Mudanças entre as edições de "Grade Curricular"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 29: Linha 29:
  
 
   
 
   
'''Carga Horária:''' Nesse campo digite o total da carga horária anual da disciplina correspondente.
+
'''Carga Horária:''' Neste campo digite o total da carga horária anual da disciplina correspondente.
 
   
 
   
  
'''Aulas por semana:''' Nesse campo digite o total de aulas que a disciplina terá por semana.
+
'''Aulas por semana:''' Neste campo digite o total de aulas que a disciplina terá por semana.
  
  
'''Duração de cada aula:''' Informe neste campo o tempo de duração de cada aula da disciplina. O sistema fará uso deste campo para converter a quantidade de aulas dadas ou previstas no formato de horas aulas, caso o parâmetro Aulas Dadas em Horas tenha sido habilitado no cadastro de curso.
+
'''Duração de cada aula:''' Informe neste campo o tempo de duração de cada aula da disciplina. Caso o parâmetro Aulas Dadas em Horas tenham sido habilitados no cadastro de curso, o sistema fará uso deste campo para converter a quantidade de aulas dadas ou previstas no formato de horas aulas.
  
 
   
 
   
'''Créditos:''' Esse campo serve para determinar o número de créditos das disciplinas, esta informação é importante para a geração de débitos por quantidade de créditos do módulo Giz Recebimentos.
+
'''Créditos:''' Este campo serve para determinar o número de créditos das disciplinas. Esta informação é importante para a geração de débitos por quantidade de créditos do módulo Giz Recebimentos.
 
   
 
   
  
Linha 48: Linha 48:
  
 
'''Avaliação de Condutas e Hábitos:''' Este campo deverá ser ativado caso o curso possua disciplinas que não fazem parte da grade curricular, mas que são avaliadas por critérios conceituais.  
 
'''Avaliação de Condutas e Hábitos:''' Este campo deverá ser ativado caso o curso possua disciplinas que não fazem parte da grade curricular, mas que são avaliadas por critérios conceituais.  
 
  
'''Disciplina comportamental:''' As disciplinas comportamentais são específicas para a avaliação do comportamento dos alunos dentro da instituição. São utilizadas para decrescer a nota dos alunos através das ocorrências disciplinares aplicadas através do Giz Supervisão.  
+
 
 +
'''Disciplina comportamental:''' As disciplinas comportamentais são específicas para a avaliação do comportamento dos alunos dentro da instituição. São utilizadas para decrescer a nota dos alunos através das ocorrências disciplinares aplicadas pelo Giz Supervisão.  
 
   
 
   
  
Linha 57: Linha 57:
 
   
 
   
 
<p align="justify">
 
<p align="justify">
<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p> '''Caso exista aula teorica e prática para disciplina é necessário incluir a mesma disciplina duas vezes na grade, ou seja, uma deve está marcado como Disciplina Estágio e a outra sem a marcação.'''
+
<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p> '''Caso exista aula teórica e prática para disciplina, é necessário incluir a mesma disciplina duas vezes na grade, ou seja, uma deve ser marcada como Disciplina Estágio e a outra sem a marcação.'''
  
  
'''Apura Falta:''' Este campo deve ser ativado caso a disciplina estabelece a apuração de freqüência dos alunos. Se este parâmetro não for marcado, o sistema não habilita a opção de digitação de faltas para a disciplina.  
+
'''Apura Falta:''' Este campo deve ser ativado caso a disciplina estabeleça a apuração de freqüência dos alunos. Se este parâmetro não for marcado, o sistema não habilita a opção de digitação de faltas para a disciplina.  
  
 
   
 
   
Linha 90: Linha 90:
  
  
'''Atividades:''' Futebol, Ballet e Capoeira, nestas atividades avalia o conceito dos alunos, onde se tem uma disciplina chamada Módulo I, onde é informado o conceito para o aluno.
+
'''Atividades:''' Futebol, Ballet e Capoeira. Nestas atividades avalia o conceito dos alunos, onde se tem uma disciplina chamada Módulo I, onde é informado o conceito para o aluno.
 
   
 
   
  
Linha 96: Linha 96:
 
   
 
   
  
'''Disciplina Principal:''' A disciplina principal é aquela que engloba duas sub-disciplinas. Por exemplo, a disciplina de matemática é principal e composta por duas outras disciplinas que apuram notas separadamente, álgebra e geometria. Ou seja, existem duas disciplinas (sub-disciplinas) que vão compor a disciplina principal. Quando a disciplina avaliada para a montagem da grade curricular for uma sub-disciplina; o usuário deverá associá-la à disciplina de origem ou principal, digitando o código desta e/ou nome da disciplina neste campo. Veja abaixo:
+
'''Disciplina Principal:''' A disciplina principal é aquela que engloba duas sub-disciplinas. Por exemplo, a disciplina de matemática é principal e composta por duas outras disciplinas que apuram notas separadamente, álgebra e geometria. Ou seja, existem duas disciplinas (sub-disciplinas) que vão compor a disciplina principal. Quando a disciplina avaliada para a montagem da grade curricular for uma sub-disciplina, o usuário deverá associá-la à disciplina de origem ou principal, digitando o código desta e/ou nome da disciplina neste campo. Veja abaixo:
 
   
 
   
  
Linha 105: Linha 105:
  
  
'''Valor proporcional à nota da etapa:'''  Conforme o exemplo acima a NOTA da sub-disciplina Redação e expressão equivale 10% (Dez porcento) do  total de pontos distribuidos a disciplina principal Português, ou seja, informe nesse campo a porcentagem da nota da sub-disciplina  que equivale ao total de pontos distribuídos da disciplina principal.
+
'''Valor proporcional à nota da etapa:'''  Conforme o exemplo acima a NOTA da sub-disciplina Redação e expressão equivale 10% (Dez porcento) do  total de pontos distribuidos a disciplina principal Português, ou seja, informe neste campo a porcentagem da nota da sub-disciplina  que equivale ao total de pontos distribuídos da disciplina principal.
  
  

Edição das 09h37min de 9 de dezembro de 2008

Disponível somente nos Sistemas Giz Escola e Ensino Profissionalizante

Os cadastros de grade curricular juntamente com o cadastro de disciplinas por professor constituem os dois principais cadastros de preparação do ambiente de utilização do Giz Secretaria. A partir destes cadastros o sistema é capaz de imprimir diários de classes, permitir o lançamento de notas e faltas, gerar o quadro de horários do professor, apurar o resultado dos alunos etc.


Sec img 016.jpg


A Grade Curricular deve ser cadastrada para os cursos que possuem especificações disciplinares.


A montagem da Grade Curricular é muito importante para se ter o controle de todos os dados atinentes à carga horária de cada disciplina, à quantidade de aulas por semana.


No módulo Giz Secretaria é possível criar e utilizar mais de uma Grade Curricular por curso. Cada Grade Curricular criada no sistema está associada a um ano de grade, como ilustra a tela acima.


Esta característica permite que sejam utilizadas matrizes curriculares distintas para alunos de mesmos cursos.


A Grade Curricular é montada associando as disciplinas do curso em suas respectivas séries e ano de grade. Para cada disciplina incluída na grade curricular devem ser informadas as seguintes propriedades:


Série: Campo que identifica o número da série do curso em que se deseja cadastrar a disciplina na Grade Curricular.


Disciplina: Campo para associação da disciplina da Grade Curricular na série do curso. As disciplinas são pesquisadas a partir do Cadastro de Disciplinas.


Carga Horária: Neste campo digite o total da carga horária anual da disciplina correspondente.


Aulas por semana: Neste campo digite o total de aulas que a disciplina terá por semana.


Duração de cada aula: Informe neste campo o tempo de duração de cada aula da disciplina. Caso o parâmetro Aulas Dadas em Horas tenham sido habilitados no cadastro de curso, o sistema fará uso deste campo para converter a quantidade de aulas dadas ou previstas no formato de horas aulas.


Créditos: Este campo serve para determinar o número de créditos das disciplinas. Esta informação é importante para a geração de débitos por quantidade de créditos do módulo Giz Recebimentos.


Considera para o cálculo de resultado final: Ao habilitar este parâmetro configura-se no sistema a obrigatoriedade da realização do cálculo de notas e faltas da disciplina para todos os alunos, e a exigência do aproveitamento escolar para aprovação.


Considera para dependência: Ao habilitar este parâmetro configura-se no sistema que o aluno poderá fazer dependência da disciplina caso tenha sido reprovado por freqüência ou por notas. Obedecendo é claro, o parâmetro de máximo de dependências informadas no cadastro de cursos.


Avaliação de Condutas e Hábitos: Este campo deverá ser ativado caso o curso possua disciplinas que não fazem parte da grade curricular, mas que são avaliadas por critérios conceituais.


Disciplina comportamental: As disciplinas comportamentais são específicas para a avaliação do comportamento dos alunos dentro da instituição. São utilizadas para decrescer a nota dos alunos através das ocorrências disciplinares aplicadas pelo Giz Supervisão.


Disciplina Estágio: As disciplinas estágio são específicas para avaliação do estágio realizado pelo aluno fora da instituição.


:: Dica:

Caso exista aula teórica e prática para disciplina, é necessário incluir a mesma disciplina duas vezes na grade, ou seja, uma deve ser marcada como Disciplina Estágio e a outra sem a marcação.


Apura Falta: Este campo deve ser ativado caso a disciplina estabeleça a apuração de freqüência dos alunos. Se este parâmetro não for marcado, o sistema não habilita a opção de digitação de faltas para a disciplina.


Apura Nota: Este campo deve ser ativado caso a disciplina estabeleça a apuração de notas dos alunos. Se este parâmetro não for marcado, o sistema não habilita a opção de digitação de notas para a disciplina.


Tipo de Nota: O sistema Giz permite realizar o lançamento de notas de três formas distintas:


Notas quando a avaliação for realizada com notas numéricas.


Exemplo: 8; 13,5 ; 29 etc


Conceitos quando avaliada através de legendas. Os conceitos são definidos no cadastro de parâmetros.


Exemplo: B, MB, F etc.


Aptidão quando a avaliação é feita no conceito de apto/inapto ou sim/não.


Ministrada em Módulos: Este deve ser ativado quando a instituição tiver disciplina ministrada em módulos, ou seja, caso a instituição tenha várias atividades e deseja avaliar essas atividades.


Exemplo:


Atividades: Futebol, Ballet e Capoeira. Nestas atividades avalia o conceito dos alunos, onde se tem uma disciplina chamada Módulo I, onde é informado o conceito para o aluno.


Base Comum e Diversificada: Neste campo classifique o tipo da disciplina na grade curricular. As disciplinas serão exibidas nos históricos escolares agrupadas em um dos dois tipos.


Disciplina Principal: A disciplina principal é aquela que engloba duas sub-disciplinas. Por exemplo, a disciplina de matemática é principal e composta por duas outras disciplinas que apuram notas separadamente, álgebra e geometria. Ou seja, existem duas disciplinas (sub-disciplinas) que vão compor a disciplina principal. Quando a disciplina avaliada para a montagem da grade curricular for uma sub-disciplina, o usuário deverá associá-la à disciplina de origem ou principal, digitando o código desta e/ou nome da disciplina neste campo. Veja abaixo:


Sec img 017.jpg


A Disciplina Redação e expressão é sub-disciplina da disciplina Língua Portuguesa


Valor proporcional à nota da etapa: Conforme o exemplo acima a NOTA da sub-disciplina Redação e expressão equivale 10% (Dez porcento) do total de pontos distribuidos a disciplina principal Português, ou seja, informe neste campo a porcentagem da nota da sub-disciplina que equivale ao total de pontos distribuídos da disciplina principal.


Pela importância da Grade Curricular no sistema Giz é essencial que este cadastro seja realizado com sucesso. Qualquer erro neste cadastro fará com que erros ou resultados inesperados surjam durante a utilização do sistema.


Ao fim do cadastro é importante que seja realizada a impressão da Grade Curricular para conferências


Sec img 018.jpg


:: Dica:

O relatório de modelo Oficial se apresenta como um ótimo recurso para esta finalidade.


Sec img 019.jpg