Mudanças entre as edições de "Turmas - Giz Faculdade"

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==Turmas==
 
  
  
Nesta opção o usuário cadastra todas as turmas dos cursos oferecidos pela unidade escolar. Os dados informados neste cadastro permitem ao sistema identificar cada uma das turmas em que os alunos vão estudar.
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==Aba Turma==
  
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:*Nesta opção o usuário cadastra todas as turmas dos cursos oferecidos pela unidade escolar. Os dados informados neste cadastro permitem ao sistema identificar cada uma das turmas em que os alunos vão estudar.
  
Assim como no cadastro de cursos, existem alguns parâmetros fundamentais:
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:*Assim como no cadastro de [[Cursos - Giz Faculdade]], existem alguns parâmetros fundamentais:
  
  
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Código da turma:''' O código servirá para identificar as turmas em todas as pesquisas de turmas do sistema. O código poderá ser criado com letras e/ou números e pode conter até oito caracteres.
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'''Código da turma:''' O código servirá para identificar as turmas em todas as pesquisas de turmas do sistema. O código poderá ser criado com letras e/ou números e pode conter até oito caracteres.
 
   
 
   
  
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'''Multi-série:''' A turma é considerada multi-série quando disciplinas de períodos diferentes são lecionadas na mesma turma.
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'''[http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Disciplinas_por_Professor#Turma_Multi-seriada Multi-série]:''' A turma é considerada multi-série quando disciplinas de períodos diferentes são lecionadas na mesma turma.
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:*'''IMPORTANTE:''' Para visualizar a turma '''Multi-série''' na tela de Matrícula, na '''aba Disciplinas/turmas''', a opção '''Período/Turma/Disciplina''' deve ser marcada no campo '''Forma de visualização'''.
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Curso: Ao criar uma turma, esta deve ser associada a um curso, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma, a associação da turma ao curso permite ao sistema identificar os alunos por curso.
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'''Curso:''' Ao criar uma turma, esta deve ser associada a um curso, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma, a associação da turma ao curso permite ao sistema identificar os alunos por curso.
  
  
'''Período:''' Este campo equivale ao período/série do curso. Uma turma pode ser classificada em alguns dos períodos/turmas dos valores cadastrados no intervalo de série inicial e final do cadastro de curso.
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'''Série/Período/Ano:''' Este campo equivale ao período/série do curso. Uma turma pode ser classificada em alguns dos períodos/turmas dos valores cadastrados no intervalo de série inicial e final do cadastro de curso.
 
   
 
   
  
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Turno: Ao criar uma turma, esta deve ser associada ao turno em que as aulas da turma acontecem.
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'''Turno:''' Ao criar uma turma, esta deve ser associada ao turno em que as aulas da turma acontecem.
  
 
   
 
   
 
'''Matriz Curricular:''' Este campo caracteriza-se como o principal campo do cadastro. É através do ano da matriz curricular que o sistema Giz conhecerá as disciplinas (componentes curriculares) que os alunos matriculados na turma podem cumprir.  
 
'''Matriz Curricular:''' Este campo caracteriza-se como o principal campo do cadastro. É através do ano da matriz curricular que o sistema Giz conhecerá as disciplinas (componentes curriculares) que os alunos matriculados na turma podem cumprir.  
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:*Estão disponíveis para seleção somente os anos catálogos que foram cadastrados na [[Matriz Curricular]] para o curso/habilitação e série da turma.
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'''Professor e Sala:''' São campos de aplicação meramente informacional e seu uso é opcional. O sistema não faz nenhum uso destes campos para quaisquer tipos de processamentos.
 
   
 
   
  
Estão disponíveis para seleção somente os anos catálogos que foram cadastrados na matriz curricular para o curso/habilitação e série da turma.
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'''Banco e Conta Corrente:''' Nestes campos a instituição pode definir qual banco e conta corrente deseja imprimir os boletos no [[Giz Recebimentos]].
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'''Percentual Professor:''' Nesta opção a instituição pode definir uma percentual para ser considerado sobre o valor de cada débito do aluno.
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'''Horário:''' Esta  opção poderá ser utilizada nos casos em que a instituição possuir turmas em um mesmo turno, porém com horários de aulas diferentes.
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'''Turma Sucessora:''' Este campo identifica a próxima turma que os alunos da atual turma que atingirem aproveitamento para aprovação deverão cumprir no próximo período letivo. Este campo é utilizado pelo sistema para fazer a [[Promoção Automática]] dos alunos.
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'''Utiliza múltiplas turmas sucessoras:''' Marcando este parâmetro o sistema permite mais de uma turma sucessora no curso. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro '''Somente turmas sucessoras mesmo curso'''.
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'''Somente turmas sucessoras mesmo curso:''' Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro '''Somente turmas sucessoras mesma habilitação'''.
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'''Somente turmas sucessoras mesma habilitação:''' Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma e mesma habilitação.
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'''Não considera para geração do Educacenso:''' Marcado este parâmetro, a turma não será considerada pelo sistema na geração do censo. Isso é útil, por exemplo, para turmas de ex-alunos, que não necessitam ir para o Educacenso.
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==Aba Dados Gerais==
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::[[Imagem:bas_img_169bx.png]]
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'''Cancelamento de matrícula - % de matrícula:''' Nesta opção você deve informar a porcentagem de multa para cancelamento de matrícula.
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'''% de multa por desistência:''' Nesta opção você deve definir uma porcentagem de multa por desistência no decorrer do período.
  
  
'''Professor, Sala, Quantidade máxima de aulas/dia, Aulas ao sábado:''' São campos de aplicação meramente informacional e seu uso é opcional. O sistema não faz nenhum uso destes campos para quaisquer tipos de processamentos.
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'''Período Letivo:''' Neste campo você deve informar o período letivo referente à turma.
 
  
'''Banco e Conta Corrente:''' Nesta opção a instituição pode definir qual banco e conta corrente deseja imprimir os boletos no [[Giz Recebimentos]].
 
 
  
 
'''Mês de Referência para débitos de Matrícula:''' Nesta opção o usuário poderá definir na turma qual será o mês de referência para débitos de matrícula, para regularização da matrícula, habilitará está opção se no  Módulo Recebimentos estiver marcado em '''Parâmetros | Cadastro | Recebimentos | Baixa de Débitos'''.
 
'''Mês de Referência para débitos de Matrícula:''' Nesta opção o usuário poderá definir na turma qual será o mês de referência para débitos de matrícula, para regularização da matrícula, habilitará está opção se no  Módulo Recebimentos estiver marcado em '''Parâmetros | Cadastro | Recebimentos | Baixa de Débitos'''.
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Quantidade de alunos já enturmados:''' Se o processo de enturmação já foi realizado, informe o número total de alunos já enturmados. Este campo será atualizado pelo sistema após a enturmação manual ou automática dos alunos ou desenturmação.
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'''Quantidade de alunos já enturmados:''' Se o processo de enturmação já foi realizado, informe o número total de alunos já enturmados. Este campo será atualizado pelo sistema após a enturmação manual ou automática dos alunos ou ao desenturmar.
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'''Quantidade Máxima de aulas/dia:''' Aqui é informada a quantidade máxima de aulas que esta turma tem num dia.
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'''Máximo de alunos:''' Este parâmetro define o máximo de alunos na turma. O sistema irá emitir uma mensagem no momento da realização das matrículas dos alunos se o número de alunos matriculados ultrapassar o máximo informado neste campo.
 
'''Máximo de alunos:''' Este parâmetro define o máximo de alunos na turma. O sistema irá emitir uma mensagem no momento da realização das matrículas dos alunos se o número de alunos matriculados ultrapassar o máximo informado neste campo.
  
  
'''Turma Sucessora:''' Este campo identifica a próxima turma que os alunos da atual turma que atingirem aproveitamento para aprovação deverão cumprir no próximo período letivo. Este campo é utilizado pelo sistema para fazer a [[promoção automática]] dos alunos.
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'''Duração da aula:''' Nesta opção você deve informar a duração da aula.
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'''Carga horária:''' Nesta opção você deve informar a carga horária da turma.
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'''Data da Turma:''' Neste campo é definida uma data '''inicial e final''' para a turma criada.
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'''Não gera débitos por crédito ou carga horária:''' Quando esse parâmetro estiver marcado o sistema desconsidera a geração de débitos  por crédito ou carga horária para os alunos matriculados nessa turma.
 
'''Não gera débitos por crédito ou carga horária:''' Quando esse parâmetro estiver marcado o sistema desconsidera a geração de débitos  por crédito ou carga horária para os alunos matriculados nessa turma.
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'''Aulas aos sábados:''' Nesta opção é marcada se a turma possui aulas ao sábados ou não.
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'''Situação da turma:''' Nesta opção deve ser marcado a situação da turma. (Confirmada, Adiada , Não Confirmada, Cancelada, Em andamento e Encerrada).
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'''Botão Copiar Turma:''' Este botão permite '''Copiar Turmas''' existentes no sistema, facilitando assim, o processo de criação de várias turmas ao mesmo tempo.
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::[[Image:bas_img_171ax.png]]
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'''Convênio:''' Neste campo deve ser definido o convênio que será exibido no relatório.
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'''Dados Educacenso'''
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*'''Id da turma:''' Neste campo é definido o Id da turma conforme informações do Educacenso.
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*'''Etapa da turma:''' Neste campo seleciona-se a etapa da turma após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.
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'''Linha de ação:''' Neste campo seleciona-se a linha de ação após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.
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'''Clientela:''' Neste campo seleciona-se a clientela após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.
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==Aba Inscrição Web==
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Através desta aba, o usuário poderá divulgar a disponibilidade da turma no Webgiz, durante um período determinado.
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::[[Imagem:inscrição_web.jpg]]
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'''Reserva de Matrícula Web'''
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*'''Divulgar inscrição na web:''' Marcando este parâmetro o sistema disponibiliza esta turma no Web Giz, no momento da Pré Matrícula on-line.
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*'''Data Inicial e Data Final:''' Neste campo você deve definir o período em que a turma estará disponível.
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'''Observação''': Essa turma só vai aparecer para Web Interessados se o parâmetro '''Divulgar inscrição na web''' estiver marcado e dentro do intervalo de data inicial e final da turma.
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==Aba Dados Complementares==
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:*Nesta aba aparecem os campos que foram cadastrados no [[Cadastro de Domínios]]. Ou seja, as informações adicionais para dados específicos que serão utilizados nas declarações criadas no [[Gerador de Documentos]].
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:*Nesta aba só serão exibidos os campos que foram cadastrados anteriormente no grupo '''Dados complementares da turma''', no Cadastro de Domínios. A descrição fornecida no Cadastro de Domínios será a mesma que exibida em Dados Complementares.
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::[[Image:dados_comp.jpg]]
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::[[Image:dados_comp1.jpg]]
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:*Aqui você atribui valor aos dados que deseja relacionar à turma.
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==Aba Plano de Pagamento==
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:*Se a geração de débitos for por plano de pagamento, nessa aba deve ser associado todos os planos de pagamentos possíveis para essa turma.
 
   
 
   
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:*Como associar os planos de pagamentos:
Cancelamento de Matrícula:''' Nesta opção a instituição pode definir o percentual da matrícula para cancelamento e percentual da multa por desistência no decorrer do período.
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::*1- Clicar no botão '''Novo''' que encontra na horizontal da tela;
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::*2- Escolher o plano de pagamento clicando na Lupa.
  
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::*3- Em seguida confirmar a inclusão clicando em '''Ok'''.
  
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<font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p>'''Para alterar a situação da turma, faz necessário entrar no módulo básico em cadastro Alterar situação da turma.'''
 
  
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::[[Image:bas_img_170.jpg]]
  
==Plano de Pagamento==
 
  
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==Aba Taxas Extras==
  
'''Aba Plano de Pagamento'''
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:*Nesta opção você definir as taxas extras relacionadas à turma.
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::[[Image:bas_img_171taxa.jpg]]
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==Aba Disciplinas/Professores==
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:*Nesta opção, o usuário consulta as '''Disciplinas''' e os '''Professores''' associados à '''turma''' e '''subturma'''. Esta última, caso a instituição trabalhe.
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::[[Image:bas_img_171disc_prof1x.png]]
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:*O sistema apresenta as colunas: '''Código, Nome da Disciplina, Subturma e Professor''' preenchidas de forma automática conforme associação realizada via '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Disciplinas_por_Professor cadastro Disciplinas por Professor]'''.
 
   
 
   
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:*Já as colunas '''Data de Início''' e ''' Data de Término''', serão preenchidas pelo usuário, caso a instituição deseja determinar o '''limite de tempo''' em que as '''subturmas/disciplinas''' poderão funcionar nesta turma, evitando que sejam feitos lançamentos pelos professores ​​fora dos limites da turma.
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::*<font size="3" color=#FF0000>'''Importante'''</font>
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::*Para habilitar o preenchimento das colunas de '''Data de Início''' e ''' Data de Término''', será necessário o usuário cadastrar primeiramente o período de '''data inicial e final''' da '''Turma''' na '''aba Dados Gerais''', no cadastro de '''Turmas'''. Em seguida, deverá acessar a aba '''disciplinas/professores''' para preenchimento.
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:::*Lembrando que nenhuma '''subturma/disciplina''' poderá ocorrer fora do intervalo de '''datas geral''' da turma.
  
Se a geração de débitos for por plano de pagamento, nessa aba deve ser associado todos os planos de pagamentos possíveis para essa turma.
 
 
  
Como associar os planos de pagamentos:
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::[[Image:bas_img_disciplinas_305x12.png]]
 
  
1- Clicar no botão '''Novo''' que encontra na horizontal da tela;
+
==Aba Faixas de Horários de Entrada==
  
 +
:*Nesta opção o usuário pode definir quais as faixas de horários de entrada da turma, isso para as instituições que tenha o Módulo Frequência.
  
2- Escolher o plano de pagamento clicando na Lupa.
 
  
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::[[Image:bas_img_171.jpg]]
  
3- Em seguida confirmar a inclusão clicando em '''Ok'''.
+
==Atas de Resultados==
  
  
[[Image:bas_img_170.jpg]]
+
:*Nesta opção você define uma mensagem que será exibida na '''Ata de Resultado Personalizada'''.
  
 
   
 
   
==Faixas de Horários de Entrada==
+
::[[Image:bas_img_ata_305.jpg]]
  
  
Nesta opção o usuário pode definir quais as faixas de horários de entrada da turma, isso para as instituições que tenha o Módulo Frequência.
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----
  
  
[[Image:bas_img_171.jpg]]
+
[[Category:Giz Módulo Básico - Cadastros]]
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[[Category:Giz Registro Acadêmico - Cadastros]]

Edição atual tal como às 16h00min de 21 de outubro de 2021


Aba Turma

  • Nesta opção o usuário cadastra todas as turmas dos cursos oferecidos pela unidade escolar. Os dados informados neste cadastro permitem ao sistema identificar cada uma das turmas em que os alunos vão estudar.


Giz Faculdade Turma.png


Código da turma: O código servirá para identificar as turmas em todas as pesquisas de turmas do sistema. O código poderá ser criado com letras e/ou números e pode conter até oito caracteres.


Unidade: Ao criar uma turma, esta deve ser associada a uma unidade, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma a associação da turma à unidade permite ao sistema identificar os alunos por unidade.


Multi-Curso: Quando uma turma é classificada como multi-curso ela está sendo definida como uma turma em que as disciplinas oferecidas nesta turma poderão ser matriculadas por alunos de outros cursos.


Multi-série: A turma é considerada multi-série quando disciplinas de períodos diferentes são lecionadas na mesma turma.

  • IMPORTANTE: Para visualizar a turma Multi-série na tela de Matrícula, na aba Disciplinas/turmas, a opção Período/Turma/Disciplina deve ser marcada no campo Forma de visualização.


Curso: Ao criar uma turma, esta deve ser associada a um curso, como todo aluno deve ser associado a pelo menos uma turma, a associação da turma ao curso permite ao sistema identificar os alunos por curso.


Série/Período/Ano: Este campo equivale ao período/série do curso. Uma turma pode ser classificada em alguns dos períodos/turmas dos valores cadastrados no intervalo de série inicial e final do cadastro de curso.


Habilitação: Ao criar uma turma deve ser associada alguma das habilitações que o curso oferece.


Turno: Ao criar uma turma, esta deve ser associada ao turno em que as aulas da turma acontecem.


Matriz Curricular: Este campo caracteriza-se como o principal campo do cadastro. É através do ano da matriz curricular que o sistema Giz conhecerá as disciplinas (componentes curriculares) que os alunos matriculados na turma podem cumprir.

  • Estão disponíveis para seleção somente os anos catálogos que foram cadastrados na Matriz Curricular para o curso/habilitação e série da turma.


Professor e Sala: São campos de aplicação meramente informacional e seu uso é opcional. O sistema não faz nenhum uso destes campos para quaisquer tipos de processamentos.


Banco e Conta Corrente: Nestes campos a instituição pode definir qual banco e conta corrente deseja imprimir os boletos no Giz Recebimentos.


Percentual Professor: Nesta opção a instituição pode definir uma percentual para ser considerado sobre o valor de cada débito do aluno.


Horário: Esta opção poderá ser utilizada nos casos em que a instituição possuir turmas em um mesmo turno, porém com horários de aulas diferentes.


Turma Sucessora: Este campo identifica a próxima turma que os alunos da atual turma que atingirem aproveitamento para aprovação deverão cumprir no próximo período letivo. Este campo é utilizado pelo sistema para fazer a Promoção Automática dos alunos.


Utiliza múltiplas turmas sucessoras: Marcando este parâmetro o sistema permite mais de uma turma sucessora no curso. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro Somente turmas sucessoras mesmo curso.


Somente turmas sucessoras mesmo curso: Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma. Com esta opção selecionada, habilita-se o parâmetro Somente turmas sucessoras mesma habilitação.


Somente turmas sucessoras mesma habilitação: Marcando este parâmetro o sistema exibe apenas as turmas sucessoras do mesmo curso da turma e mesma habilitação.


Não considera para geração do Educacenso: Marcado este parâmetro, a turma não será considerada pelo sistema na geração do censo. Isso é útil, por exemplo, para turmas de ex-alunos, que não necessitam ir para o Educacenso.

Aba Dados Gerais

Bas img 169bx.png


Cancelamento de matrícula - % de matrícula: Nesta opção você deve informar a porcentagem de multa para cancelamento de matrícula.


% de multa por desistência: Nesta opção você deve definir uma porcentagem de multa por desistência no decorrer do período.


Período Letivo: Neste campo você deve informar o período letivo referente à turma.


Mês de Referência para débitos de Matrícula: Nesta opção o usuário poderá definir na turma qual será o mês de referência para débitos de matrícula, para regularização da matrícula, habilitará está opção se no Módulo Recebimentos estiver marcado em Parâmetros | Cadastro | Recebimentos | Baixa de Débitos.


Quantidade de alunos já enturmados: Se o processo de enturmação já foi realizado, informe o número total de alunos já enturmados. Este campo será atualizado pelo sistema após a enturmação manual ou automática dos alunos ou ao desenturmar.


Quantidade Máxima de aulas/dia: Aqui é informada a quantidade máxima de aulas que esta turma tem num dia.


Máximo de alunos: Este parâmetro define o máximo de alunos na turma. O sistema irá emitir uma mensagem no momento da realização das matrículas dos alunos se o número de alunos matriculados ultrapassar o máximo informado neste campo.


Duração da aula: Nesta opção você deve informar a duração da aula.


Carga horária: Nesta opção você deve informar a carga horária da turma.


Data da Turma: Neste campo é definida uma data inicial e final para a turma criada.


Não gera débitos por crédito ou carga horária: Quando esse parâmetro estiver marcado o sistema desconsidera a geração de débitos por crédito ou carga horária para os alunos matriculados nessa turma.


Aulas aos sábados: Nesta opção é marcada se a turma possui aulas ao sábados ou não.


Situação da turma: Nesta opção deve ser marcado a situação da turma. (Confirmada, Adiada , Não Confirmada, Cancelada, Em andamento e Encerrada).


Botão Copiar Turma: Este botão permite Copiar Turmas existentes no sistema, facilitando assim, o processo de criação de várias turmas ao mesmo tempo.


Bas img 171ax.png


Bas img 171bx.png


Convênio: Neste campo deve ser definido o convênio que será exibido no relatório.


Dados Educacenso

  • Id da turma: Neste campo é definido o Id da turma conforme informações do Educacenso.
  • Etapa da turma: Neste campo seleciona-se a etapa da turma após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.


Linha de ação: Neste campo seleciona-se a linha de ação após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.


Clientela: Neste campo seleciona-se a clientela após ter sido feita a importação do arquivo correspondente no cadastro de domínios.

Aba Inscrição Web

Através desta aba, o usuário poderá divulgar a disponibilidade da turma no Webgiz, durante um período determinado.


Inscrição web.jpg


Reserva de Matrícula Web

  • Divulgar inscrição na web: Marcando este parâmetro o sistema disponibiliza esta turma no Web Giz, no momento da Pré Matrícula on-line.
  • Data Inicial e Data Final: Neste campo você deve definir o período em que a turma estará disponível.


Observação: Essa turma só vai aparecer para Web Interessados se o parâmetro Divulgar inscrição na web estiver marcado e dentro do intervalo de data inicial e final da turma.

Aba Dados Complementares

  • Nesta aba aparecem os campos que foram cadastrados no Cadastro de Domínios. Ou seja, as informações adicionais para dados específicos que serão utilizados nas declarações criadas no Gerador de Documentos.
  • Nesta aba só serão exibidos os campos que foram cadastrados anteriormente no grupo Dados complementares da turma, no Cadastro de Domínios. A descrição fornecida no Cadastro de Domínios será a mesma que exibida em Dados Complementares.


Dados comp.jpg


Dados comp1.jpg


  • Aqui você atribui valor aos dados que deseja relacionar à turma.

Aba Plano de Pagamento

  • Se a geração de débitos for por plano de pagamento, nessa aba deve ser associado todos os planos de pagamentos possíveis para essa turma.
  • Como associar os planos de pagamentos:


  • 1- Clicar no botão Novo que encontra na horizontal da tela;
  • 2- Escolher o plano de pagamento clicando na Lupa.
  • 3- Em seguida confirmar a inclusão clicando em Ok.


Bas img 170.jpg


Aba Taxas Extras

  • Nesta opção você definir as taxas extras relacionadas à turma.


Bas img 171taxa.jpg

Aba Disciplinas/Professores

  • Nesta opção, o usuário consulta as Disciplinas e os Professores associados à turma e subturma. Esta última, caso a instituição trabalhe.


Bas img 171disc prof1x.png


  • O sistema apresenta as colunas: Código, Nome da Disciplina, Subturma e Professor preenchidas de forma automática conforme associação realizada via cadastro Disciplinas por Professor.
  • Já as colunas Data de Início e Data de Término, serão preenchidas pelo usuário, caso a instituição deseja determinar o limite de tempo em que as subturmas/disciplinas poderão funcionar nesta turma, evitando que sejam feitos lançamentos pelos professores ​​fora dos limites da turma.


  • Importante
  • Para habilitar o preenchimento das colunas de Data de Início e Data de Término, será necessário o usuário cadastrar primeiramente o período de data inicial e final da Turma na aba Dados Gerais, no cadastro de Turmas. Em seguida, deverá acessar a aba disciplinas/professores para preenchimento.
  • Lembrando que nenhuma subturma/disciplina poderá ocorrer fora do intervalo de datas geral da turma.


Bas img disciplinas 305x12.png

Aba Faixas de Horários de Entrada

  • Nesta opção o usuário pode definir quais as faixas de horários de entrada da turma, isso para as instituições que tenha o Módulo Frequência.


Bas img 171.jpg

Atas de Resultados

  • Nesta opção você define uma mensagem que será exibida na Ata de Resultado Personalizada.


Bas img ata 305.jpg