Mudanças entre as edições de "Turmas - Giz Escola/Ensino Profissionalizante"

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Nesta opção o usuário cadastra todas as turmas dos cursos oferecidos pela unidade escolar. Os dados informados neste cadastro permitem ao sistema identificar cada uma das turmas em que os alunos vão estudar.  
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:*Nesta opção o usuário cadastra todas as turmas dos cursos oferecidos pela unidade escolar. Os dados informados neste cadastro permitem ao sistema identificar cada uma das turmas em que os alunos vão estudar.  
  
  
Assim como no cadastro de [[Cursos - Giz Escola]] '''| Aba Cursos''', existem alguns parâmetros fundamentais:
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:*Assim como no cadastro de [[Cursos - Giz Escola]] '''| Aba Cursos''', existem alguns parâmetros fundamentais:
 
   
 
   
  
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===Código da turma:===
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'''Código da turma:''' Utilizado para identificar as turmas em todas as pesquisas de turmas do sistema. O código pode ser criado com letras e/ou números e pode conter até oito caracteres. 
  
O código serve para identificar as turmas em todas as pesquisas de turmas do sistema. O código pode ser criado com letras e/ou números e pode conter até oito caracteres. 
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:*'''Exemplo:''' EM1A (Ensino Médio 1A)
  
  
===Exemplo:===
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'''Unidade:''' Ao criar uma turma, esta deve ser associada a uma unidade, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma a associação da turma à unidade permite ao sistema identificar os alunos por unidade.
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'''Descrição da Turma:'''Aqui é registrada uma breve descrição sobre a turma, para caso o usuário tenha alguma dúvida sobre a mesma. Exemplo: 1º Ano do EF (Ensino Fundamental).
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EM1A (Ensino Médio 1A)
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'''Curso:''' Ao criar uma turma, esta deve ser associada a um curso, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma, a associação da turma ao curso permite ao sistema identificar os alunos por curso.
 
   
 
   
  
===Unidade:===
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'''Multi-seriada:''' Quando uma turma é classificada como multi-Seriada ela está sendo definida como uma turma em que as disciplinas oferecidas nesta turma podem ser matriculadas por alunos de outros cursos.
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'''Série/Período/Ano:''' Este campo equivale ao período/série do curso. Uma turma pode ser classificada em alguns dos períodos/turmas dos valores cadastrados no intervalo de série inicial e final do cadastro de curso.
  
Ao criar uma turma, esta deve ser associada a uma unidade, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma a associação da turma à unidade permite ao sistema identificar os alunos por unidade.
 
 
   
 
   
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'''Turno:''' Ao criar uma turma, esta deve ser associada ao turno em que as aulas da turma acontecem.
  
===Descrição da Turma:===
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'''Ano da Matriz Curricular (Grade curricular):''' Este campo caracteriza-se como o principal campo do cadastro. É através do ano da [[Grade Curricular]] que o sistema Giz reconhece as disciplinas (componentes curriculares) que os alunos matriculados na turma podem cumprir.
  
Aqui é registrada uma breve descrição sobre a turma, para caso o usuário tenha alguma dúvida sobre a mesma. Exemplo: 1º Ano do EF (Ensino Fundamental).
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<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p>'''Estão disponíveis para seleção somente o ano da matriz curricular que foram cadastrados no cadastro de grade curricular para o curso/habilitação e série da turma.'''
  
  
===Curso:===
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'''Curso Vinculado:''' Selecione o curso vinculado quando o aluno da turma cursar todas as disciplinas, no caso de estar marcada a opção Curso vinculado à grade de outro curso no Cadastro de Cursos.
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Ao criar uma turma, esta deve ser associada a um curso, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma, a associação da turma ao curso permite ao sistema identificar os alunos por curso.
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'''Professor e Sala:''' São campos de aplicação meramente informacional e seu uso é opcional. O sistema não faz nenhum uso destes campos para quaisquer tipos de processamentos.
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'''Turma Sucessora:''' Este campo identifica a próxima turma que os alunos da atual turma que atingirem aproveitamento para aprovação deverão cumprir no próximo período letivo. Este campo é utilizado pelo sistema para fazer a [[#Período Letivo|Promoção automática]] dos alunos.
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'''Utiliza múltiplas turmas sucessoras:''' Marcando este parâmetro o sistema permite mais de uma turma sucessora no curso. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro '''Somente turmas sucessoras mesmo curso'''.
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'''Somente turmas sucessoras mesmo curso:''' Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro '''Somente turmas sucessoras mesma habilitação'''.
  
===Multi-seriada:===
 
  
Quando uma turma é classificada como multi-Seriada ela está sendo definida como uma turma em que as disciplinas oferecidas nesta turma podem ser matriculadas por alunos de outros cursos.  
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'''Somente turmas sucessoras mesma habilitação:''' Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma e mesma habilitação.
  
 
===Série/Período/Ano:===
 
  
Este campo equivale ao período/série do curso. Uma turma pode ser classificada em alguns dos períodos/turmas dos valores cadastrados no intervalo de série inicial e final do cadastro de curso.
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'''Não considera para geração do Educasenso:''' Marcando esse parâmetro o sistema deixa de considerar a turma na geração do Educasenso.
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'''Turma Extra Curricular:''' Marcando este parâmetro, o sistema disponibilizará esta turma para que seja selecionada na aba '''Oferta Turma Extracurricular'''.
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'''Banco e Conta Corrente:''' Nesta opção a instituição pode definir qual banco e conta corrente deseja imprimir os boletos no Módulo Recebimentos.
===Turno:===
 
  
Ao criar uma turma, esta deve ser associada ao turno em que as aulas da turma acontecem.
 
  
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==Aba Dados Gerais==  
===Ano da Matriz Curricular (Grade curricular):===  
 
  
Este campo caracteriza-se como o principal campo do cadastro. É através do ano da [[Grade Curricular]] que o sistema Giz reconhece as disciplinas (componentes curriculares) que os alunos matriculados na turma podem cumprir.
 
  
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<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p>'''Estão disponíveis para seleção somente o ano da matriz curricular que foram cadastrados no cadastro de grade curricular para o curso/habilitação e série da turma.'''
 
  
  
===Curso Vinculado:===
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'''Débitos da Matrícula:'''
  
Selecione o curso vinculado quando o aluno da turma cursar todas as disciplinas, no caso de estar marcada a opção Curso vinculado à grade de outro curso no Cadastro de Cursos.
 
 
  
===Professor, Sala, Quantidade máxima de aulas/dia, Aulas ao sábado:=== 
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'''Data da Turma:''' Data de início e termino das aulas dessa turma.
  
São campos de aplicação meramente informacional e seu uso é opcional. O sistema não faz nenhum uso destes campos para quaisquer tipos de processamentos.
 
 
   
 
   
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'''Associar Disciplinas à Turma:''' Ao clicar neste botão o sistema cria automaticamente o cadastro de disciplinas por professor a partir da grade curricular criada.
  
===Mês de Referência para débitos de Matrícula:===
 
  
Nesta opção o usuário poderá definir na turma qual será o mês de referência para débitos de matrícula, para regularização da matrícula, habilitará está opção se no  Módulo Recebimentos estiver marcado em Parâmetros | Cadastro | Recebimentos | Baixa de Débitos.
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'''Situação da Turma:''' Nesta opção vai constar em que situação encontra a turma no momento. ( Confirmada, Não Confirmada, Cancelada ou Adiada. )
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'''Cancelamento de Matrícula:''' Nesta opção a instituição pode definir o percentual da matrícula para cancelamento e percentual da multa por desistência no decorrer do período.
  
===Quantidade de alunos já enturmados:===
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<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p> Para alterar a situação da turma, é necessário entrar no módulo básico, no cadastro '''Alterar situação da turma.'''
  
Se o processo de enturmação já foi realizado, informe o número total de alunos já enturmados. Este campo será atualizado pelo sistema após a enturmação manual ou automática dos alunos ou desenturmação.
 
  
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'''Convênio:''' Neste campo deve ser definido o convênio que será exibido no relatório.
===Máximo de alunos:===
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Este parâmetro define o máximo de alunos na turma. O sistema emite uma mensagem no momento da realização das matrículas dos alunos se o número de alunos matriculados ultrapassar o máximo informado neste campo.
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'''Linha de Ação:''' Neste campo seleciona-se a linha de ação após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.
 
  
===Turma Sucessora:===
 
  
Este campo identifica a próxima turma que os alunos da atual turma que atingirem aproveitamento para aprovação deverão cumprir no próximo período letivo. Este campo é utilizado pelo sistema para fazer a [[#Período Letivo|Promoção automática]] dos alunos.
+
'''Clientela:''' Neste campo seleciona-se a clientela após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.
 
   
 
   
  
===Não gera débitos por crédito ou carga horária:===
+
O botão '''Imprimir''' emite o relatório das turmas. Relatório de relação das turmas. Faça a seleção desejada e clique no botão OK.
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Quando esse parâmetro estiver marcado o sistema desconsidera a geração de débitos  por crédito ou carga horária para os alunos matriculados nessa turma.
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::[[Image:bas_img_306.jpg]]
 
  
===Layout Contrato Padrão:===
 
  
Nesta opção a instituição informa o contrato que deseja associar a turma, caso o contrato de prestação de serviços educacional seja diferenciado.
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::[[Image:bas_img_307.jpg]]
  
 
===Banco e Conta Corrente:===
 
  
Nesta opção a instituição pode definir qual banco e conta corrente deseja imprimir os boletos no Módulo Recebimentos.
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==Aba Dados complementares==
  
  
==Dados Gerais==
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:*Na aba '''Dados complementares'''. o sistema listará todos os campos, cadastrados no [[Cadastro de Domínios]] para o grupo Dados complementares da turma.
  
  
[[Image:bas_img_302b.jpg]]
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::[[Image:bas_img_complementares.jpg]]
  
  
===Data da Turma:===  
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==Aba Planos de Pagamentos Válidos==
  
Data de início e termino das aulas dessa turma.
 
  
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:*Se a geração de débitos for por plano de pagamento, nessa aba deve ser associado todos os planos de pagamentos possíveis para essa turma.
 
   
 
   
===Associar Disciplinas à Turma:===
 
  
Ao clicar neste botão o sistema cria automaticamente o cadastro de disciplinas por professor a partir da grade curricular criada.
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:*Como associar os planos de pagamentos:
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::*1- Clique no botão '''Novo''' que encontra-se na horizontal da tela;
  
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::*2- Escolha o plano de pagamento clicando na Lupa.
  
===Situação da Turma:===
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::*3- Em seguida confirme a inclusão clicando em '''Ok'''.
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Nesta opção vai constar em que situação encontra a turma no momento. ( Confirmada, Não Confirmada, Cancelada ou Adiada. )
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::[[Image:bas_img_303.jpg]]
  
 
   
 
   
===Cancelamento de Matrícula:===  
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==Aba Descontos Válidos==
  
Nesta opção a instituição pode definir o percentual da matrícula para cancelamento e percentual da multa por desistência no decorrer do período.
 
  
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:*Nesta opção o usuário informará os descontos que vão ser agregado a turma e o valor máximo de desconto a serem concedidos.
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::[[Image:bas_img_304.jpg]]
  
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<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p>'''Para alterar a situação da turma, faz necessário entrar no módulo básico em cadastro Alterar situação da turma.'''
 
 
   
 
   
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<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p>'''Para definir quais o tipo de desconto que vão estar restrito a turma, ver no Módulo Recebimentos em Cadastro|Tipos de Descontos
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==Aba Inscrição Web==
  
O botão Imprimir emite o relatório das turmas. Relatório de relação das turmas. Faça a seleção desejada e clique no botão OK.
 
  
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::[[Imagem:inscrição_web.jpg]]
  
[[Image:bas_img_306.jpg]]
 
  
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'''Reserva de Matrícula Web:'''
  
[[Image:bas_img_307.jpg]]
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'''Divulgar matrícula na web:''' Marcando este parâmetro o sistema disponibiliza esta turma no Web Giz, no momento da Pré Matrícula on-line.
  
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'''Data Inicial e Data Final:''' Neste campo você deve definir o período em que a turma estará disponível.
  
==Aba Plano de Pagamento==
 
  
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==Aba Faixas de Horários de Entrada==
  
'''Aba Plano de Pagamento'''
 
  
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:*Nesta opção o usuário poderá definir quais as faixas de horários de entrada da turma, isso para as instituições que tenha o Módulo Frequência.
  
Se a geração de débitos for por plano de pagamento, nessa aba deve ser associado todos os planos de pagamentos possíveis para essa turma.
 
 
   
 
   
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::[[Image:bas_img_faixa_305.jpg]]
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==Aba Salas==
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Como associar os planos de pagamentos:
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:*Nesta opção o usuário poderá definir quais as salas que estão destinadas a turma cadastrada.
  
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::[[Image:bas_img_salas_305.jpg]]
  
1- Clicar no botão '''Novo''' que encontra na horizontal da tela;
 
  
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==Aba Disciplinas/Professores==
  
2- Escolher o plano de pagamento clicando na Lupa.
 
  
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:*Nesta opção você define Disciplinas e Professores referentes à turma.
  
3- Em seguida confirmar a inclusão clicando em '''Ok'''.
 
 
   
 
   
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::[[Image:bas_img_disciplinas_305.jpg]]
  
[[Image:bas_img_303.jpg]]
 
  
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==Aba Atas de Resultados==
==Aba Descontos Válidos==
 
  
  
Nesta opção o usuário informará os descontos que vão ser agregado a turma e o valor máximo de desconto a serem concedidos.
+
:*Nesta opção você define uma mensagem que será exibida na '''Ata de Resultado Personalizada'''.
  
 
   
 
   
[[Image:bas_img_304.jpg]]
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::[[Image:bas_img_ata_305.jpg]]
  
+
 
<p align="justify">
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==Aba Tutores/Auxiliares==
<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p>'''Para definir quais o tipo de desconto que vão estar restrito a turma, ver no Módulo Recebimentos em Cadastro|Tipos de Descontos
 
'''
 
  
  
==Integração com o Athenas==
+
Nesta aba é possível vincular os professores tutores da turma. Esta funcionalidade tem vínculo direto com o preenchimento do Censo, já que aqui é determinada a função e o regime de contratação do professor-tutor.
  
  
[[Image:bas_img_305b.jpg]]
+
::[[Image:bas_img_306a.jpg]]
  
  
 +
==Aba Censo==
  
==Aba Faixas de Horários de Entrada==
 
  
 +
Nesta aba é possível inserir informações sobre a turma. Essas informações irão compor o [[Censo]].
  
Nesta opção o usuário poderá definir quais as faixas de horários de entrada da turma, isso para as instituições que tenha o Módulo Frequência.
 
  
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::[[Image:bas_img_306ab.jpg]]
[[Image:bas_img_305.jpg]]
 
  
  

Edição atual tal como às 17h41min de 1 de outubro de 2020


Aba Turma

  • Nesta opção o usuário cadastra todas as turmas dos cursos oferecidos pela unidade escolar. Os dados informados neste cadastro permitem ao sistema identificar cada uma das turmas em que os alunos vão estudar.


  • Assim como no cadastro de Cursos - Giz Escola | Aba Cursos, existem alguns parâmetros fundamentais:


Bas img 302.jpg


Código da turma: Utilizado para identificar as turmas em todas as pesquisas de turmas do sistema. O código pode ser criado com letras e/ou números e pode conter até oito caracteres.

  • Exemplo: EM1A (Ensino Médio 1A)


Unidade: Ao criar uma turma, esta deve ser associada a uma unidade, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma a associação da turma à unidade permite ao sistema identificar os alunos por unidade.


Descrição da Turma:Aqui é registrada uma breve descrição sobre a turma, para caso o usuário tenha alguma dúvida sobre a mesma. Exemplo: 1º Ano do EF (Ensino Fundamental).


Curso: Ao criar uma turma, esta deve ser associada a um curso, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma, a associação da turma ao curso permite ao sistema identificar os alunos por curso.


Multi-seriada: Quando uma turma é classificada como multi-Seriada ela está sendo definida como uma turma em que as disciplinas oferecidas nesta turma podem ser matriculadas por alunos de outros cursos.


Série/Período/Ano: Este campo equivale ao período/série do curso. Uma turma pode ser classificada em alguns dos períodos/turmas dos valores cadastrados no intervalo de série inicial e final do cadastro de curso.


Turno: Ao criar uma turma, esta deve ser associada ao turno em que as aulas da turma acontecem.


Ano da Matriz Curricular (Grade curricular): Este campo caracteriza-se como o principal campo do cadastro. É através do ano da Grade Curricular que o sistema Giz reconhece as disciplinas (componentes curriculares) que os alunos matriculados na turma podem cumprir.


:: Dica:

Estão disponíveis para seleção somente o ano da matriz curricular que foram cadastrados no cadastro de grade curricular para o curso/habilitação e série da turma.


Curso Vinculado: Selecione o curso vinculado quando o aluno da turma cursar todas as disciplinas, no caso de estar marcada a opção Curso vinculado à grade de outro curso no Cadastro de Cursos.


Professor e Sala: São campos de aplicação meramente informacional e seu uso é opcional. O sistema não faz nenhum uso destes campos para quaisquer tipos de processamentos.


Turma Sucessora: Este campo identifica a próxima turma que os alunos da atual turma que atingirem aproveitamento para aprovação deverão cumprir no próximo período letivo. Este campo é utilizado pelo sistema para fazer a Promoção automática dos alunos.


Utiliza múltiplas turmas sucessoras: Marcando este parâmetro o sistema permite mais de uma turma sucessora no curso. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro Somente turmas sucessoras mesmo curso.


Somente turmas sucessoras mesmo curso: Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro Somente turmas sucessoras mesma habilitação.


Somente turmas sucessoras mesma habilitação: Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma e mesma habilitação.


Bas img 302a.jpg


Não considera para geração do Educasenso: Marcando esse parâmetro o sistema deixa de considerar a turma na geração do Educasenso.


Turma Extra Curricular: Marcando este parâmetro, o sistema disponibilizará esta turma para que seja selecionada na aba Oferta Turma Extracurricular.


Banco e Conta Corrente: Nesta opção a instituição pode definir qual banco e conta corrente deseja imprimir os boletos no Módulo Recebimentos.


Aba Dados Gerais

Bas img 302b.jpg


Débitos da Matrícula:


Data da Turma: Data de início e termino das aulas dessa turma.


Associar Disciplinas à Turma: Ao clicar neste botão o sistema cria automaticamente o cadastro de disciplinas por professor a partir da grade curricular criada.


Situação da Turma: Nesta opção vai constar em que situação encontra a turma no momento. ( Confirmada, Não Confirmada, Cancelada ou Adiada. )


Cancelamento de Matrícula: Nesta opção a instituição pode definir o percentual da matrícula para cancelamento e percentual da multa por desistência no decorrer do período.

:: Dica:

Para alterar a situação da turma, é necessário entrar no módulo básico, no cadastro Alterar situação da turma.


Convênio: Neste campo deve ser definido o convênio que será exibido no relatório.


Linha de Ação: Neste campo seleciona-se a linha de ação após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.


Clientela: Neste campo seleciona-se a clientela após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.


O botão Imprimir emite o relatório das turmas. Relatório de relação das turmas. Faça a seleção desejada e clique no botão OK.


Bas img 306.jpg


Bas img 307.jpg


Aba Dados complementares

  • Na aba Dados complementares. o sistema listará todos os campos, cadastrados no Cadastro de Domínios para o grupo Dados complementares da turma.


Bas img complementares.jpg


Aba Planos de Pagamentos Válidos

  • Se a geração de débitos for por plano de pagamento, nessa aba deve ser associado todos os planos de pagamentos possíveis para essa turma.


  • Como associar os planos de pagamentos:


  • 1- Clique no botão Novo que encontra-se na horizontal da tela;
  • 2- Escolha o plano de pagamento clicando na Lupa.
  • 3- Em seguida confirme a inclusão clicando em Ok.


Bas img 303.jpg


Aba Descontos Válidos

  • Nesta opção o usuário informará os descontos que vão ser agregado a turma e o valor máximo de desconto a serem concedidos.


Bas img 304.jpg


:: Dica:

Para definir quais o tipo de desconto que vão estar restrito a turma, ver no Módulo Recebimentos em Cadastro|Tipos de Descontos


Aba Inscrição Web

Inscrição web.jpg


Reserva de Matrícula Web:

Divulgar matrícula na web: Marcando este parâmetro o sistema disponibiliza esta turma no Web Giz, no momento da Pré Matrícula on-line.

Data Inicial e Data Final: Neste campo você deve definir o período em que a turma estará disponível.


Aba Faixas de Horários de Entrada

  • Nesta opção o usuário poderá definir quais as faixas de horários de entrada da turma, isso para as instituições que tenha o Módulo Frequência.


Bas img faixa 305.jpg


Aba Salas

  • Nesta opção o usuário poderá definir quais as salas que estão destinadas a turma cadastrada.


Bas img salas 305.jpg


Aba Disciplinas/Professores

  • Nesta opção você define Disciplinas e Professores referentes à turma.


Bas img disciplinas 305.jpg


Aba Atas de Resultados

  • Nesta opção você define uma mensagem que será exibida na Ata de Resultado Personalizada.


Bas img ata 305.jpg


Aba Tutores/Auxiliares

Nesta aba é possível vincular os professores tutores da turma. Esta funcionalidade tem vínculo direto com o preenchimento do Censo, já que aqui é determinada a função e o regime de contratação do professor-tutor.


Bas img 306a.jpg


Aba Censo

Nesta aba é possível inserir informações sobre a turma. Essas informações irão compor o Censo.


Bas img 306ab.jpg