Mudanças entre as edições de "Turmas - Giz Escola/Ensino Profissionalizante"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
(Atas de Resultados)
Linha 128: Linha 128:
  
  
==Dados Gerais==  
+
==Aba Dados Gerais==  
  
  
Linha 210: Linha 210:
  
 
::[[Image:bas_img_303.jpg]]
 
::[[Image:bas_img_303.jpg]]
 +
 +
 +
==Aba Dados complementares==
 +
 +
 +
::[[Image:bas_img_complementares.jpg]]
  
 
   
 
   

Edição das 11h15min de 18 de maio de 2012


Aba Turma

  • Nesta opção o usuário cadastra todas as turmas dos cursos oferecidos pela unidade escolar. Os dados informados neste cadastro permitem ao sistema identificar cada uma das turmas em que os alunos vão estudar.


  • Assim como no cadastro de Cursos - Giz Escola | Aba Cursos, existem alguns parâmetros fundamentais:


Bas img 302.jpg


Código da turma:

  • O código serve para identificar as turmas em todas as pesquisas de turmas do sistema. O código pode ser criado com letras e/ou números e pode conter até oito caracteres.


Exemplo:

EM1A (Ensino Médio 1A)


Unidade:

  • Ao criar uma turma, esta deve ser associada a uma unidade, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma a associação da turma à unidade permite ao sistema identificar os alunos por unidade.


Descrição da Turma:

  • Aqui é registrada uma breve descrição sobre a turma, para caso o usuário tenha alguma dúvida sobre a mesma. Exemplo: 1º Ano do EF (Ensino Fundamental).


Curso:

  • Ao criar uma turma, esta deve ser associada a um curso, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma, a associação da turma ao curso permite ao sistema identificar os alunos por curso.


Multi-seriada:

  • Quando uma turma é classificada como multi-Seriada ela está sendo definida como uma turma em que as disciplinas oferecidas nesta turma podem ser matriculadas por alunos de outros cursos.


Série/Período/Ano:

  • Este campo equivale ao período/série do curso. Uma turma pode ser classificada em alguns dos períodos/turmas dos valores cadastrados no intervalo de série inicial e final do cadastro de curso.


Turno:

  • Ao criar uma turma, esta deve ser associada ao turno em que as aulas da turma acontecem.


Ano da Matriz Curricular (Grade curricular):

  • Este campo caracteriza-se como o principal campo do cadastro. É através do ano da Grade Curricular que o sistema Giz reconhece as disciplinas (componentes curriculares) que os alunos matriculados na turma podem cumprir.


:: Dica:

Estão disponíveis para seleção somente o ano da matriz curricular que foram cadastrados no cadastro de grade curricular para o curso/habilitação e série da turma.


Curso Vinculado:

  • Selecione o curso vinculado quando o aluno da turma cursar todas as disciplinas, no caso de estar marcada a opção Curso vinculado à grade de outro curso no Cadastro de Cursos.


Professor, Sala, Quantidade máxima de aulas/dia, Aulas ao sábado:

  • São campos de aplicação meramente informacional e seu uso é opcional. O sistema não faz nenhum uso destes campos para quaisquer tipos de processamentos.


Mês de Referência para débitos de Matrícula:

  • Nesta opção o usuário poderá definir na turma qual será o mês de referência para débitos de matrícula, para regularização da matrícula, habilitará está opção se no Módulo Recebimentos estiver marcado em Parâmetros | Cadastro | Recebimentos | Baixa de Débitos.


Quantidade de alunos já enturmados:

  • Se o processo de enturmação já foi realizado, informe o número total de alunos já enturmados. Este campo será atualizado pelo sistema após a enturmação manual ou automática dos alunos ou desenturmação.


Máximo de alunos:

  • Este parâmetro define o máximo de alunos na turma. O sistema emite uma mensagem no momento da realização das matrículas dos alunos se o número de alunos matriculados ultrapassar o máximo informado neste campo.


Duração da Aula e Carga Horária:

  • Nestes campos você deve informar a duração das aulas e a carga horária da turma cadastrada. Estes campos são preenchidos somente se a turma cadastrada não possuir disciplinas cadastradas.


Exemplo: Uma turma de aperfeiçoamento.


Turma Sucessora:

  • Este campo identifica a próxima turma que os alunos da atual turma que atingirem aproveitamento para aprovação deverão cumprir no próximo período letivo. Este campo é utilizado pelo sistema para fazer a Promoção automática dos alunos.


  • Utiliza múltiplas turmas sucessoras: Marcando este parâmetro o sistema permite mais de uma turma sucessora no curso. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro Somente turmas sucessoras mesmo curso.


  • Somente turmas sucessoras mesmo curso: Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro Somente turmas sucessoras mesma habilitação.


  • Somente turmas sucessoras mesma habilitação: Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma e mesma habilitação.


Bas img 302a.jpg

Não gera débitos por crédito ou carga horária:

  • Quando esse parâmetro estiver marcado o sistema desconsidera a geração de débitos por crédito ou carga horária para os alunos matriculados nessa turma.


Layout Contrato Padrão:

  • Nesta opção a instituição informa o contrato que deseja associar a turma, caso o contrato de prestação de serviços educacional seja diferenciado.


Banco e Conta Corrente:

  • Nesta opção a instituição pode definir qual banco e conta corrente deseja imprimir os boletos no Módulo Recebimentos.


Aba Dados Gerais

Bas img 302b.jpg


Débitos da Matrícula:

-


Data da Turma:

  • Data de início e termino das aulas dessa turma.


Associar Disciplinas à Turma:

  • Ao clicar neste botão o sistema cria automaticamente o cadastro de disciplinas por professor a partir da grade curricular criada.

Situação da Turma:

  • Nesta opção vai constar em que situação encontra a turma no momento. ( Confirmada, Não Confirmada, Cancelada ou Adiada. )


Cancelamento de Matrícula:

  • Nesta opção a instituição pode definir o percentual da matrícula para cancelamento e percentual da multa por desistência no decorrer do período.


:: Dica:

Para alterar a situação da turma, faz necessário entrar no módulo básico em cadastro Alterar situação da turma.


  • O botão Imprimir emite o relatório das turmas. Relatório de relação das turmas. Faça a seleção desejada e clique no botão OK.


Bas img 306.jpg


Bas img 307.jpg


Convênio:

  • Neste campo deve ser definido o convênio que será exibido no relatório.


Linha de Ação

  • Neste campo seleciona-se a linha de ação após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.


Clientela

  • Neste campo seleciona-se a clientela após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.


Reserva de Matrícula Web:

  • Divulgar matrícula na web: Marcando este parâmetro o sistema disponibiliza esta turma no Web Giz, no momento da Pré Matrícula on-line.
  • Data Inicial e Data Final: Neste campo você deve definir o período em que a turma estará disponível.

Aba Planos de Pagamentos Válidos

  • Se a geração de débitos for por plano de pagamento, nessa aba deve ser associado todos os planos de pagamentos possíveis para essa turma.


  • Como associar os planos de pagamentos:


  • 1- Clicar no botão Novo que encontra na horizontal da tela;


  • 2- Escolher o plano de pagamento clicando na Lupa.


  • 3- Em seguida confirmar a inclusão clicando em Ok.


Bas img 303.jpg


Aba Dados complementares

Bas img complementares.jpg


Aba Descontos Válidos

  • Nesta opção o usuário informará os descontos que vão ser agregado a turma e o valor máximo de desconto a serem concedidos.


Bas img 304.jpg


:: Dica:

Para definir quais o tipo de desconto que vão estar restrito a turma, ver no Módulo Recebimentos em Cadastro|Tipos de Descontos


Integração com o Athenas

Bas img 305b.jpg


?


Aba Faixas de Horários de Entrada

  • Nesta opção o usuário poderá definir quais as faixas de horários de entrada da turma, isso para as instituições que tenha o Módulo Frequência.


Bas img faixa 305.jpg


Salas

  • Nesta opção o usuário poderá definir quais as salas que estão destinadas a turma cadastrada.


Bas img salas 305.jpg

Turmas sucessoras

  • Nesta opção o usuário poderá definir quais são as Turmas sucessoras.


Bas img sucessoras 305.jpg

Disciplinas/Professores

  • Nesta opção você define Disciplinas e Professores referentes à turma.


Bas img disciplinas 305.jpg


Atas de Resultados

  • Nesta opção você define uma mensagem que será exibida na Ata de Resultado Personalizada.


Bas img ata esc 305.jpg