Mudanças entre as edições de "Avaliações - WebGiz Professor"

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(Informações gerais e cadastro de avaliações)
(Opções de edição)
 
(31 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
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:*Selecione as opções de filtro: '''Turma, Disciplina, Subturma e Etapa''' para informações sobre avaliações.
 
:*Selecione as opções de filtro: '''Turma, Disciplina, Subturma e Etapa''' para informações sobre avaliações.
  
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:*Caso a instituição possua avaliações cadastradas anteriormente, o sistema irá apresentar a listagem com as informações dos registros, além de apresentar o total de provas cadastradas e total de pontos distribuídos.
  
:*O campo '''Ordenação''' irá impactar no lançamento de notas das avaliações e na emissão do relatório de notas através da tela de avaliações. O sistema permite ordenar os alunos de '''duas formas''':
 
  
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::[[Arquivo:dataaulax1n.png]]
  
::*'''Número de Classe:''' ao marcar este parâmetro, o lançamento e relatório de notas será por ordem de número de classe do aluno na turma.
 
  
::*'''Nome do Aluno:''' caso deseje ordenar o lançamento e relatório por ordem alfabética dos nomes dos alunos.
 
  
  
:*Para incluir uma nova avaliação,  preencha a '''Data''' de aplicação da avaliação, '''Bloco''' da avaliação, caso trabalhe com  [[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/De_Avalia%C3%A7%C3%B5es Blocos de Avaliações]], o '''Valor''', a '''Descrição''' da avaliação, o '''Peso''' (1,2,3....) e no campo '''Conteúdo da Avaliação''' é definido o conteúdo da mesma.
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==Incluir avaliação==
  
  
::[[Imagem:academico.professor33233.b.jpg]]
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:*Após realizar os filtros, para incluir uma nova avaliação, o professor deverá preencher os campos:
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:*'''1º''' - '''Data''': neste campo, o professor deverá preencher a data de aplicação da avaliação conforme período limite de lançamento configurado pela instituição.
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::*Esta data deve estar compreendida entre as datas de '''início e fim''' delimitadas conforme as situações a seguir.
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:*O portal WebGiz irá apresentar a informação do '''período de datas''' ao lado do campo conforme configuração desejada.
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::'''Situação 1''' - A instituição trabalha com limite de data para '''subturmas/disciplinas''' e definiu o '''período de datas''' considerando '''datas inicial e final''' para a '''subturma''' no '''cadastro da turma''', através do ERP-AIX no '''módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Turmas | Sub Aba Disciplinas / Professores''' conforme tela abaixo.
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::'''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Turmas_-_Giz_Escola#Aba_Disciplinas.2FProfessores Escola/Ensino Profissionalizante]'''
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::[[Arquivo:dataaulax1.png]]
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::'''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Turmas_-_Giz_Faculdade#Aba_Disciplinas.2FProfessores Ensino Superior]'''
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::[[Arquivo:dataaulax12.png]]
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::*Neste caso, o sistema considera o '''período de data da subturma''' e a data '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Etapas do período no cadastro de Etapas]''' será ignorada.
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::*No '''portal WebGiz''' será apresentada a informação do '''período da subturma''' da seguinte forma:
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::[[Arquivo:dataavaliacaox21.png]]
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::'''Situação 2 -''' A instituição realizou a definição do período de '''datas ''' no '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Etapas cadastro de Etapas]''' do ERP-AIX, através módulo '''Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Etapas''' e as datas da '''sub turma''' '''não estão preenchidas'''.
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:Neste caso, o sistema irá se basear no '''período de data da etapa''' e esta será exibida.
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:*Nesta segunda situação, '''portal WebGiz''' apresentará a informação da seguinte forma:
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::*'''2º''' - Informar a '''Bloco''': ou seja, o bloco de distribuição de percentual de pontos a avaliação pertence, caso trabalhe com  [[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/De_Avalia%C3%A7%C3%B5es Blocos de Avaliações]]
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::*'''3º''' - Definir o '''Valor''' da avaliação.
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::[[Arquivo:dataavaliacaox31x.png]]
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:*'''4º''' - Preencher a '''Descrição''' da avaliação. Por exemplo: prova, exercício, avaliação 1, trabalho.
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::*<font size="3" color=#FF0000>'''Importante:'''</font>
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:::*Caso a instituição deseja limitar o número de caracteres a serem preenchidos no campo descrição, deverá habilitar o parâmetro '''Limite de caracteres para a descrição da avaliação''' nas configurações do portal WebGiz. Exemplo: se o usuário preencher o campo deste parâmetro com o número '''10''', o professor poderá descrever a avaliação com até 10 dígitos. 
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:::*Lembrando que para habilitar ou desabilitar este parâmetro, o usuário deverá acessar o portal WebGiz com o perfil de Administrador, acessar o [https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%c3%a7%c3%b5es_-_WebGiz#Portal_do_Professor menu Geral | Configurações | Configurações Gerais | seção - Portal do Professor].
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::[[Arquivo:parametroprofessorweb.png]]
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::[[Arquivo:webgiznovaavaliacaodescricao.png]]
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:*'''5º''' - Definir a '''Peso''' da avaliação: (1,2,3....).
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*Em '''"Configurações"''' é possível ativar e desativar o parâmetro '''Peso''' para as avaliações.
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::[[Arquivo:webgizconfiguracaopeso.png]]
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*Se este parâmetro estiver '''ativo''', o professor ao criar uma nova avaliação e não inserir o '''Peso''' da avaliação, o sistema gera o '''Peso 1''' automaticamente.
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::[[Arquivo:webgiznovaavaliacaopeso.png]]
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*Porém, se o parâmetro estiver '''desativado''', o '''Peso''' não aparecerá na tela de Nova Avaliação.
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::[[Arquivo:webgiznovaavaliacaosempeso.png]]
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:*'''6º''' - E no campo '''Conteúdo da Avaliação''' definir o conteúdo da mesma.
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::[[Imagem:academico.professor33233.bx.png]]
  
  
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::*Ao marcar o parâmetro '''Entrega de atividade online''', o campo '''Data limite para entrega''' será habilitado e deverá ser preenchido com a data/prazo que o aluno tem para enviar a atividade via web.   
 
::*Ao marcar o parâmetro '''Entrega de atividade online''', o campo '''Data limite para entrega''' será habilitado e deverá ser preenchido com a data/prazo que o aluno tem para enviar a atividade via web.   
  
::*Será habilitado também o campo '''Extensões aceitas'''. Nele serão apresentadas as extensões permitidas para o envio da atividade.
+
::*Será habilitado também o campo '''Extensões aceitas'''. Nele serão apresentadas as extensões permitidas para o envio da atividade. O professor '''irá marcar''' as extensões permitidas pela instituição que deseja disponibilizar para o aluno ou '''desmarcar''' aquela(s)s que ele não deseja para a atividade em questão.
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:::*'''Observação:''' Lembrando que estas extensões foram definidas através da configuração '''Extensões permitidas para realizar upload de arquivos''' do menu '''Configurações | Geral | Configurações | [https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%C3%A7%C3%B5es_-_WebGiz#Aba_Configura.C3.A7.C3.B5es_Gerais Configurações Gerais].
 
:::*'''Observação:''' Lembrando que estas extensões foram definidas através da configuração '''Extensões permitidas para realizar upload de arquivos''' do menu '''Configurações | Geral | Configurações | [https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%C3%A7%C3%B5es_-_WebGiz#Aba_Configura.C3.A7.C3.B5es_Gerais Configurações Gerais].
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::*Caso a extensão não seja informada, o sistema assumirá como padrão as extensões '''pdf''' e '''zip'''.
 
  
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::[[Imagem:entrega de atividade online2222bx.png]]
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::[[Imagem:entrega de atividade online2222cx.png]]
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::[[Imagem:entrega de atividade online2222dx.png]]
  
  
::[[Imagem:entrega de atividade online2222.jpg]]
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:*Na tela de [https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Entrega_de_Atividades_-_WebGiz_Registro_Acad%c3%aamico entrega de atividades] do aluno, ao enviar o arquivo, será apresentado o campo '''Extensões Aceitas''' preenchido pelo professor nessa interface.
  
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::[[Arquivo:Tela de entrega da atividade .jpg]]
  
  
 
:*Marcando a opção '''Comunicar alunos''', o sistema informa aos alunos sobre o cadastro realizado por e-mail ou SMS.
 
:*Marcando a opção '''Comunicar alunos''', o sistema informa aos alunos sobre o cadastro realizado por e-mail ou SMS.
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:*'''7º''' - Clicar em '''Salvar.'''
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*'''Grupo Acadêmico'''
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O Parâmetro '''Grupo Acadêmico''' possibilita criar grupos que podem ser organizados por professor, catálogo, disciplina, curso e etapa. Esta funcionalidade está disponível para as escolas, e é acessada no módulo Registro Acadêmico no menu Cadastros|Grupo Acadêmico.
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Para ativar esta função siga as orientações em  '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Grupo_Acadêmico Grupo Acadêmico]'''
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::[[Arquivo:WebGizAvaliacoesGrupoAcademico.png]]
  
 
=Opções de edição=
 
=Opções de edição=
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:*O ícone [[Imagem:iconeetapas.png]] permite visualizar todas as etapas cadastradas, e selecionar a etapa que deseja ser trabalhada, conforme modelo abaixo:
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::[[Imagem:selecionaretapas.png]]
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:*As opções de edição nas avaliações são:
 
:*As opções de edição nas avaliações são:
  
  
::[[Imagem:icones de edição1.jpg]]
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::[[Imagem:iconesdeedição.png]]
  
  
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:*Em '''Lançar Notas''', o professor acessa a tela para lançamento das notas das avaliações, conforme os filtros escolhidos:
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:*Em '''Lançar Notas''', o professor acessa a tela para lançamento das notas das avaliações, conforme os filtros escolhidos.
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:'''Observações''':
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::*O campo '''Ordenação''' irá impactar no '''lançamento de notas das avaliações''' e na '''emissão do relatório de notas''' através da tela de avaliações.
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::*O sistema permite ordenar os alunos de duas formas:
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:::'''1) Número de Classe''': ao marcar este parâmetro, o lançamento e relatório de notas será por ordem de '''número de classe''' do aluno na turma.
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:::'''2) Nome do Aluno''': caso deseje ordenar o lançamento e relatório por ordem alfabética dos nomes dos alunos.
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::*Já as opções '''Nota''' e '''Conceito''', o professor poderá optar em lançar a nota de '''forma numérica''' ou em '''conceito''' (A,B, C...), este para seleção deverá ter cadastro prévio da legenda, registro de percentual (%) de aproveitamento nos '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Par%c3%a2metros_Acad%c3%aamico_-_Sistema_Giz#Par.C3.A2metros_-_Acad.C3.AAmico_-_Notas parâmetros do ERP-AIX]'''e configuração prévia realizada pela instituição.
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:*O professor irá lançar a nota no quadrado referente à avaliação da seguinte forma:
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::Caso opte por '''Nota''' , irá digitar a nota conforme a seguir.
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::[[Imagem:academico.professor33.fx.png]]
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::Caso selecione a opção '''Conceito''', irá selecionar o conceito apresentado no combox conforme configuração prévia.
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::[[Imagem:academico.professor33xd.fx.png]]
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:*'''Observações''':
  
::[[Imagem:academico.professor33.f.jpg]]
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::*Caso a instituição trabalhe com a '''dispensa''' de alunos das avaliações e tenha habilitado o parâmetro  '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Configura%C3%A7%C3%B5es_-_WebGiz Permitir dispensar aluno de avaliações]''' no '''portal WebGiz''', o sistema apresentará a opção para realizar a dispensa do estudante. Para isto, basta o docente marcar o quadrado à frente do nome do aluno para a dispensa.
  
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::[[Imagem:academico.professor332.fx.png]]
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::*Caso o professor tenha marcado no cadastro da avaliação para que a '''entrega da atividade''' seja '''online''', o aluno em seu perfil no '''portal Webgiz''' irá anexar a atividade e realizar a '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Entrega_de_Atividades_-_WebGiz_Registro_Acad%C3%AAmico entrega online]'''.
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:::*O professor quando acessar a tela de lançamento de notas, o sistema irá apresentar o ícone de pasta [[Arquivo:pastaamarela.png]] ao lado do campo da nota conforme abaixo.
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::[[Imagem:academico.professor333.fx.png]]
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:::*O professor irá passar o mouse sobre a pasta e o sistema irá abrir tela com as informações do arquivo e será possível realizar a baixa para análise e posteriormente o lançamento da nota na tela.
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::[[Imagem:academico.professor334.fx.png]]
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::[[Imagem:academico.professor33f5.fx.png]]
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:*Após os processos, o professor deve clicar no botão '''Gravar''' para salvar o lançamento.
  
 
=Relatório de Notas=
 
=Relatório de Notas=
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:*'''Observação:'''
 
:*'''Observação:'''
 
   
 
   
::*Nesta tela, é possível o professor '''emitir relatório de notas''' para consulta e verificação das notas já lançadas ou não em cada avaliação. Basta clicar no botão [[Arquivo:botaonotas.jpg]] para emissão e visualização das notas na tela de Avaliações.
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::*Nesta tela, é possível o professor '''emitir relatório de notas''' para consulta e verificação das notas já lançadas ou não em cada avaliação. Basta clicar no ícone [[Arquivo:botaonotas.jpg]] para emissão e visualização das notas na tela de Avaliações.
 
   
 
   
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::[[Arquivo:relatóriodenotas.png]]
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'''Relatório de Notas'''
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::[[Arquivo:Exemplo22.jpg]]
 
::[[Arquivo:Exemplo22.jpg]]

Edição atual tal como às 16h39min de 4 de fevereiro de 2022

Acesso

  • Para visualizar esta opção, acesse o menu Acadêmico | Avaliações:


Academico.professor3.jpg ou clique no ícone Academico.professor3.a.jpg na Barra de Atalhos.


Para que serve?

  • A tela Avaliações é utilizada para a consulta, edição e inclusão de novas avaliações para Turmas.


Informações gerais e cadastro de avaliações

  • Selecione as opções de filtro: Turma, Disciplina, Subturma e Etapa para informações sobre avaliações.
  • Caso a instituição possua avaliações cadastradas anteriormente, o sistema irá apresentar a listagem com as informações dos registros, além de apresentar o total de provas cadastradas e total de pontos distribuídos.


Dataaulax1n.png



Incluir avaliação

  • Após realizar os filtros, para incluir uma nova avaliação, o professor deverá preencher os campos:


  • - Data: neste campo, o professor deverá preencher a data de aplicação da avaliação conforme período limite de lançamento configurado pela instituição.
  • Esta data deve estar compreendida entre as datas de início e fim delimitadas conforme as situações a seguir.


  • O portal WebGiz irá apresentar a informação do período de datas ao lado do campo conforme configuração desejada.


Situação 1 - A instituição trabalha com limite de data para subturmas/disciplinas e definiu o período de datas considerando datas inicial e final para a subturma no cadastro da turma, através do ERP-AIX no módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Turmas | Sub Aba Disciplinas / Professores conforme tela abaixo.


Escola/Ensino Profissionalizante


Dataaulax1.png


Ensino Superior


Dataaulax12.png



  • No portal WebGiz será apresentada a informação do período da subturma da seguinte forma:


Dataavaliacaox21.png


Situação 2 - A instituição realizou a definição do período de datas no cadastro de Etapas do ERP-AIX, através módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Etapas e as datas da sub turma não estão preenchidas.


Neste caso, o sistema irá se basear no período de data da etapa e esta será exibida.


  • Nesta segunda situação, portal WebGiz apresentará a informação da seguinte forma:


  • - Informar a Bloco: ou seja, o bloco de distribuição de percentual de pontos a avaliação pertence, caso trabalhe com [Blocos de Avaliações]
  • - Definir o Valor da avaliação.


Dataavaliacaox31x.png


  • - Preencher a Descrição da avaliação. Por exemplo: prova, exercício, avaliação 1, trabalho.
  • Importante:
  • Caso a instituição deseja limitar o número de caracteres a serem preenchidos no campo descrição, deverá habilitar o parâmetro Limite de caracteres para a descrição da avaliação nas configurações do portal WebGiz. Exemplo: se o usuário preencher o campo deste parâmetro com o número 10, o professor poderá descrever a avaliação com até 10 dígitos.
Parametroprofessorweb.png


Webgiznovaavaliacaodescricao.png


  • - Definir a Peso da avaliação: (1,2,3....).
  • Em "Configurações" é possível ativar e desativar o parâmetro Peso para as avaliações.
Webgizconfiguracaopeso.png


  • Se este parâmetro estiver ativo, o professor ao criar uma nova avaliação e não inserir o Peso da avaliação, o sistema gera o Peso 1 automaticamente.
Webgiznovaavaliacaopeso.png


  • Porém, se o parâmetro estiver desativado, o Peso não aparecerá na tela de Nova Avaliação.
Webgiznovaavaliacaosempeso.png


  • - E no campo Conteúdo da Avaliação definir o conteúdo da mesma.


Academico.professor33233.bx.png


  • Ao marcar o parâmetro Subst. Menor Nota, a nota da avaliação registrada irá substituir nota menor, caso o aluno possua.


  • A opção Entrega de atividade online poderá ser marcada caso a atividade possa ser entregue ao professor virtualmente.
  • Observação: o campo Entrega de atividade online somente será apresentado se o parâmetro abaixo estiver desmarcado.


  • Acesse o parâmetro através do menu Configurações | Geral | Configurações | Configurações Gerais | Portal do Professor.


Academico.professor33233.bxzz.png


  • Importante:
  • Ao marcar o parâmetro Entrega de atividade online, o campo Data limite para entrega será habilitado e deverá ser preenchido com a data/prazo que o aluno tem para enviar a atividade via web.
  • Será habilitado também o campo Extensões aceitas. Nele serão apresentadas as extensões permitidas para o envio da atividade. O professor irá marcar as extensões permitidas pela instituição que deseja disponibilizar para o aluno ou desmarcar aquela(s)s que ele não deseja para a atividade em questão.


  • Observação: Lembrando que estas extensões foram definidas através da configuração Extensões permitidas para realizar upload de arquivos do menu Configurações | Geral | Configurações | Configurações Gerais.


Entrega de atividade online2222a.png


Entrega de atividade online2222bx.png


Entrega de atividade online2222cx.png


Entrega de atividade online2222dx.png


  • Na tela de entrega de atividades do aluno, ao enviar o arquivo, será apresentado o campo Extensões Aceitas preenchido pelo professor nessa interface.
Tela de entrega da atividade .jpg


  • Marcando a opção Comunicar alunos, o sistema informa aos alunos sobre o cadastro realizado por e-mail ou SMS.
  • - Clicar em Salvar.


  • Grupo Acadêmico

O Parâmetro Grupo Acadêmico possibilita criar grupos que podem ser organizados por professor, catálogo, disciplina, curso e etapa. Esta funcionalidade está disponível para as escolas, e é acessada no módulo Registro Acadêmico no menu Cadastros|Grupo Acadêmico.

Para ativar esta função siga as orientações em Grupo Acadêmico


WebGizAvaliacoesGrupoAcademico.png

Opções de edição

  • O ícone Iconeetapas.png permite visualizar todas as etapas cadastradas, e selecionar a etapa que deseja ser trabalhada, conforme modelo abaixo:


Selecionaretapas.png


  • As opções de edição nas avaliações são:


Iconesdeedição.png


Alterar Prova

  • Ao clicar em Alterar Prova, o professor poderá alterar os dados da avaliação escolhida.


Academico.professor33.d.jpg


Remover Prova

  • Clicando em Remover Prova, o professor remove a avaliação.


  • Observação: O sistema alertará, caso já existam notas digitadas solicitando a confirmação da remoção.


Academico.professor3.e.jpg


Lançar Notas

  • Em Lançar Notas, o professor acessa a tela para lançamento das notas das avaliações, conforme os filtros escolhidos.


Observações:
  • O campo Ordenação irá impactar no lançamento de notas das avaliações e na emissão do relatório de notas através da tela de avaliações.
  • O sistema permite ordenar os alunos de duas formas:
1) Número de Classe: ao marcar este parâmetro, o lançamento e relatório de notas será por ordem de número de classe do aluno na turma.
2) Nome do Aluno: caso deseje ordenar o lançamento e relatório por ordem alfabética dos nomes dos alunos.


  • Já as opções Nota e Conceito, o professor poderá optar em lançar a nota de forma numérica ou em conceito (A,B, C...), este para seleção deverá ter cadastro prévio da legenda, registro de percentual (%) de aproveitamento nos parâmetros do ERP-AIXe configuração prévia realizada pela instituição.


  • O professor irá lançar a nota no quadrado referente à avaliação da seguinte forma:
Caso opte por Nota , irá digitar a nota conforme a seguir.


Academico.professor33.fx.png


Caso selecione a opção Conceito, irá selecionar o conceito apresentado no combox conforme configuração prévia.


Academico.professor33xd.fx.png


  • Observações:
  • Caso a instituição trabalhe com a dispensa de alunos das avaliações e tenha habilitado o parâmetro Permitir dispensar aluno de avaliações no portal WebGiz, o sistema apresentará a opção para realizar a dispensa do estudante. Para isto, basta o docente marcar o quadrado à frente do nome do aluno para a dispensa.


Academico.professor332.fx.png


  • Caso o professor tenha marcado no cadastro da avaliação para que a entrega da atividade seja online, o aluno em seu perfil no portal Webgiz irá anexar a atividade e realizar a entrega online.
  • O professor quando acessar a tela de lançamento de notas, o sistema irá apresentar o ícone de pasta Pastaamarela.png ao lado do campo da nota conforme abaixo.


Academico.professor333.fx.png


  • O professor irá passar o mouse sobre a pasta e o sistema irá abrir tela com as informações do arquivo e será possível realizar a baixa para análise e posteriormente o lançamento da nota na tela.
Academico.professor334.fx.png


Academico.professor33f5.fx.png


  • Após os processos, o professor deve clicar no botão Gravar para salvar o lançamento.

Relatório de Notas

  • Observação:
  • Nesta tela, é possível o professor emitir relatório de notas para consulta e verificação das notas já lançadas ou não em cada avaliação. Basta clicar no ícone Botaonotas.jpg para emissão e visualização das notas na tela de Avaliações.
Relatóriodenotas.png


Relatório de Notas


Exemplo22.jpg