Mudanças entre as edições de "Cursos - Giz Faculdade"

De Wiki AIX
Ir para: navegação, pesquisa
(Propriedades da Habilitação)
(Aba Documentos)
 
(50 revisões intermediárias por 5 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
 
<font face="Verdana">
 
<font face="Verdana">
 
<div style="text-align: justify;">
 
<div style="text-align: justify;">
 +
 +
 
==Aba Cursos==
 
==Aba Cursos==
  
  
O cadastro de cursos mantem informações sobre todos os cursos que a faculdade oferece. Tais informações são importantes para a construção das turmas, matrizes curriculares e efetuação da matrícula dos alunos.  
+
:*O cadastro de cursos mantem informações sobre todos os cursos que a faculdade oferece. Tais informações são importantes para a construção das turmas, matrizes curriculares e efetuação da matrícula dos alunos.  
 
   
 
   
  
Antes da realização do cadastro de cursos é recomendado que se tenha realizado o cadastro de Documentos, já que os mesmos serão necessários para definir os documentos que serão exigidos pelos alunos do curso, no momento da realização da matrícula.
+
:*Antes da realização do cadastro de cursos é recomendado que se tenha realizado o cadastro de Documentos, já que os mesmos serão necessários para definir os documentos que serão exigidos pelos alunos do curso, no momento da realização da matrícula.
 
   
 
   
  
O cadastro de Cursos é dividido em diversas abas/páginas, cada página contém informações específicas do curso. Abaixo será tratado o conteúdo de cada uma destas páginas.
+
:*O cadastro de Cursos é dividido em diversas abas/páginas, cada página contém informações específicas do curso. Abaixo será tratado o conteúdo de cada uma destas páginas.
 
   
 
   
  
'''Aba Cursos'''
+
'''Aba Curso'''
 +
 
 +
 
 +
:*Na Aba Curso são cadastradas as informações mais importantes do cadastro de cursos. Nesta aba são solicitados parâmetros que definirão para o sistema as características específicas do funcionamento do Giz em cada curso da instituição.
 +
 
 +
 
 +
:*Cada parâmetro possui influência no resultado ou funcionamento do sistema e deve ser habilitado ou desabilitado com muita consciência pelo usuário.
  
  
Na Aba Cursos são cadastradas as informações mais importantes do cadastro de cursos. Nesta aba são solicitados parâmetros que definirão para o sistema as características específicas do funcionamento do Giz em cada curso da instituição.  
+
:*É possível também inserir a '''Logomarca da Instituição''', caso deseja.
  
  
Cada parâmetro possui influência no resultado ou funcionamento do sistema e deve ser habilitado ou desabilitado com muita consciência pelo usuário.
+
::[[Image:bas_img_2866.jpg]]
  
 
   
 
   
[[Image:bas_img_286.jpg]]
+
::[[Image:bas_img_286.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
:'''Tipo de Curso:''' Este parâmetro serve para classificar o curso em alguma das cinco opções oferecidas pelo sistema. Este parâmetro é importante para o sistema no momento da criação do modelo do histórico escolar. Caso o curso seja do tipo Pós-Graduação um modelo de histórico diferenciado da graduação será habilitado com informações adicionais do professor da disciplina e da titulação do professor.
 +
 
 +
 
 +
:'''Série/Período:''' deve ser informado neste campo o intervalo de séries/períodos a serem compridas pelos alunos até a conclusão do curso. Por exemplo: um curso semestral com 4 anos de duração a séria inicial deve ser informado com o número 1 (um) e a final 8 (oito), totalizando assim 8 períodos que os alunos deste curso devem cumprir para a formatura.
 +
 
 +
 
 +
:'''Tem grade curricular:''' Este parâmetro deve ser habilitado para os cursos que possuem matriz curricular. Somente habilitando este parâmetro o sistema permitira que sejam associadas as disciplinas às turmas e aos alunos.
 +
 
 +
 
 +
:'''Curso Anual:''' Informe este parâmetro caso o curso cadastrado tenha cada série/período com duração de um ano. Caso seja semestral deixe-o desabilitado. Se for habilitado o parâmetro o sistema tratará o curso como anual e nos relatórios oficiais usará a terminologia Série para cada ano do curso, se desabilitado o curso terá duração semestral e o sistema usará a terminologia Período.
 +
 
 +
 
 +
:'''Curso Modular:''' Informe este parâmetro caso o curso seja modular, ou seja, dividido em módulos.
 +
 
 +
 
 +
===Grade Curricular===
 +
 
 +
 
 +
::[[Image:bas_img_286b.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
:'''Matrícula por disciplina:''' Ativando este campo, o sistema habilita a especificação de cursos onde ocorre a matrícula por disciplinas isoladas, isto implicará em que, na efetivação da matrícula o sistema requisitará as disciplinas que o aluno irá cursar.
 +
 
 +
 
 +
:'''Aulas dadas em horas:''' Este parâmetro determina para o curso cadastrado se o sistema deve converter no formato de horas/aulas a quantidade de aulas (dadas ou previstas) e a quantidade de faltas dos alunos nos relatórios oficiais da instituição.
 +
 
 +
 
 +
:*Caso este parâmetro esteja marcado, o sistema entenderá que deverá converter para horas/aulas a quantidade de aulas e faltas dos alunos, se desmarcado o resultado será exibido em quantidade de aulas e faltas.
 +
 
 +
 
 +
:*A conversão em horas/aulas é realizada com base na duração da aula informada no cadastro da Matriz curricular.
 +
 
 +
 
 +
:'''Aulas dadas reais:''' Este parâmetro determina, para o curso cadastrado, como serão calculadas as frequências dos alunos, se é com base no número de aulas dadas reais passadas pelos professores nos diários de classes ou será com base na quantidade de aulas previstas determinada pela matriz curricular. Caso este parâmetro esteja marcado, o sistema entenderá que deverá ser com base no número de aulas dadas reais, se desmarcado, na quantidade de aulas previstas.
 +
 
 +
 
 +
:'''Verifica vagas por disciplina:''' Este parâmetro determina se o sistema vai verificar o número de vagas por disciplina.
 +
 
 +
 
 +
:'''Verifica professor na digitação de notas de prova:'''
 +
 
 +
 
 +
:'''Curso vinculado à grade curricular de outro curso:''' Confirma o vínculo do curso à grade curricular de outro curso.
 +
 
 +
 
 +
:'''Não reprova disciplina por falta - considera total de faltas de todas disciplinas:''' Marcando este parâmetro o sistema vai considerar para reprovação o total de faltas em todas as disciplinas.
 +
 
 +
 
 +
:'''Dias Letivos:''' Informe para cada curso o total de dias letivos cumpridos para cada série/período do curso. Esta informação será usada pelo sistema na emissão dos relatórios oficiais finais.
 +
 
 +
 
 +
:'''Controle de Vagas:''' O controle de vagas pode ser realizado por turma ou por disciplina, depende da forma de matrícula da instituição. Escolha o tipo clicando sobre o mesmo.
 +
 
 +
 
 +
:'''Nomenclatura de série/período:''' Neste parâmetro deverá ser informado a nomenclactura utilizada no curso. Define a forma de visualização de alguns relatórios do sistema, como histórico, diário de classe etc.
 +
 
 +
 
 +
:'''Nota Fracionada:''' Ativando este campo o sistema aceitará valores inteiros e fracionários para as notas, caso contrário só será permitida a digitação de valores inteiros. Informe a quantidade de casas decimais se permitirá nas notas.
 +
 
 +
 
 +
:'''Modalidade''': Definir qual a modalidade do curso cadastrado.
 +
 
 +
 
 +
:'''Curso Sucessor:''' Neste parâmetro deverá ser informado o curso sucessor ao que está sendo cadastrado.
 +
 
 +
 
 +
:'''Layout padrão da ficha de matrícula:''' Esta opção estará acessível quando o usuário usar a ficha de matrícula personalizada no menu '''Outros Relatórios |''' [[Ficha de Matrícula]]. Depois do layout criado seleciona-se o mesmo nesta opção para que possa ser impressa na matrícula.
 +
 
 +
 
 +
:'''Área:''' Informar de qual área é o curso.
 +
 
 +
 
 +
:'''Exemplo:''' Exatas, humanas, etc.
 +
 
 +
 
 +
===Faltas Globalizadas===
 +
 
 +
 
 +
::[[Image:bas_img_286c.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
:*A aba '''Faltas Globalizadas''' é ativada apenas se o '''Tipo do curso''' for:
 +
 
 +
::*Extensão/Ed. Infantil;
 +
 
 +
::*Ens. Fundamental;
  
 +
::*Ens. Médio/Técnico.
  
'''Tipo de Curso:''' Este parâmetro serve para classificar o curso em alguma das cinco opções oferecidas pelo sistema. Este parâmetro é importante para o sistema no momento da criação do modelo do histórico escolar. Caso o curso seja do tipo Pós-Graduação um modelo de histórico diferenciado da graduação será habilitado com informações adicionais do professor da disciplina e da titulação do professor.
 
  
 +
:'''Quantidade de aulas que equivale uma falta globalizada:''' Informe a quantidade de aulas que equivale a uma falta globalizada.
  
'''Série/Período:''' deve ser informado neste campo o intervalo de séries/períodos a serem compridas pelos alunos até a conclusão do curso. Por exemplo: um curso semestral com 4 anos de duração a séria inicial deve ser informado com o número 1 (um) e a final 8 (oito), totalizando assim 8 períodos que os alunos deste curso devem cumprir para a formatura.
 
  
 +
:'''Duração de aula para cômputo falta globalizada (minutos):''' Informe em minutos a duração da aula para computar uma falta globalizada.
  
'''Tem grade curricular:''' Este parâmetro deve ser habilitado para os cursos que possuem matriz curricular. Somente habilitando este parâmetro o sistema permitira que sejam associadas as disciplinas às turmas e aos alunos.
 
  
 +
===Aproveitamento===
  
'''Aulas dadas reais:''' Este parâmetro determina, para o curso cadastrado, como serão calculadas as frequências dos alunos, se é com base no número de aulas dadas reais passadas pelos professores nos diários de classes ou será com base na quantidade de aulas previstas determinada pela matriz curricular. Caso este parâmetro esteja marcado, o sistema entenderá que deverá ser com base no número de aulas dadas reais, se desmarcado, na quantidade de aulas previstas.
 
  
 +
::[[Image:bas_img_286d.jpg]]
  
'''Aulas dadas em horas:''' Este parâmetro determina para o curso cadastrado se o sistema deve converter no formato de horas/aulas a quantidade de aulas (dadas ou previstas) e a quantidade de faltas dos alunos nos relatórios oficiais da instituição.
 
  
 +
:'''Dependência para o resultado final:''' Habilite este parâmetro caso exista para o curso cadastrado a condição do aluno realizar dependências, em outros períodos letivos, das disciplinas reprovadas.
  
Caso este parâmetro esteja marcado, o sistema entenderá que deverá converter para horas/aulas a quantidade de aulas e faltas dos alunos, se desmarcado o resultado será exibido em quantidade de aulas e faltas.
 
  
 +
:'''Somar carga horária do estágio supervisionado:'''
  
A conversão em horas/aulas é realizada com base na duração da aula informada no cadastro da Matriz curricular.
 
  
 +
:'''Média de aproveitamento:''' Informe o valor em percentual da média de aproveitamento mínima necessária, que os alunos devem ter ao final de cada série/período para obterem rendimento escolar necessário para aprovação por notas.
  
'''Mínima para frequência:''' Neste parâmetro deverá ser informado percentual de frequência exigida dos alunos do curso, o sistema considerará este item no calculo de resultado final dos alunos.
 
  
 +
:'''Máximo de dependências:''' Informe a quantidade máxima de disciplinas que o aluno poderá ficar em dependência no período letivo corrente sem ser considerado reprovado.
  
'''Dias Letivos:''' Informe para cada curso o total de dias letivos cumpridos para cada série/período do curso. Esta informação será usada pelo sistema na emissão dos relatórios oficiais finais.
 
  
 +
:'''Frequência Mínima %:''' Neste parâmetro deverá ser informado percentual de frequência exigida dos alunos do curso, o sistema considerará este item no calculo de resultado final dos alunos.
  
'''Média de aproveitamento:''' Informe em valores percentuais a média de aproveitamento mínima necessária, que os alunos devem ter ao final de cada série/período para obterem rendimento escolar necessário para aprovação por notas.
 
  
 +
:'''Sequência da etapa utilizada p/ cálculo da média global:'''
  
'''Dependência para o resultado final:''' Habilite este parâmetro caso exista para o curso cadastrado a condição do aluno realizar dependências, em outros períodos letivos, das disciplinas reprovadas.
 
  
 +
:'''CRE Acumulado exigido para promoção automática''': Nesta opção é informado o valor mínimo que o aluno deve alcançar para a inclusão no processo de promoção automática.
  
'''Máximo de dependências:''' Caso o parâmetro anterior tiver sido habilitado, o usuário deverá informar a quantidade máxima de disciplinas que o aluno poderá ficar em dependência no período letivo corrente sem ser considerado reprovado.
+
===Educacenso===
  
  
'''Curso Anual:''' Informe este parâmetro caso o curso cadastrado tenha cada série/período com duração de um ano. Caso seja semestral deixe-o desabilitado. Se for habilitado o parâmetro o sistema tratará o curso como anual e nos relatórios oficiais usará a terminologia Série para cada ano do curso, se desabilitado o curso terá duração semestral e o sistema usará a terminologia Período.  
+
::[[Image:bas_img_286e.jpg]]
  
  
'''Controle de Vagas:''' O controle de vagas pode ser realizado por turma ou por disciplina, depende da forma de matrícula da instituição. Escolha o tipo clicando sobre o mesmo.  
+
:'''Não considerar para geração do Educacenso:''' Marcando este parâmetro o sistema não considera este curso para geração do censo escola.
  
  
'''Nota Fracionada:''' Ativando este campo o sistema aceitará valores inteiros e fracionários para as notas, caso contrário só será permitida a digitação de valores inteiros. Informe a quantidade de casas decimais se permitirá nas notas.
+
===Interessados===
  
  
'''Matrícula por disciplina:''' Ativando este campo, o sistema habilita a especificação de cursos onde ocorre a matrícula por disciplinas isoladas, isto implicará em que, na efetivação da matrícula o sistema requisitará as disciplinas que o aluno irá cursar.
+
::[[Image:bas_img_286f.jpg]]
  
  
'''Layout padrão da ficha de matrícula:''' Esta opção estará acessível quando o usuário usar a ficha de matrícula personalizada no menu '''Outros Relatórios |''' [[Ficha de Matrícula]]. Depois do layout criado seleciona-se o mesmo nesta opção para que possa ser impressa na matrícula.
+
:'''Usar cursos para interessados:''' Marcando este parâmetro o sistema utiliza o curso para possíveis interessados.  
  
  
'''Área:''' Informar de qual área é o curso.
+
'''Usar cursos para interessados em eventos específicos:''' Marcando este parâmetro o sistema utiliza o curso para possíveis interessados em eventos específicos.  
  
  
'''Exemplo:''' Exatas, humanas etc...
+
:*Através do botão '''Importar''' você realiza a importação dos dados dos cursos do último período letivo para o período selecionado.
  
  
<p align="justify"><font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p>'''É necessário cadastrar as áreas no Módulo Básico em Cadastro|Áreas'''
+
::[[Image:bas_img_286a.jpg]]
  
 +
 +
<p align="justify"><font color="#008000">''':: Dica:''' </font></p>'''É necessário cadastrar as áreas no Módulo Básico em Cadastro | [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=%C3%81reas Áreas]'''
  
 
==Aba Habilitações==
 
==Aba Habilitações==
Linha 103: Linha 202:
  
  
Na aba '''Propriedades da habilitação''' são cadastrados os dados complementares da habilitação.  
+
*Na aba '''Propriedades da habilitação''' são cadastrados os dados complementares da habilitação.  
  
  
Os dados da aba '''Propriedades da habilitação''' serão utilizados pelo sistema para impressão no histórico escolar.
+
*Os dados da aba '''Propriedades da habilitação''' serão utilizados pelo sistema para impressão no histórico escolar.
  
  
Necessário informar o título atribuído a habilitação.
+
*Aqui é necessário informar o título atribuído a habilitação.
  
  
'''IMPORTANTE:'''
+
::[[Imagem:Bas_img_289aa.jpg]]
  
  
'''Disciplinas Optativas Obrigatórias a Cursar:''' Nesta opção, a instituição de ensino informa os '''campos*''' abaixo (caso ache importante para sua rotina de controle e análise curricular), que serão utilizados pelas funcionalidades do '''Giz''' [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=An%C3%A1lise_Curricular '''Análise Curricular'''] e [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Formandos/Formados '''Formandos/Formados'''], para analisar a condição do aluno no cumprimento de seu currículo acadêmico, proposto para o mesmo no curso em que está matrículado.
+
:*Os campos '''Código''' e '''Habilitação''' já aparecem preenchidos conforme informações vindas da aba '''Habilitações'''.
  
 +
:*Selecione o '''Título''' atribuído à habilitação e informe a '''Regulamentação e Reconhecimento''' da mesma.
  
'''Campos*'''
+
:*Insira o código '''INEP.'''
  
*'''Quantidade''' (de disciplinas optativas a cursar);
 
  
*'''Créditos''' (número de créditos optativos obrigados a cursar);
+
  '''Nova Carteirinha Digital'''
  
*'''Carga horária''' (quantidade de carga horária da disciplinas optativas, obrigadas a cursar);
+
:*Para o processo de '''exportação dos dados''' para emissão da nova '''ID Estudantil''' no '''sistema SEB''' é necessário que o campo '''Código do curso no INEP''' esteja preenchido.
  
*'''Carga horária Total''' (carga horária total de todo o curso);
 
  
 +
:<font size="3" color=#FF0000> '''Atenção:'''</font>
  
Os campos desta opção, '''não são de preenchimento obrigatório'''; quando preenchidos, serão analisados pelo sistema (Análise Curricular e Formandos/Formados) para alertar a instituição se o aluno cumpriu todos os requisitos para sua formação, ou se, está devendo algum ítem como crédito, carga horária obrigatória ou disciplinas optativas.  
+
::*Este campo é utilizado tanto para a realização do '''Censo Escolar''' como para a exportação para a nova '''ID Estudantil'''.
  
 +
::*Lembrando que, mesmo se a instituição de ensino '''não''' realizar o '''Censo Escolar''' no sistema ERP-AIX, para efetuar a exportação dos dados em lote, torna-se '''necessário atualizar''' as tabelas do [https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Educacenso_escola'''censo'''] no sistema.
  
Todas estas configurações dependerão da forma como a instituição de ensino trata o assunto em seu regime acadêmico.
 
  
 +
:*Clique '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Carteirinhas aqui]''' para saber mais sobre a exportação de dados para a '''ID Estudantil'''.
  
'''Exemplo:'''
 
  
::1) Se for preenchido do campo - Quantidade (de disciplinas optativas a cursar) - um valor como 02 disciplinas e o aluno não as cursou, após ser realizada a '''Análise Curricular''' pelo sistema, o mesmo irá informar esta pendência, acusando esta condição do aluno para com a instituição.
 
  
 +
---- 
  
::2) Outra situação, caso nenhum campo seja preenchido, ao após ser realizada a '''Análise Curricular''' pelo sistema, a mesma irá considerar que, para o aluno ter concluído o curso, este deverá ter feito todas as disciplinas obrigatórias, então, fará esta analise para ver se estas foram realizadas.
+
:*<font size="3" color=#FF0000> '''Atenção:'''</font>
  
 +
::*Caso o curso possua várias habilitações, ou seja, o aluno poderá informar mais de uma habilitação, o campo '''Descrição da Habilitação''' deverá ser preenchido com detalhes do que cada habilitação faz.
  
[[Image:bas_img_289.jpg]]
+
::*O texto inserido neste campo, será utilizado para a [https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Impress%C3%A3o_de_Hist%C3%B3rico '''impressão do histórico'''] e [https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Impress%C3%A3o_de_Hist%C3%B3rico_por_%C3%81rea '''impressão de histórico por área'''].
 +
 
 +
 
 +
::[[Imagem:Bas_img_289aaa.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
:*O campo '''Habilitação do Processo Seletivo (cloud)''' será preenchido '''somente''' por instituições que possuem integração com o módulo [https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Introdu%C3%A7%C3%A3o_-_WebGiz_Processo_Seletivo '''Processo Seletivo''']. Nesta  opção, será informada a habilitação que será utilizada no processo seletivo. O usuário poderá selecionar alguma habilitação já cadastrada ou cadastrar uma nova habilitação clicando no botão '''Adicionar.'''
 +
 
 +
 
 +
::[[Imagem:Bas_img_289aaaa.jpg]]
  
 
==Aba Documentos==
 
==Aba Documentos==
  
 +
:* Através da '''Aba Documentos''' são associados aos cursos os documentos que serão exigidos para a matrícula dos alunos.
  
Pela '''Aba Documentos''' são associados aos cursos os documentos que serão exigidos para a matrícula. Os documentos aqui cadastrados irão aparecer na tela de [http://gestaoescolar.aix.com.br/index.php?title=Matr%C3%ADcula_-_Giz_Faculdade#Documentos_Entregues Matrícula - Giz Faculdade | Aba Documentos Entregues], para que sejam definidos com a situação de entregues ou pendentes.
+
:*Os documentos aqui cadastrados irão aparecer na tela de matrícula na [https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Matr%c3%adcula_-_Giz_Faculdade#Controle_de_Documentos_Requeridos Matrícula - Giz Faculdade | aba Matrícula | Sub aba Controle de Documentos Requeridos], para que sejam definidos com a situação de entregues ou pendentes.
  
  
Para associar um documento é necessário que os mesmos tenham sido cadastrados anteriormente.  
+
::[[Image:bas_img_290xa.png]]
  
  
Utilize o navegador posicionado abaixo do grid de documentos para associar e remover um documento ao curso. Não será permitido remover um documento que tiver sido associado ao aluno pela tela de '''matrícula.'''
 
  
 +
:*Para associar um documento ao curso é necessário clicar no botão adicionar (+) na parte inferior da tela e preencher ou selecionar o campo '''Cod.Documento'''.
  
[[Image:bas_img_290.jpg]]
+
 
 +
::[[Image:bas_img_290x1.png]]
 +
 
 +
::[[Image:bas_img_290x2.png]]
 +
 
 +
::[[Image:bas_img_290x3.png]]
 +
 
 +
::[[Image:bas_img_290x4.png]]
 +
 
 +
 
 +
:*Ao associar um documento requerido ao curso, o sistema exibirá as informações do documento de acordo com as '''configurações registradas''' na interface de cadastro de '''[https://gestaoescolar.aix.com.br/index.php/Documentos documentos]'''.
 +
 
 +
 
 +
:*Nesta tela, também será possível o usuário definir para os documentos do '''tipo permanente''', a partir de qual período letivo começarão a ser necessários para o curso.
 +
 
 +
:*Para configurar, basta vincular um documento permanente ao curso e na coluna '''Necessário a partir de:''' informar o período letivo.
 +
 
 +
 
 +
:*<font size="3" color=#B40404>'''Importante:'''</font> a entrega de documentos que são '''renováveis por período letivo''' '''não''' possuem início, já que são de entrega '''obrigatória''' em cada período no qual o aluno se encontra cadastrado.
 +
 
 +
 
 +
 
 +
:*O '''vínculo do documento ao curso''' passa a ser '''por período letivo''', possibilitando a remoção de um documento, em um determinado período letivo, caso o mesmo não seja mais necessário.
 +
 
 +
:*'''Observação''': o sistema por padrão após a atualização, já duplica todos os documentos para todos os períodos letivos de seus respectivos cursos, conforme definido, levando em consideração o período letivo padrão.
 +
 
 +
 
 +
'''Copiar documentos para'''
 +
 
 +
 
 +
:*Através do botão '''Copiar documentos para''' é possível copiar os documentos cadastrados para outros cursos.
 +
 
 +
 
 +
::[[Image:bas_img_290ann.png]]
 +
 
 +
::[[Image:bas_img_290annx.png]]
 +
 
 +
 
 +
::*Selecione os cursos, marque a opção se deseja apagar os documentos dos cursos escolhidos e clique no botão '''Ok'''.
 +
 
 +
==Aba Livros==
 +
 
 +
'''A última alteração desse recurso ocorreu na versão 3.75.1'''
 +
 
 +
Nesta aba são cadastrados os livros de registro utilizados na instituição. Para inserir um novo livro, basta clicar no botão + (mais, informar o '''Código''' o '''Tipo do livro''' e o '''Nome''' do mesmo. Em seguida basta confirmar.
 +
 
 +
[[Image:bas_img_290ab.jpg]]
 +
 
 +
 
 +
==Aba Dados Contratuais==
 +
 
 +
 
 +
Nesta aba é informado os dados contratuais do curso como: Valor das parcelas, Qte de parcelas, valor total do curso, percentual de desconto, taxa de matricula, data inicio e fim, além do valor de material caso tenha para o curso. Podendo incluir notas e  observações para o curso. Essas informação vão incorporar ao contrato de prestação de serviços firmado junto ao aluno.
 +
 
 +
 
 +
[[Image:bas_img_284.jpg]]
  
  
 
==Aba Histórico Escolar==
 
==Aba Histórico Escolar==
  
 +
'''A última alteração desse recurso ocorreu na versão 3.75.1'''
  
 
É comum em algumas instituições de ensino o aluno cursar disciplinas da  '''matriz curricular''' de outros cursos. A opção de cursos vinculados existe para que o usuário defina em quais outros cursos os alunos do curso que está sendo cadastrado poderão cursar disciplinas.
 
É comum em algumas instituições de ensino o aluno cursar disciplinas da  '''matriz curricular''' de outros cursos. A opção de cursos vinculados existe para que o usuário defina em quais outros cursos os alunos do curso que está sendo cadastrado poderão cursar disciplinas.
Linha 177: Linha 343:
 
[[Image:bas_img_291.jpg]]
 
[[Image:bas_img_291.jpg]]
  
 +
 +
Marcando a opção '''Usar regra de cálculo de coeficiente específica para este curso''', o sistema permite a parametrização da regra de cálculo diferenciada para cada curso.
 +
 +
Caso o parâmetro esteja desmarcado, serão considerados os critérios do cálculo de coeficiente de rendimento da informados na tela de parâmetros.
 +
 +
 +
[[Imagem:bas_img_291a.jpg]]
  
 
==Aba Taxas Extras==
 
==Aba Taxas Extras==
Linha 204: Linha 377:
  
  
==Aba Unidades==
+
==Aba Unidade==
  
  
Na aba '''Unidades''' é possível associar as unidades que o curso será ministrado na instituição.  
+
Na aba '''Unidade''' é possível associar as unidades que o curso será ministrado na instituição.  
  
  
Linha 218: Linha 391:
 
Os relatórios do sistema utilizam este relacionamento entre cursos e unidades para exibir as informações pertinentes, como exemplo o relatório de listagem de cursos do botão '''Imprimir''' do próprio cadastro de cursos.
 
Os relatórios do sistema utilizam este relacionamento entre cursos e unidades para exibir as informações pertinentes, como exemplo o relatório de listagem de cursos do botão '''Imprimir''' do próprio cadastro de cursos.
  
 +
 +
==Aba Conteúdo==
 +
 +
 +
Na aba '''Conteúdo''', você realiza o cadastro do conteúdo ministrado no curso.
 +
 +
 +
[[Imagem:bas_img_402a.jpg]]
  
 
----
 
----

Edição atual tal como às 12h04min de 28 de janeiro de 2021


Aba Cursos

  • O cadastro de cursos mantem informações sobre todos os cursos que a faculdade oferece. Tais informações são importantes para a construção das turmas, matrizes curriculares e efetuação da matrícula dos alunos.


  • Antes da realização do cadastro de cursos é recomendado que se tenha realizado o cadastro de Documentos, já que os mesmos serão necessários para definir os documentos que serão exigidos pelos alunos do curso, no momento da realização da matrícula.


  • O cadastro de Cursos é dividido em diversas abas/páginas, cada página contém informações específicas do curso. Abaixo será tratado o conteúdo de cada uma destas páginas.


Aba Curso


  • Na Aba Curso são cadastradas as informações mais importantes do cadastro de cursos. Nesta aba são solicitados parâmetros que definirão para o sistema as características específicas do funcionamento do Giz em cada curso da instituição.


  • Cada parâmetro possui influência no resultado ou funcionamento do sistema e deve ser habilitado ou desabilitado com muita consciência pelo usuário.


  • É possível também inserir a Logomarca da Instituição, caso deseja.


Bas img 2866.jpg


Bas img 286.jpg


Tipo de Curso: Este parâmetro serve para classificar o curso em alguma das cinco opções oferecidas pelo sistema. Este parâmetro é importante para o sistema no momento da criação do modelo do histórico escolar. Caso o curso seja do tipo Pós-Graduação um modelo de histórico diferenciado da graduação será habilitado com informações adicionais do professor da disciplina e da titulação do professor.


Série/Período: deve ser informado neste campo o intervalo de séries/períodos a serem compridas pelos alunos até a conclusão do curso. Por exemplo: um curso semestral com 4 anos de duração a séria inicial deve ser informado com o número 1 (um) e a final 8 (oito), totalizando assim 8 períodos que os alunos deste curso devem cumprir para a formatura.


Tem grade curricular: Este parâmetro deve ser habilitado para os cursos que possuem matriz curricular. Somente habilitando este parâmetro o sistema permitira que sejam associadas as disciplinas às turmas e aos alunos.


Curso Anual: Informe este parâmetro caso o curso cadastrado tenha cada série/período com duração de um ano. Caso seja semestral deixe-o desabilitado. Se for habilitado o parâmetro o sistema tratará o curso como anual e nos relatórios oficiais usará a terminologia Série para cada ano do curso, se desabilitado o curso terá duração semestral e o sistema usará a terminologia Período.


Curso Modular: Informe este parâmetro caso o curso seja modular, ou seja, dividido em módulos.


Grade Curricular

Bas img 286b.jpg


Matrícula por disciplina: Ativando este campo, o sistema habilita a especificação de cursos onde ocorre a matrícula por disciplinas isoladas, isto implicará em que, na efetivação da matrícula o sistema requisitará as disciplinas que o aluno irá cursar.


Aulas dadas em horas: Este parâmetro determina para o curso cadastrado se o sistema deve converter no formato de horas/aulas a quantidade de aulas (dadas ou previstas) e a quantidade de faltas dos alunos nos relatórios oficiais da instituição.


  • Caso este parâmetro esteja marcado, o sistema entenderá que deverá converter para horas/aulas a quantidade de aulas e faltas dos alunos, se desmarcado o resultado será exibido em quantidade de aulas e faltas.


  • A conversão em horas/aulas é realizada com base na duração da aula informada no cadastro da Matriz curricular.


Aulas dadas reais: Este parâmetro determina, para o curso cadastrado, como serão calculadas as frequências dos alunos, se é com base no número de aulas dadas reais passadas pelos professores nos diários de classes ou será com base na quantidade de aulas previstas determinada pela matriz curricular. Caso este parâmetro esteja marcado, o sistema entenderá que deverá ser com base no número de aulas dadas reais, se desmarcado, na quantidade de aulas previstas.


Verifica vagas por disciplina: Este parâmetro determina se o sistema vai verificar o número de vagas por disciplina.


Verifica professor na digitação de notas de prova:


Curso vinculado à grade curricular de outro curso: Confirma o vínculo do curso à grade curricular de outro curso.


Não reprova disciplina por falta - considera total de faltas de todas disciplinas: Marcando este parâmetro o sistema vai considerar para reprovação o total de faltas em todas as disciplinas.


Dias Letivos: Informe para cada curso o total de dias letivos cumpridos para cada série/período do curso. Esta informação será usada pelo sistema na emissão dos relatórios oficiais finais.


Controle de Vagas: O controle de vagas pode ser realizado por turma ou por disciplina, depende da forma de matrícula da instituição. Escolha o tipo clicando sobre o mesmo.


Nomenclatura de série/período: Neste parâmetro deverá ser informado a nomenclactura utilizada no curso. Define a forma de visualização de alguns relatórios do sistema, como histórico, diário de classe etc.


Nota Fracionada: Ativando este campo o sistema aceitará valores inteiros e fracionários para as notas, caso contrário só será permitida a digitação de valores inteiros. Informe a quantidade de casas decimais se permitirá nas notas.


Modalidade: Definir qual a modalidade do curso cadastrado.


Curso Sucessor: Neste parâmetro deverá ser informado o curso sucessor ao que está sendo cadastrado.


Layout padrão da ficha de matrícula: Esta opção estará acessível quando o usuário usar a ficha de matrícula personalizada no menu Outros Relatórios | Ficha de Matrícula. Depois do layout criado seleciona-se o mesmo nesta opção para que possa ser impressa na matrícula.


Área: Informar de qual área é o curso.


Exemplo: Exatas, humanas, etc.


Faltas Globalizadas

Bas img 286c.jpg


  • A aba Faltas Globalizadas é ativada apenas se o Tipo do curso for:
  • Extensão/Ed. Infantil;
  • Ens. Fundamental;
  • Ens. Médio/Técnico.


Quantidade de aulas que equivale uma falta globalizada: Informe a quantidade de aulas que equivale a uma falta globalizada.


Duração de aula para cômputo falta globalizada (minutos): Informe em minutos a duração da aula para computar uma falta globalizada.


Aproveitamento

Bas img 286d.jpg


Dependência para o resultado final: Habilite este parâmetro caso exista para o curso cadastrado a condição do aluno realizar dependências, em outros períodos letivos, das disciplinas reprovadas.


Somar carga horária do estágio supervisionado:


Média de aproveitamento: Informe o valor em percentual da média de aproveitamento mínima necessária, que os alunos devem ter ao final de cada série/período para obterem rendimento escolar necessário para aprovação por notas.


Máximo de dependências: Informe a quantidade máxima de disciplinas que o aluno poderá ficar em dependência no período letivo corrente sem ser considerado reprovado.


Frequência Mínima %: Neste parâmetro deverá ser informado percentual de frequência exigida dos alunos do curso, o sistema considerará este item no calculo de resultado final dos alunos.


Sequência da etapa utilizada p/ cálculo da média global:


CRE Acumulado exigido para promoção automática: Nesta opção é informado o valor mínimo que o aluno deve alcançar para a inclusão no processo de promoção automática.

Educacenso

Bas img 286e.jpg


Não considerar para geração do Educacenso: Marcando este parâmetro o sistema não considera este curso para geração do censo escola.


Interessados

Bas img 286f.jpg


Usar cursos para interessados: Marcando este parâmetro o sistema utiliza o curso para possíveis interessados.


Usar cursos para interessados em eventos específicos: Marcando este parâmetro o sistema utiliza o curso para possíveis interessados em eventos específicos.


  • Através do botão Importar você realiza a importação dos dados dos cursos do último período letivo para o período selecionado.


Bas img 286a.jpg


:: Dica:

É necessário cadastrar as áreas no Módulo Básico em Cadastro | Áreas

Aba Habilitações

Pelo sistema Giz é possível definir para um único curso uma ou mais habilitações, dispensando assim a necessidade de cadastrar um curso para cada habilitação. Cada habilitação de um curso pode possuir uma Matriz Curricular específica.


Bas img 287.jpg


Os cadastros das habilitações são realizados através de duas páginas: Habilitações e Propriedades da Habilitação.


Pela aba Habilitações são cadastradas as habilitações de um curso.


Propriedades da Habilitação

  • Na aba Propriedades da habilitação são cadastrados os dados complementares da habilitação.


  • Os dados da aba Propriedades da habilitação serão utilizados pelo sistema para impressão no histórico escolar.


  • Aqui é necessário informar o título atribuído a habilitação.


Bas img 289aa.jpg


  • Os campos Código e Habilitação já aparecem preenchidos conforme informações vindas da aba Habilitações.
  • Selecione o Título atribuído à habilitação e informe a Regulamentação e Reconhecimento da mesma.
  • Insira o código INEP.


  Nova Carteirinha Digital
  • Para o processo de exportação dos dados para emissão da nova ID Estudantil no sistema SEB é necessário que o campo Código do curso no INEP esteja preenchido.


Atenção:
  • Este campo é utilizado tanto para a realização do Censo Escolar como para a exportação para a nova ID Estudantil.
  • Lembrando que, mesmo se a instituição de ensino não realizar o Censo Escolar no sistema ERP-AIX, para efetuar a exportação dos dados em lote, torna-se necessário atualizar as tabelas do censo no sistema.


  • Clique aqui para saber mais sobre a exportação de dados para a ID Estudantil.



  • Atenção:
  • Caso o curso possua várias habilitações, ou seja, o aluno poderá informar mais de uma habilitação, o campo Descrição da Habilitação deverá ser preenchido com detalhes do que cada habilitação faz.


Bas img 289aaa.jpg


  • O campo Habilitação do Processo Seletivo (cloud) será preenchido somente por instituições que possuem integração com o módulo Processo Seletivo. Nesta opção, será informada a habilitação que será utilizada no processo seletivo. O usuário poderá selecionar alguma habilitação já cadastrada ou cadastrar uma nova habilitação clicando no botão Adicionar.


Bas img 289aaaa.jpg

Aba Documentos

  • Através da Aba Documentos são associados aos cursos os documentos que serão exigidos para a matrícula dos alunos.


Bas img 290xa.png


  • Para associar um documento ao curso é necessário clicar no botão adicionar (+) na parte inferior da tela e preencher ou selecionar o campo Cod.Documento.


Bas img 290x1.png
Bas img 290x2.png
Bas img 290x3.png
Bas img 290x4.png


  • Ao associar um documento requerido ao curso, o sistema exibirá as informações do documento de acordo com as configurações registradas na interface de cadastro de documentos.


  • Nesta tela, também será possível o usuário definir para os documentos do tipo permanente, a partir de qual período letivo começarão a ser necessários para o curso.
  • Para configurar, basta vincular um documento permanente ao curso e na coluna Necessário a partir de: informar o período letivo.


  • Importante: a entrega de documentos que são renováveis por período letivo não possuem início, já que são de entrega obrigatória em cada período no qual o aluno se encontra cadastrado.


  • O vínculo do documento ao curso passa a ser por período letivo, possibilitando a remoção de um documento, em um determinado período letivo, caso o mesmo não seja mais necessário.
  • Observação: o sistema por padrão após a atualização, já duplica todos os documentos para todos os períodos letivos de seus respectivos cursos, conforme definido, levando em consideração o período letivo padrão.


Copiar documentos para


  • Através do botão Copiar documentos para é possível copiar os documentos cadastrados para outros cursos.


Bas img 290ann.png
Bas img 290annx.png


  • Selecione os cursos, marque a opção se deseja apagar os documentos dos cursos escolhidos e clique no botão Ok.

Aba Livros

A última alteração desse recurso ocorreu na versão 3.75.1

Nesta aba são cadastrados os livros de registro utilizados na instituição. Para inserir um novo livro, basta clicar no botão + (mais, informar o Código o Tipo do livro e o Nome do mesmo. Em seguida basta confirmar.

Bas img 290ab.jpg


Aba Dados Contratuais

Nesta aba é informado os dados contratuais do curso como: Valor das parcelas, Qte de parcelas, valor total do curso, percentual de desconto, taxa de matricula, data inicio e fim, além do valor de material caso tenha para o curso. Podendo incluir notas e observações para o curso. Essas informação vão incorporar ao contrato de prestação de serviços firmado junto ao aluno.


Bas img 284.jpg


Aba Histórico Escolar

A última alteração desse recurso ocorreu na versão 3.75.1

É comum em algumas instituições de ensino o aluno cursar disciplinas da matriz curricular de outros cursos. A opção de cursos vinculados existe para que o usuário defina em quais outros cursos os alunos do curso que está sendo cadastrado poderão cursar disciplinas.


Caso o usuário não defina estes dados o sistema fará impressão separada dos históricos escolares para cada curso onde o aluno tiver cursado alguma disciplina. Sendo definido os cursos vinculados a impressão se dará em um mesmo histórico agrupando todas as disciplinas.


O parâmetro Usa a descrição da disciplina (150 caracteres) serve para que o usuário possa escolher se o sistema utilizará o campo nome da disciplina ou o campo descrição da disciplina no histórico escolar.


Quando habilitada a opção o sistema utiliza a descrição da disciplina na geração, digitação e impressão do histórico escolar. Quando desmarcada a opção o sistema utiliza o nome da disciplina na geração , digitação e impressão do histórico escolar.


Bas img 291.jpg


Marcando a opção Usar regra de cálculo de coeficiente específica para este curso, o sistema permite a parametrização da regra de cálculo diferenciada para cada curso.

Caso o parâmetro esteja desmarcado, serão considerados os critérios do cálculo de coeficiente de rendimento da informados na tela de parâmetros.


Bas img 291a.jpg

Aba Taxas Extras

Na Aba Taxas Extras é possível associar taxas extras aos diversos cursos existentes na instituição.


Esta opção é utilizada quando a instituição possui taxas específicas para cada curso. Ao fazer a associação de uma taxa a um curso, esta taxa será sugerida ao aluno na tela de matrícula dos módulos Básico ou Secretaria/Registro Acadêmico.


Bas img 292.jpg


A opção de Taxa Obrigatória serve para o sistema já inserir a taxa para o aluno, assim que o mesmo for enturmado no curso.


Esta opção também será utilizada na Promoção Automática, associando as taxas obrigatórias aos alunos enturmados.


O botão Importar Taxas Extras é utilizado para importar as taxas extras do Giz Recebimentos. Ao clicar no botão, aparece a listagem de todas as taxas extras cadastradas no Giz Recebimentos.

O usuário pode marcar qual das taxas deseja importar e marcar qual delas será obrigatória no curso.


Bas img 281.jpg


Aba Unidade

Na aba Unidade é possível associar as unidades que o curso será ministrado na instituição.


Bas img 402.jpg


Esta opção é utilizada quando a instituição utiliza a opção de permissão por unidade/curso no cadastro de usuários no Giz Módulo Básico.


Os relatórios do sistema utilizam este relacionamento entre cursos e unidades para exibir as informações pertinentes, como exemplo o relatório de listagem de cursos do botão Imprimir do próprio cadastro de cursos.


Aba Conteúdo

Na aba Conteúdo, você realiza o cadastro do conteúdo ministrado no curso.


Bas img 402a.jpg