é possível cancelar as mensagens que foram enviadas. Para isso é preciso selecionar as mensagens desejadas e clicar em Cancelar Mensagens. As mensagens canceladas poderão ser restauradas a qualquer momento, caso não tenham sido excluídas definitivamente.


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  • Para visualizar os destinatários selecionados para recebimento de uma determinada mensagem, clique no número abaixo da coluna Destinatários. O sistema exibirá os destinatários e outras informações sobre o envio.


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  • Clicando Pesquisa Avançada será possível realizar a busca de mensagens já enviadas.


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Canceladas

  • Nesta aba é possível visualizar as mensagens que foram canceladas anteriormente na aba Enviadas.
ATENÇÃO: As mensagens excluídas na aba Rascunhos não são encaminhadas para esta tela. Quando removidas, elas serão excluídas definitivamente.


  • Após cancelar uma mensagem é permitido selecioná-la e restaurá-la ou removê-la permanentemente, clicando nos botões Restaurar Mensagens e Remover Permanentemente.


  • Para visualizar a mensagem antes de exclui-la ou restaurá-la, clique no botão Ver.


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Aba Usuários

  • No menu Usuários serão cadastrados os usuários que terão acesso ao portal AIX Mail.. Aqui são também exibidos os usuários já cadastrados.


  • Clicando no botão Editar será possível alterar as informações sobre o usuário ou exclui-lo.


  • Para criar um novo usuário, clique no botão Criar novo usuário.


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  • Informe o Nome, a Unidade, o E-mail e a Senha do usuário. O campo E-mail não pode ser preenchido com um e-mail já cadastrado anteriormente.


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Aba Questionários

  • Por meio do portal AIX Mail é possível criar e enviar questionários e simulados para alunos e responsáveis por meio do aplicativo ExtraClasse.


Principal

  • Nesta aba são definidos os parâmetros do novo questionário. Para criá-lo, clique no botão Adicionar novo questionário.


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  • Nome: Informe um nome para o questionário.
  • Descrição: Descreva o tema do questionário. O texto escrito aqui será exibido para o destinatário na sua caixa de entrada.
  • Senha: Informe uma senha para acesso ao questionário pelo destinatário, se for o caso.
  • Abertura: Informe a data e a hora a partir das quais o questionário estará disponível para os destinatários.
  • Fechamento: Informe a data e hora nas quais o questionário se encerrará.
  • Duração: Informe a duração (em minutos) do questionário, ou seja, o tempo que o destinatário terá para respondê-lo, se for o caso.
  • Tipo: Informe se o questionário é um Simulado ou uma Pesquisa.
  • Selecione se deseja enviar para os usuários os resultados do questionário e o relatório de envio, e se deseja que o relatório possa ser repetido em outra ocasião.


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  • Clicando no botão Icone lapis.jpg será possível editar as informações do questionário.


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  • Clicando no botão Icone mais.jpg será possível inserir novas questões ao questionário. Para isso você deve informar o Assunto, o Tipo de Resposta, a Fonte, a Descrição, a Dificuldade e a Data de Cadastro. Depois, deve selecionar o questionário ao qual a pergunta será inserida e clicar em Adicionar questões.


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  • Clicando no botão Icone menos.jpg será possível remover questões do questionário. Para isso, selecione a questão que deseja excluir e clique em Remover questões.


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  • Clicando no botão Icone estatisticas.jpg será possível visualizar estatísticas sobre o questionário, como porcentagem de envio, número de destinatários, etc.


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Assuntos

  • Nesta aba são criados os assuntos que serão associados às perguntas dos questionários. Esse cadastro poderá nos auxiliar nas buscas avançadas para visualizar quais são as perguntas criadas para um determinado assunto.


  • Para criar um novo assunto, clique em Adicionar novo assunto.


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  • Informe o assunto no campo Nome e, caso haja necessidade, defina uma breve Descrição para este assunto. Clique em Salvar.


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  • Caso seu assunto já tenha sido associado a alguma pergunta, basta clicar no botão que indica o número de questões associadas ao assunto. Serão exibidas as perguntas vinculadas a ele e o tipo de resposta das perguntas.


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