Mudanças entre as edições de "Avaliações - WebGiz Professor"
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Edição das 17h49min de 11 de março de 2021
Índice
Acesso
- Para visualizar esta opção, acesse o menu Acadêmico | Avaliações:
Para que serve?
- A tela Avaliações é utilizada para a consulta, edição e inclusão de novas avaliações para Turmas.
Informações gerais e cadastro de avaliações
- Selecione as opções de filtro: Turma, Disciplina, Subturma e Etapa para informações sobre avaliações.
- Caso a instituição possua avaliações cadastradas anteriormente, o sistema irá apresentar a listagem com as informações dos registros, além de apresentar o total de provas cadastradas e total de pontos distribuídos.
Incluir avaliação
- Após realizar os filtros, para incluir uma nova avaliação, o professor deverá preencher os campos:
- 1º - Data: neste campo, o professor deverá preencher a data de aplicação da avaliação conforme período limite de lançamento configurado pela instituição.
- Esta data deve estar compreendida entre as datas de início e fim delimitadas conforme as situações a seguir.
- O portal WebGiz irá apresentar a informação do período de datas ao lado do campo conforme configuração desejada.
- Situação 1 - A instituição trabalha com limite de data para subturmas/disciplinas e definiu o período de datas considerando datas inicial e final para a subturma no cadastro da turma, através do ERP-AIX no módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Turmas | Sub Aba Disciplinas / Professores conforme tela abaixo.
- Neste caso, o sistema considera o período de data da subturma e a data do período no cadastro de Etapas será ignorada.
- No portal WebGiz será apresentada a informação do período da subturma da seguinte forma:
- Situação 2 - A instituição realizou a definição do período de datas no cadastro de Etapas do ERP-AIX, através módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Etapas e as datas da sub turma não estão preenchidas.
- Neste caso, o sistema irá se basear no período de data da etapa e esta será exibida.
- Nesta segunda situação, portal WebGiz apresentará a informação da seguinte forma:
- 2º - Informar a Bloco: ou seja, o bloco de distribuição de percentual de pontos a avaliação pertence, caso trabalhe com [Blocos de Avaliações]
- 3º - Definir o Valor da avaliação.
- 4º - Preencher a Descrição da avaliação. Por exemplo: prova, exercício, avaliação 1, trabalho.
- 5º - Definir a Peso da avaliação: (1,2,3....).
- 6º - E no campo Conteúdo da Avaliação definir o conteúdo da mesma.
- Ao marcar o parâmetro Subst. Menor Nota, a nota da avaliação registrada irá substituir nota menor, caso o aluno possua.
- A opção Entrega de atividade online poderá ser marcada caso a atividade possa ser entregue ao professor virtualmente.
- Observação: o campo Entrega de atividade online somente será apresentado se o parâmetro abaixo estiver desmarcado.
- Acesse o parâmetro através do menu Configurações | Geral | Configurações | Configurações Gerais | Portal do Professor.
- Importante:
- Ao marcar o parâmetro Entrega de atividade online, o campo Data limite para entrega será habilitado e deverá ser preenchido com a data/prazo que o aluno tem para enviar a atividade via web.
- Será habilitado também o campo Extensões aceitas. Nele serão apresentadas as extensões permitidas para o envio da atividade. O professor irá marcar as extensões permitidas pela instituição que deseja disponibilizar para o aluno ou desmarcar aquela(s)s que ele não deseja para a atividade em questão.
- Observação: Lembrando que estas extensões foram definidas através da configuração Extensões permitidas para realizar upload de arquivos do menu Configurações | Geral | Configurações | Configurações Gerais.
- Na tela de entrega de atividades do aluno, ao enviar o arquivo, será apresentado o campo Extensões Aceitas preenchido pelo professor nessa interface.
- Marcando a opção Comunicar alunos, o sistema informa aos alunos sobre o cadastro realizado por e-mail ou SMS.
- 7º - Clicar em Salvar.
Opções de edição
- As opções de edição nas avaliações são:
Alterar Prova
- Ao clicar em Alterar Prova, o professor poderá alterar os dados da avaliação escolhida.
Remover Prova
- Clicando em Remover Prova, o professor remove a avaliação.
- Observação: O sistema alertará, caso já existam notas digitadas solicitando a confirmação da remoção.
Lançar Notas
- Em Lançar Notas, o professor acessa a tela para lançamento das notas das avaliações, conforme os filtros escolhidos.
- Observações:
- O campo Ordenação irá impactar no lançamento de notas das avaliações e na emissão do relatório de notas através da tela de avaliações.
- O sistema permite ordenar os alunos de duas formas:
- 1) Número de Classe: ao marcar este parâmetro, o lançamento e relatório de notas será por ordem de número de classe do aluno na turma.
- 2) Nome do Aluno: caso deseje ordenar o lançamento e relatório por ordem alfabética dos nomes dos alunos.
- Já os parâmetros Nota e Conceito
- O professor irá digitar a nota no quadrado referente à avaliação.
- Observações:
- Caso a instituição trabalhe com dispensa de alunos das avaliações e tenha habilitado parâmetro o Permitir dispensar aluno de avaliações no portal WebGiz, o sistema apresentará a opção para realizar a dispensa do estudante. Para isto, basta o docente marcar o quadrado à frente do nome do aluno para a dispensa.
- Caso o professor tenha marcado no cadastro da avaliação para que a entrega da atividade seja online, o aluno em seu perfil no portal Webgiz irá anexar a atividade e realizar a entrega online.
- O professor quando acessar a tela de lançamento de notas, o sistema irá apresentar o ícone de pasta ao lado do campo da nota conforme abaixo.
- O professor irá passar o mouse sobre a pasta e o sistema irá abrir tela com as informações do arquivo e será possível realizar a baixa para análise e posteriormente o lançamento da nota na tela.
- Após os processos, o professor deve clicar no botão Gravar para salvar o lançamento.
Relatório de Notas
- Observação: