Avaliações - WebGiz Professor

De Wiki AIX
Revisão de 16h29min de 11 de março de 2021 por Francislane (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Acesso

  • Para visualizar esta opção, acesse o menu Acadêmico | Avaliações:


Academico.professor3.jpg ou clique no ícone Academico.professor3.a.jpg na Barra de Atalhos.


Para que serve?

  • A tela Avaliações é utilizada para a consulta, edição e inclusão de novas avaliações para Turmas.


Informações gerais e cadastro de avaliações

  • Selecione as opções de filtro: Turma, Disciplina, Subturma e Etapa para informações sobre avaliações.


  • Caso a instituição possua avaliações cadastradas anteriormente, o sistema irá apresentar a listagem com as informações dos registros, além de apresentar o total de provas cadastradas e total de pontos distribuídos.


Dataaulax1n.png



Incluir avaliação

  • Após realizar os filtros, para incluir uma nova avaliação, o professor deverá preencher os campos:
  • - Data: neste campo, o professor deverá preencher a data de aplicação da avaliação conforme período limite de lançamento configurado pela instituição.
  • Esta data deve estar compreendida entre as datas de início e fim delimitadas conforme as situações a seguir.


  • O portal WebGiz irá apresentar a informação do período de datas ao lado do campo conforme configuração desejada.


Situação 1 - A instituição trabalha com limite de data para subturmas/disciplinas e definiu o período de datas considerando datas inicial e final para a subturma no cadastro da turma, através do ERP-AIX no módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Turmas | Sub Aba Disciplinas / Professores conforme tela abaixo.


Escola/Ensino Profissionalizante


Dataaulax1.png


Ensino Superior


Dataaulax12.png



  • No portal WebGiz será apresentada a informação do período da subturma da seguinte forma:


Dataavaliacaox21.png


Situação 2 - A instituição realizou a definição do período de datas no cadastro de Etapas do ERP-AIX, através módulo Registro Acadêmico | menu Cadastros | sub menu Etapas e as datas da sub turma não estão preenchidas.
  • Neste caso, o sistema irá se basear no período de data da etapa e esta será exibida.


  • Nesta segunda situação, portal WebGiz apresentará a informação da seguinte forma:


Dataavaliacaox31x.png


  • - Informar a Bloco: ou seja, o bloco de distribuição de percentual de pontos a avaliação pertence, caso trabalhe com [Blocos de Avaliações]
  • - Definir o Valor da avaliação.
  • - Preencher a Descrição da avaliação. Por exemplo: prova, exercício, avaliação 1, trabalho.
  • - Definir a Peso da avaliação: (1,2,3....).
  • - E no campo Conteúdo da Avaliação definir o conteúdo da mesma.


Academico.professor33233.bx.png


  • Ao marcar o parâmetro Subst. Menor Nota, a nota da avaliação registrada irá substituir nota menor, caso o aluno possua.


  • A opção Entrega de atividade online poderá ser marcada caso a atividade possa ser entregue ao professor virtualmente.
  • Observação: o campo Entrega de atividade online somente será apresentado se o parâmetro abaixo estiver desmarcado.


  • Acesse o parâmetro através do menu Configurações | Geral | Configurações | Configurações Gerais | Portal do Professor.


Academico.professor33233.bxzz.png


  • Importante:
  • Ao marcar o parâmetro Entrega de atividade online, o campo Data limite para entrega será habilitado e deverá ser preenchido com a data/prazo que o aluno tem para enviar a atividade via web.
  • Será habilitado também o campo Extensões aceitas. Nele serão apresentadas as extensões permitidas para o envio da atividade. O professor irá marcar as extensões permitidas pela instituição que deseja disponibilizar para o aluno ou desmarcar aquela(s)s que ele não deseja para a atividade em questão.


  • Observação: Lembrando que estas extensões foram definidas através da configuração Extensões permitidas para realizar upload de arquivos do menu Configurações | Geral | Configurações | Configurações Gerais.


Entrega de atividade online2222a.png


Entrega de atividade online2222bx.png


Entrega de atividade online2222cx.png


Entrega de atividade online2222dx.png


  • Na tela de entrega de atividades do aluno, ao enviar o arquivo, será apresentado o campo Extensões Aceitas preenchido pelo professor nessa interface.
Tela de entrega da atividade .jpg


  • Marcando a opção Comunicar alunos, o sistema informa aos alunos sobre o cadastro realizado por e-mail ou SMS.


  • - Clicar em Salvar.

Opções de edição

  • As opções de edição nas avaliações são:


Icones de edição1.jpg


Alterar Prova

  • Ao clicar em Alterar Prova, o professor poderá alterar os dados da avaliação escolhida.


Academico.professor33.d.jpg


Remover Prova

  • Clicando em Remover Prova, o professor remove a avaliação.


  • Observação: O sistema alertará, caso já existam notas digitadas solicitando a confirmação da remoção.


Academico.professor3.e.jpg


Lançar Notas

  • Em Lançar Notas, o professor acessa a tela para lançamento das notas das avaliações, conforme os filtros escolhidos:


Academico.professor33.f.jpg


Relatório de Notas

  • Observação:
  • Nesta tela, é possível o professor emitir relatório de notas para consulta e verificação das notas já lançadas ou não em cada avaliação. Basta clicar no botão Botaonotas.jpg para emissão e visualização das notas na tela de Avaliações.


Exemplo22.jpg