Mudanças entre as edições de "WebGiz Matrícula On-line - Novatos"

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(Requisitos para uso do Matrícula Online - Novatos - Escola)
(Requisitos para uso do Matrícula Online - Novatos - Escola)
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:*Para que o sistema impeça o responsável de continuar o processo de matrícula, caso o aluno possua documentos pendentes, basta acessar o Webgiz com perfil de '''Administrador''', no menu '''Geral >> Configurações >> Portal do aluno - rematrícula'''. Neste bloco, marcar o parâmetro '''“Impedir rematrícula se existir documentos pendentes”''', o sistema exibirá a tela acima para o responsável, informando que não será possível dar continuidade ao
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:*Para que o sistema impeça o responsável de continuar o processo de matrícula, caso o aluno possua documentos pendentes, basta acessar o Webgiz com perfil de '''Administrador''', no menu '''Geral >> Configurações >> Portal do aluno - rematrícula'''. Neste bloco, marcar o parâmetro '''“Impedir rematrícula se existir documentos pendentes”''', o sistema exibirá a tela acima para o responsável, informando que não será possível dar continuidade ao processo de matrícula até que os documentos pendentes, que serão listados em tela, sejam entregues na instituição.
processo de matrícula até que os documentos pendentes, que serão listados em tela, sejam entregues na instituição.
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Edição das 17h47min de 23 de fevereiro de 2022


Topo logomatricula.jpg


Para que serve?

O WebGiz Matrícula Online é um módulo web da AIX Sistemas, no qual é um dos complementos do Portal WebGiz, que oferece aos usuários agilidade e comodidade na realização da matrícula na instituição de ensino através da internet, assim como, a impressão de documentos: Contrato da Prestação de Serviços, Comprovante de Matrícula, entre outros.

Como fazer?

O processo de configuração para utilização do Matrícula e Rematrícula Online (Educação Básica) se inicia com os processos de Abertura de Novo Período Letivo e Promoção Automática no sistema Giz.

Novo Período Letivo

1) Criando o Novo Período Letivo:

  • Acesse o Sistema Giz, módulo Giz Básico, menu Utilitários >> Banco de Dados >> Períodos Letivos.
  • Para criar um novo período letivo:
1. Clique no botão "Novo";
2. Preencha o campo "Período Letivo";
3. Informe qual é o Período Letivo Anterior;
4. Informe as datas Iniciais e Finais do Período;


Criandoperiodoletivo.png


  • Para a rematrícula, é necessário que sejam marcadas as seguintes opções:
- Em Período letivo: *Visível ao usuário e *Disponível para interessados
- Em Parâmetros Web: *Visível ao usuário


2) Abertura do Novo Período Letivo:

  • Após ter criado o novo período letivo, acesse o módulo Giz Básico, menu Utilitários >> Período Letivo >> Abertura de Novo Período Letivo.
  • No processo de abertura de novo período letivo, o sistema irá copiar os parâmetros e informações cadastradas no período letivo atual para o novo período letivo;
  • É recomendado que pelo menos os parâmetros Acadêmicos e Financeiros do sistema sejam copiados;
  • Não é obrigatório copiar as informações vinculadas às turmas, somente se a instituição achar necessário;
  • É necessário somente copiar as turmas na qual serão levadas em consideração na promoção automática que iremos realizar a seguir.


Novoperiodoletivo.png


  • Informe o novo Período Letivo, lembrando que este procedimento deve ser realizado acessando o período letivo atual, no qual as informações serão copiadas para o novo período letivo que está sendo criado.
  • Após concluir esse processo, é preciso realizar a Promoção Automática.


Promoção Automática

  • Acesse o módulo Giz Básico, menu Utilitários >> Período Letivo >> Promoção Automática.


Promocaoautomaica.png


  • Na promoção automática, não há nenhuma particularidade em relação ao processo. Os parâmetros em tela devem ser marcados de acordo com as regras da instituição.
  • Porém, deve-se atentar a um detalhe: a opção “Haverá integração com interessados” destacada na parte inferior a direita, tem que constar na tela. Caso não esteja aparecendo, verifique as licenças de uso do módulo com o setor de suporte técnico.
  • Realizados os processos de "Abertura do novo período letivo" e "Promoção Automática", é preciso acessar o novo período letivo e efetuar algumas configurações nos parâmetros para auxiliar no processo de matrícula.


Parâmetros do Sistema

1) Matrícula

  • Para realizar a configuração dos parâmetros, altere o período letivo no rodapé do sistema no canto esquerdo e selecione o novo período letivo;
  • Acesse o módulo Giz Básico, menu Cadastros >> Parâmetros;
  • Em Parâmetros, menu Acadêmico >> Matrícula, é preciso realizar as configurações referentes as validações de Pendências: Acadêmicas, Financeiras e da Biblioteca.


Parametrosacademico.png


  • No quadro de Pendências, deve-se marcar quais impedimentos o sistema deverá levar em consideração no processo da rematrícula online. Lembrando que esta configuração deve ser realizada de acordo com as regras da instituição.


2) Matrícula Online

  • Acesse a opção Acadêmico >> Matrícula >> Matrícula Online;
  • Neste parâmetro, será definido o prazo de validade do Hash de confirmação, que será usado no processo de assinatura do contrato e dos textos do “Disclaimer Matrícula” e “Informativo Matrícula” que serão exibidos para os responsáveis financeiros no começo do processo de rematrícula.


Parametrosmatriculadisclaimer.png


  • Para definir o prazo de validade do Hash, pode ser utilizado o “Dias para data validação do hash” no qual deve-se informar quantos dias o Hash terá de validade, a partir do dia em que ele for gerado.

Ex.: Caso seja definido 1 dia, e o Hash for gerado hoje, o responsável poderá efetuar o processo de rematrícula com o Hash gerado somente num prazo máximo de 1 dia. Lembrando que, para o processo de Rematrícula Online, serão considerados dias corridos e não dias úteis.


  • Para definir o prazo como “Data de validade do hash” ao contrário do processo anterior, a instituição define uma data fixa para definir a validade do hash. Neste caso, todos os responsáveis financeiros terão o mesmo prazo para concluir o processo de rematrícula.

Ex.: Caso seja informada uma data “10/10/2020” os responsáveis só conseguirão realizar o processo de rematrícula com o Hash gerado até o dia “10/10/2020”. Após esta data, o sistema informará ao responsável que a validade o Hash não está mais disponível, sendo assim, deverá procurar a instituição de ensino, que deverá gerar um novo Hash com uma nova data válida.


  • No campo Disclaimer matrícula é recomendado que seja inserido um texto com orientações voltadas à Lei LGPD, informando sobre a confidencialidade dos dados para o processo de matricula online.


  • No campo Informativo matrícula recomenda-se colocar um texto explicativo com orientações para o responsável financeiro, de que está ciente ao realizar o processo de rematrícula, etc.


Gerando Hash para os interessados

  • Acesse o módulo Giz Básico, menu Cadastros >> Interessados >> Aba Cursos de Interesse;
  • Gerar o Hash, para que o processo de rematrícula seja liberado para os responsáveis realizarem o acesso pelo Webgiz.


GerarHash.png


  • Ao clicar no ícone GerandoHash.png que fica ao lado do campo “Validade do hash”, o sistema apresentará uma tela perguntando se deseja gerar o hash somente para o interessado selecionado ou se deseja gerar o hash para todos os interessados que estejam com o hash vazio. É recomendado que clique em “Não”.


ConfirmandoHash.png





Requisitos para uso do Matrícula Online - Novatos - Escola


LoginResp.png


  • Ao acessar o Webgiz, o responsável financeiro deverá selecionar a opção Matrícula On-line, que fica na menu à esquerda, onde consta o nome do aluno, seguido do ano letivo.


Remat10x1.jpg

  • Caso o nome do aluno não esteja aparecendo para o responsável, significa que este responsável não está definido como responsável financeiro do aluno. Para resolver este problema, acesse o módulo Giz Básico >> Cadastros >> Interessados, pesquise o aluno, e, na aba de Responsáveis, defina o responsável como Responsável Financeiro.


  • Se o erro persistir, poderá estar relacionado ao período letivo:
1) O aluno precisa ter registro na aba de curso de interesse do Módulo Giz Básico >> Cadastros >> Interessados para o período letivo novo;
2) No Módulo Giz Básico >> Utilitários >> Banco de Dados >> Períodos Letivos, o período letivo novo deve estar com as seguintes opções marcadas:
a) Disponível para interessados (no quadro Período Letivo);
b) Visível ao usuário (no quadro Parâmetros Web);
c) e Padrão Matrícula (no quadro Parâmetros Web).
O nome do aluno pode aparecer duplicado, isso acontece porque o aluno possui mais de um curso de interesse registrado, e mais de um período letivo caso esteja marcado como "Disponível para interessados".


  • Exibição do Disclaimer Matrícula
Após realizar o procedimento de exibir o nome do aluno e período letivo para que o responsável tenha acesso, é o momento de iniciar a matrícula online.
Clicando sobre o nome do aluno/período letivo, será direcionado para a página de "Disclaimer de Matrícula", que é referente ao Disclaimer para o candidato sobre a LGPD, caso a instituição queira que seja disponibilizado um aviso legal para que seja apresentado para o responsável antes do início do processo de registro da matrícula.


AvisoLegal.png


  • O texto a ser inserido é de responsabilidade da instituição de ensino.
  • Este cadastro é realizado no Módulo Giz Básico >> Cadastros >> Parâmetros, abra o item de menu Acadêmico >> Matrícula >> Matrícula Online
  • A definição e exibição do Disclaimer é opcional, fica a critério da instituição de ensino.


  • Documentos Pendentes

É possível solicitar o envio dos documentos para o processo de matrícula online. E, dessa forma, impedir a conclusão da matrícula caso tenha algum documento pendente.


Docspendentes.png


  • Para que o sistema impeça o responsável de continuar o processo de matrícula, caso o aluno possua documentos pendentes, basta acessar o Webgiz com perfil de Administrador, no menu Geral >> Configurações >> Portal do aluno - rematrícula. Neste bloco, marcar o parâmetro “Impedir rematrícula se existir documentos pendentes”, o sistema exibirá a tela acima para o responsável, informando que não será possível dar continuidade ao processo de matrícula até que os documentos pendentes, que serão listados em tela, sejam entregues na instituição.





Parametrização do Matrícula Online - Novatos - Escola


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