Mudanças entre as edições de "Turmas - Giz Escola/Ensino Profissionalizante"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
(Clientela)
 
(34 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 15: Linha 15:
  
  
===Código da turma:===
+
'''Código da turma:''' Utilizado para identificar as turmas em todas as pesquisas de turmas do sistema. O código pode ser criado com letras e/ou números e pode conter até oito caracteres. 
  
:*O código serve para identificar as turmas em todas as pesquisas de turmas do sistema. O código pode ser criado com letras e/ou números e pode conter até oito caracteres. 
+
:*'''Exemplo:''' EM1A (Ensino Médio 1A)
  
  
::<p><font size="4">'''Exemplo:'''</font></p>
+
'''Unidade:''' Ao criar uma turma, esta deve ser associada a uma unidade, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma a associação da turma à unidade permite ao sistema identificar os alunos por unidade.
 +
  
:::EM1A (Ensino Médio 1A)
+
'''Descrição da Turma:'''Aqui é registrada uma breve descrição sobre a turma, para caso o usuário tenha alguma dúvida sobre a mesma. Exemplo: 1º Ano do EF (Ensino Fundamental).
 
  
===Unidade:===
 
  
:*Ao criar uma turma, esta deve ser associada a uma unidade, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma a associação da turma à unidade permite ao sistema identificar os alunos por unidade.
+
'''Curso:''' Ao criar uma turma, esta deve ser associada a um curso, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma, a associação da turma ao curso permite ao sistema identificar os alunos por curso.
 
   
 
   
  
===Descrição da Turma:===
+
'''Multi-seriada:''' Quando uma turma é classificada como multi-Seriada ela está sendo definida como uma turma em que as disciplinas oferecidas nesta turma podem ser matriculadas por alunos de outros cursos.
  
:*Aqui é registrada uma breve descrição sobre a turma, para caso o usuário tenha alguma dúvida sobre a mesma. Exemplo: 1º Ano do EF (Ensino Fundamental).
+
 +
'''Série/Período/Ano:''' Este campo equivale ao período/série do curso. Uma turma pode ser classificada em alguns dos períodos/turmas dos valores cadastrados no intervalo de série inicial e final do cadastro de curso.
  
 +
 +
'''Turno:''' Ao criar uma turma, esta deve ser associada ao turno em que as aulas da turma acontecem.
  
===Curso:===
+
 +
'''Ano da Matriz Curricular (Grade curricular):''' Este campo caracteriza-se como o principal campo do cadastro. É através do ano da [[Grade Curricular]] que o sistema Giz reconhece as disciplinas (componentes curriculares) que os alunos matriculados na turma podem cumprir.
  
:*Ao criar uma turma, esta deve ser associada a um curso, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma, a associação da turma ao curso permite ao sistema identificar os alunos por curso.
 
 
   
 
   
 +
<p align="justify">
 +
<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p>'''Estão disponíveis para seleção somente o ano da matriz curricular que foram cadastrados no cadastro de grade curricular para o curso/habilitação e série da turma.'''
  
===Multi-seriada:===
 
  
:*Quando uma turma é classificada como multi-Seriada ela está sendo definida como uma turma em que as disciplinas oferecidas nesta turma podem ser matriculadas por alunos de outros cursos.  
+
'''Curso Vinculado:''' Selecione o curso vinculado quando o aluno da turma cursar todas as disciplinas, no caso de estar marcada a opção Curso vinculado à grade de outro curso no Cadastro de Cursos.
 +
  
 +
'''Professor e Sala:''' São campos de aplicação meramente informacional e seu uso é opcional. O sistema não faz nenhum uso destes campos para quaisquer tipos de processamentos.
 
   
 
   
===Série/Período/Ano:===
+
 +
'''Turma Sucessora:''' Este campo identifica a próxima turma que os alunos da atual turma que atingirem aproveitamento para aprovação deverão cumprir no próximo período letivo. Este campo é utilizado pelo sistema para fazer a [[#Período Letivo|Promoção automática]] dos alunos.
  
:*Este campo equivale ao período/série do curso. Uma turma pode ser classificada em alguns dos períodos/turmas dos valores cadastrados no intervalo de série inicial e final do cadastro de curso.
 
  
+
'''Utiliza múltiplas turmas sucessoras:''' Marcando este parâmetro o sistema permite mais de uma turma sucessora no curso. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro '''Somente turmas sucessoras mesmo curso'''.
===Turno:===
 
  
:*Ao criar uma turma, esta deve ser associada ao turno em que as aulas da turma acontecem.
 
  
+
'''Somente turmas sucessoras mesmo curso:''' Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro '''Somente turmas sucessoras mesma habilitação'''.
===Ano da Matriz Curricular (Grade curricular):===
 
  
:*Este campo caracteriza-se como o principal campo do cadastro. É através do ano da [[Grade Curricular]] que o sistema Giz reconhece as disciplinas (componentes curriculares) que os alunos matriculados na turma podem cumprir.
 
  
+
'''Somente turmas sucessoras mesma habilitação:''' Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma e mesma habilitação.
<p align="justify">
 
<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p>'''Estão disponíveis para seleção somente o ano da matriz curricular que foram cadastrados no cadastro de grade curricular para o curso/habilitação e série da turma.'''
 
  
  
===Curso Vinculado:===
+
::[[Image:Bas_img_302a.jpg]]
  
:*Selecione o curso vinculado quando o aluno da turma cursar todas as disciplinas, no caso de estar marcada a opção Curso vinculado à grade de outro curso no Cadastro de Cursos.
 
 
  
===Professor, Sala, Quantidade máxima de aulas/dia, Aulas ao sábado:=== 
+
'''Não considera para geração do Educasenso:''' Marcando esse parâmetro o sistema deixa de considerar a turma na geração do Educasenso.
  
:*São campos de aplicação meramente informacional e seu uso é opcional. O sistema não faz nenhum uso destes campos para quaisquer tipos de processamentos.
 
 
  
===Mês de Referência para débitos de Matrícula:===
+
'''Turma Extra Curricular:''' Marcando este parâmetro, o sistema disponibilizará esta turma para que seja selecionada na aba '''Oferta Turma Extracurricular'''.
  
:*Nesta opção o usuário poderá definir na turma qual será o mês de referência para débitos de matrícula, para regularização da matrícula, habilitará está opção se no  Módulo Recebimentos estiver marcado em Parâmetros | Cadastro | Recebimentos | Baixa de Débitos.
 
 
  
===Quantidade de alunos já enturmados:===
+
'''Banco e Conta Corrente:''' Nesta opção a instituição pode definir qual banco e conta corrente deseja imprimir os boletos no Módulo Recebimentos.
  
:*Se o processo de enturmação já foi realizado, informe o número total de alunos já enturmados. Este campo será atualizado pelo sistema após a enturmação manual ou automática dos alunos ou desenturmação.
 
  
+
==Aba Dados Gerais==  
===Máximo de alunos:===  
 
  
:*Este parâmetro define o máximo de alunos na turma. O sistema emite uma mensagem no momento da realização das matrículas dos alunos se o número de alunos matriculados ultrapassar o máximo informado neste campo.
 
  
 +
::[[Image:bas_img_302b.jpg]]
  
===Duração da Aula e Carga Horária:===
 
  
:*Nestes campos você deve informar a duração das aulas e a carga horária da turma cadastrada. Estes campos são preenchidos somente se a turma cadastrada não possuir disciplinas cadastradas.
+
'''Débitos da Matrícula:'''
  
  
'''Exemplo:''' Uma turma de aperfeiçoamento.
+
'''Data da Turma:''' Data de início e termino das aulas dessa turma.
  
 
   
 
   
===Turma Sucessora:===
+
'''Associar Disciplinas à Turma:''' Ao clicar neste botão o sistema cria automaticamente o cadastro de disciplinas por professor a partir da grade curricular criada.
  
:*Este campo identifica a próxima turma que os alunos da atual turma que atingirem aproveitamento para aprovação deverão cumprir no próximo período letivo. Este campo é utilizado pelo sistema para fazer a [[#Período Letivo|Promoção automática]] dos alunos.
 
  
 +
'''Situação da Turma:''' Nesta opção vai constar em que situação encontra a turma no momento. ( Confirmada, Não Confirmada, Cancelada ou Adiada. )
  
::*:'''Utiliza múltiplas turmas sucessoras:''' Marcando este parâmetro o sistema permite mais de uma turma sucessora no curso. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro '''Somente turmas sucessoras mesmo curso'''.  
+
 +
'''Cancelamento de Matrícula:''' Nesta opção a instituição pode definir o percentual da matrícula para cancelamento e percentual da multa por desistência no decorrer do período.
  
 
+
<p align="justify">
::*:'''Somente turmas sucessoras mesmo curso:''' Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro '''Somente turmas sucessoras mesma habilitação'''.
+
<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p> Para alterar a situação da turma, é necessário entrar no módulo básico, no cadastro '''Alterar situação da turma.'''
  
  
::*:'''Somente turmas sucessoras mesma habilitação:''' Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma e mesma habilitação.
+
'''Convênio:''' Neste campo deve ser definido o convênio que será exibido no relatório.
  
  
::[[Image:Bas_img_302a.jpg]]
+
'''Linha de Ação:''' Neste campo seleciona-se a linha de ação após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.
  
===Não gera débitos por crédito ou carga horária:===
 
  
:*Quando esse parâmetro estiver marcado o sistema desconsidera a geração de débitos  por crédito ou carga horária para os alunos matriculados nessa turma.
+
'''Clientela:''' Neste campo seleciona-se a clientela após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.
 
   
 
   
  
===Layout Contrato Padrão:===
+
O botão '''Imprimir''' emite o relatório das turmas. Relatório de relação das turmas. Faça a seleção desejada e clique no botão OK.
  
:*Nesta opção a instituição informa o contrato que deseja associar a turma, caso o contrato de prestação de serviços educacional seja diferenciado.
 
  
+
::[[Image:bas_img_306.jpg]]
===Banco e Conta Corrente:===
 
  
:*Nesta opção a instituição pode definir qual banco e conta corrente deseja imprimir os boletos no Módulo Recebimentos.
 
  
 +
::[[Image:bas_img_307.jpg]]
  
==Dados Gerais==
 
  
 +
==Aba Dados complementares==
  
::[[Image:bas_img_302b.jpg]]
 
  
 +
:*Na aba '''Dados complementares'''. o sistema listará todos os campos, cadastrados no [[Cadastro de Domínios]] para o grupo Dados complementares da turma.
  
===Débitos da Matrícula:===
 
  
?
+
::[[Image:bas_img_complementares.jpg]]
  
  
 +
==Aba Planos de Pagamentos Válidos==
  
===Data da Turma:===
 
 
:*Data de início e termino das aulas dessa turma.
 
  
 +
:*Se a geração de débitos for por plano de pagamento, nessa aba deve ser associado todos os planos de pagamentos possíveis para essa turma.
 
   
 
   
===Associar Disciplinas à Turma:===
 
  
:*Ao clicar neste botão o sistema cria automaticamente o cadastro de disciplinas por professor a partir da grade curricular criada.
+
:*Como associar os planos de pagamentos:
  
  
===Situação da Turma:===
+
::*1- Clique no botão '''Novo''' que encontra-se na horizontal da tela;
  
:*Nesta opção vai constar em que situação encontra a turma no momento. ( Confirmada, Não Confirmada, Cancelada ou Adiada. )
+
::*2- Escolha o plano de pagamento clicando na Lupa.
  
 +
::*3- Em seguida confirme a inclusão clicando em '''Ok'''.
 
   
 
   
===Cancelamento de Matrícula:===
 
 
:*Nesta opção a instituição pode definir o percentual da matrícula para cancelamento e percentual da multa por desistência no decorrer do período.
 
  
 +
::[[Image:bas_img_303.jpg]]
  
<p align="justify">
 
<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p>'''Para alterar a situação da turma, faz necessário entrar no módulo básico em cadastro Alterar situação da turma.'''
 
 
   
 
   
 +
==Aba Descontos Válidos==
  
:*O botão Imprimir emite o relatório das turmas. Relatório de relação das turmas. Faça a seleção desejada e clique no botão OK.
 
  
 +
:*Nesta opção o usuário informará os descontos que vão ser agregado a turma e o valor máximo de desconto a serem concedidos.
  
::[[Image:bas_img_306.jpg]]
+
 +
::[[Image:bas_img_304.jpg]]
  
 +
 +
<p align="justify">
 +
<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p>'''Para definir quais o tipo de desconto que vão estar restrito a turma, ver no Módulo Recebimentos em Cadastro|Tipos de Descontos
 +
'''
  
::[[Image:bas_img_307.jpg]]
 
  
 +
==Aba Inscrição Web==
  
===Convênio:===
 
  
:*Neste campo deve ser definido o convênio que será exibido no relatório.
+
::[[Imagem:inscrição_web.jpg]]
  
===Linha de Ação===
 
  
 +
'''Reserva de Matrícula Web:'''
  
:*Neste campo seleciona-se a linha de ação após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.
+
'''Divulgar matrícula na web:''' Marcando este parâmetro o sistema disponibiliza esta turma no Web Giz, no momento da Pré Matrícula on-line.
  
===Clientela===
+
'''Data Inicial e Data Final:''' Neste campo você deve definir o período em que a turma estará disponível.
  
:*Neste campo seleciona-se a clientela após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.
 
  
===Botão Copiar Turma===
+
==Aba Faixas de Horários de Entrada==
  
:*Este botão permite '''Copiar Turmas''' existentes no sistema, facilitando assim, o processo de criação de várias turmas ao mesmo tempo.
 
  
 +
:*Nesta opção o usuário poderá definir quais as faixas de horários de entrada da turma, isso para as instituições que tenha o Módulo Frequência.
  
::[[Image:bas_img_171aw.jpg]]
+
 +
::[[Image:bas_img_faixa_305.jpg]]
  
  
==Aba Planos de Pagamentos Válidos==
+
==Aba Salas==
  
:*Se a geração de débitos for por plano de pagamento, nessa aba deve ser associado todos os planos de pagamentos possíveis para essa turma.
 
 
  
:*Como associar os planos de pagamentos:
+
:*Nesta opção o usuário poderá definir quais as salas que estão destinadas a turma cadastrada.
  
 +
 +
::[[Image:bas_img_salas_305.jpg]]
  
::*1- Clicar no botão '''Novo''' que encontra na horizontal da tela;
 
  
 +
==Aba Disciplinas/Professores==
  
::*2- Escolher o plano de pagamento clicando na Lupa.
 
  
 +
:*Nesta opção você define Disciplinas e Professores referentes à turma.
  
::*3- Em seguida confirmar a inclusão clicando em '''Ok'''.
 
 
   
 
   
 +
::[[Image:bas_img_disciplinas_305.jpg]]
  
::[[Image:bas_img_303.jpg]]
 
 
 
==Aba Descontos Válidos==
 
  
 +
==Aba Atas de Resultados==
  
:*Nesta opção o usuário informará os descontos que vão ser agregado a turma e o valor máximo de desconto a serem concedidos.
 
  
+
:*Nesta opção você define uma mensagem que será exibida na '''Ata de Resultado Personalizada'''.
::[[Image:bas_img_304.jpg]]
 
  
 
   
 
   
<p align="justify">
+
::[[Image:bas_img_ata_305.jpg]]
<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p>'''Para definir quais o tipo de desconto que vão estar restrito a turma, ver no Módulo Recebimentos em Cadastro|Tipos de Descontos
 
'''
 
  
  
==Integração com o Athenas==
+
==Aba Tutores/Auxiliares==
  
  
::[[Image:bas_img_305b.jpg]]
+
Nesta aba é possível vincular os professores tutores da turma. Esta funcionalidade tem vínculo direto com o preenchimento do Censo, já que aqui é determinada a função e o regime de contratação do professor-tutor.
  
  
 +
::[[Image:bas_img_306a.jpg]]
  
?
 
  
 +
==Aba Censo==
  
==Aba Faixas de Horários de Entrada==
 
  
 +
Nesta aba é possível inserir informações sobre a turma. Essas informações irão compor o [[Censo]].
  
:*Nesta opção o usuário poderá definir quais as faixas de horários de entrada da turma, isso para as instituições que tenha o Módulo Frequência.
 
  
+
::[[Image:bas_img_306ab.jpg]]
::[[Image:bas_img_305.jpg]]
 
  
  

Edição atual tal como às 17h41min de 1 de outubro de 2020


Aba Turma

  • Nesta opção o usuário cadastra todas as turmas dos cursos oferecidos pela unidade escolar. Os dados informados neste cadastro permitem ao sistema identificar cada uma das turmas em que os alunos vão estudar.


  • Assim como no cadastro de Cursos - Giz Escola | Aba Cursos, existem alguns parâmetros fundamentais:


Bas img 302.jpg


Código da turma: Utilizado para identificar as turmas em todas as pesquisas de turmas do sistema. O código pode ser criado com letras e/ou números e pode conter até oito caracteres.

  • Exemplo: EM1A (Ensino Médio 1A)


Unidade: Ao criar uma turma, esta deve ser associada a uma unidade, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma a associação da turma à unidade permite ao sistema identificar os alunos por unidade.


Descrição da Turma:Aqui é registrada uma breve descrição sobre a turma, para caso o usuário tenha alguma dúvida sobre a mesma. Exemplo: 1º Ano do EF (Ensino Fundamental).


Curso: Ao criar uma turma, esta deve ser associada a um curso, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma, a associação da turma ao curso permite ao sistema identificar os alunos por curso.


Multi-seriada: Quando uma turma é classificada como multi-Seriada ela está sendo definida como uma turma em que as disciplinas oferecidas nesta turma podem ser matriculadas por alunos de outros cursos.


Série/Período/Ano: Este campo equivale ao período/série do curso. Uma turma pode ser classificada em alguns dos períodos/turmas dos valores cadastrados no intervalo de série inicial e final do cadastro de curso.


Turno: Ao criar uma turma, esta deve ser associada ao turno em que as aulas da turma acontecem.


Ano da Matriz Curricular (Grade curricular): Este campo caracteriza-se como o principal campo do cadastro. É através do ano da Grade Curricular que o sistema Giz reconhece as disciplinas (componentes curriculares) que os alunos matriculados na turma podem cumprir.


:: Dica:

Estão disponíveis para seleção somente o ano da matriz curricular que foram cadastrados no cadastro de grade curricular para o curso/habilitação e série da turma.


Curso Vinculado: Selecione o curso vinculado quando o aluno da turma cursar todas as disciplinas, no caso de estar marcada a opção Curso vinculado à grade de outro curso no Cadastro de Cursos.


Professor e Sala: São campos de aplicação meramente informacional e seu uso é opcional. O sistema não faz nenhum uso destes campos para quaisquer tipos de processamentos.


Turma Sucessora: Este campo identifica a próxima turma que os alunos da atual turma que atingirem aproveitamento para aprovação deverão cumprir no próximo período letivo. Este campo é utilizado pelo sistema para fazer a Promoção automática dos alunos.


Utiliza múltiplas turmas sucessoras: Marcando este parâmetro o sistema permite mais de uma turma sucessora no curso. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro Somente turmas sucessoras mesmo curso.


Somente turmas sucessoras mesmo curso: Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro Somente turmas sucessoras mesma habilitação.


Somente turmas sucessoras mesma habilitação: Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma e mesma habilitação.


Bas img 302a.jpg


Não considera para geração do Educasenso: Marcando esse parâmetro o sistema deixa de considerar a turma na geração do Educasenso.


Turma Extra Curricular: Marcando este parâmetro, o sistema disponibilizará esta turma para que seja selecionada na aba Oferta Turma Extracurricular.


Banco e Conta Corrente: Nesta opção a instituição pode definir qual banco e conta corrente deseja imprimir os boletos no Módulo Recebimentos.


Aba Dados Gerais

Bas img 302b.jpg


Débitos da Matrícula:


Data da Turma: Data de início e termino das aulas dessa turma.


Associar Disciplinas à Turma: Ao clicar neste botão o sistema cria automaticamente o cadastro de disciplinas por professor a partir da grade curricular criada.


Situação da Turma: Nesta opção vai constar em que situação encontra a turma no momento. ( Confirmada, Não Confirmada, Cancelada ou Adiada. )


Cancelamento de Matrícula: Nesta opção a instituição pode definir o percentual da matrícula para cancelamento e percentual da multa por desistência no decorrer do período.

:: Dica:

Para alterar a situação da turma, é necessário entrar no módulo básico, no cadastro Alterar situação da turma.


Convênio: Neste campo deve ser definido o convênio que será exibido no relatório.


Linha de Ação: Neste campo seleciona-se a linha de ação após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.


Clientela: Neste campo seleciona-se a clientela após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.


O botão Imprimir emite o relatório das turmas. Relatório de relação das turmas. Faça a seleção desejada e clique no botão OK.


Bas img 306.jpg


Bas img 307.jpg


Aba Dados complementares

  • Na aba Dados complementares. o sistema listará todos os campos, cadastrados no Cadastro de Domínios para o grupo Dados complementares da turma.


Bas img complementares.jpg


Aba Planos de Pagamentos Válidos

  • Se a geração de débitos for por plano de pagamento, nessa aba deve ser associado todos os planos de pagamentos possíveis para essa turma.


  • Como associar os planos de pagamentos:


  • 1- Clique no botão Novo que encontra-se na horizontal da tela;
  • 2- Escolha o plano de pagamento clicando na Lupa.
  • 3- Em seguida confirme a inclusão clicando em Ok.


Bas img 303.jpg


Aba Descontos Válidos

  • Nesta opção o usuário informará os descontos que vão ser agregado a turma e o valor máximo de desconto a serem concedidos.


Bas img 304.jpg


:: Dica:

Para definir quais o tipo de desconto que vão estar restrito a turma, ver no Módulo Recebimentos em Cadastro|Tipos de Descontos


Aba Inscrição Web

Inscrição web.jpg


Reserva de Matrícula Web:

Divulgar matrícula na web: Marcando este parâmetro o sistema disponibiliza esta turma no Web Giz, no momento da Pré Matrícula on-line.

Data Inicial e Data Final: Neste campo você deve definir o período em que a turma estará disponível.


Aba Faixas de Horários de Entrada

  • Nesta opção o usuário poderá definir quais as faixas de horários de entrada da turma, isso para as instituições que tenha o Módulo Frequência.


Bas img faixa 305.jpg


Aba Salas

  • Nesta opção o usuário poderá definir quais as salas que estão destinadas a turma cadastrada.


Bas img salas 305.jpg


Aba Disciplinas/Professores

  • Nesta opção você define Disciplinas e Professores referentes à turma.


Bas img disciplinas 305.jpg


Aba Atas de Resultados

  • Nesta opção você define uma mensagem que será exibida na Ata de Resultado Personalizada.


Bas img ata 305.jpg


Aba Tutores/Auxiliares

Nesta aba é possível vincular os professores tutores da turma. Esta funcionalidade tem vínculo direto com o preenchimento do Censo, já que aqui é determinada a função e o regime de contratação do professor-tutor.


Bas img 306a.jpg


Aba Censo

Nesta aba é possível inserir informações sobre a turma. Essas informações irão compor o Censo.


Bas img 306ab.jpg